Judô: um caminho para a liberdade da quase inescapável Cabul

A população afegã se desesperou diante da tragédia social eminente © Juan Carlos Quinteros

Muita gente lutou para que a história de Linna tivesse um final feliz, mas como ficarão centenas de meninas que com ela vivenciaram uma forma de liberdade por meio do judô?

Fonte IJF
22 DE AGOSTO DE 2021 / CURITIBA (PR)

A informação chegou na manhã de sábado, 21 de agosto: Linna Ghani está segura! Vindo diretamente de Cabul, a judoca, ex-atleta e agora treinadora de muitos judocas no Afeganistão, incluindo centenas de mulheres e meninas, conseguiu escapar das garras do Talibã. A participante ativa no programa Judô pela Liberdade conseguiu fugir graças à rápida intervenção da Federação Internacional de Judô (IJF) e da Federação Alemã de Judô (DJB), além da ação conjunta de autoridades alemãs e da família judô, alertados sobre a situação desesperadora enfrentada pela sensei afegã.

Imagem do judô feminino afegão © Divulgação

Caos em frente ao aeroporto de Cabul

Marius Vizer, presidente da IJF, disse: “É uma excelente notícia saber que Linna está segura após sua saída complicada e extremamente perigosa do Afeganistão. Gostaria de agradecer às autoridades alemãs, ao Deutscher Judo Verband e a todos que interviram nos bastidores, o que permitiu que Linna chegasse bem em território europeu. É uma excelente notícia saber que nossa família esportiva pode unir-se em circunstâncias difíceis como esta”.

Poucos minutos depois de pousar na Alemanha, Linna explicou que estava extremamente exausta, mas agradeceu por finalmente estar segura: “Tive de fugir de Cabul. Na multidão ao redor do aeroporto, perdi meus sapatos e saí descalça; havia tiroteios por toda parte. Precisei deixar meu país porque corria perigo iminente de morte. Lutei muito, mas felizmente consegui”.

Grupo de judocas em Cabul © Divulgação

A população estava totalmente desesperada e muita gente morreu esmagada ao tentar chegar ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, para deixar o país e fugir do Talibã.

Por muitos anos, Linna foi uma pessoa ativa que não teve medo de quebrar as regras para conseguir que as mulheres afegãs tivessem acesso à educação e ao esporte e, entre outras coisas, ao judô. Mas por meses, antes de o Talibã chegar à capital, ela havia feito pedidos de ajuda. Quando o regime finalmente caiu, a vida de Linna virou completamente de cabeça para baixo. Ficar no Afeganistão, em vista de seu compromisso com a emancipação feminina, era clara uma sentença de morte.

Aeronave britânica com refugiados © Reprodução

Uma cadeia eficaz de solidariedade foi rapidamente posta em prática quando o pedido de ajuda de Linna à Alemanha. Foi posto em prática um plano que culminou com sua saída de forma segura.

A situação em Cabul era caótica; Linna foi ao aeroporto por vários dias sem sucesso, e viu suas esperanças e sonhos despedaçados. Todos os voos foram cancelados, antes que pudesse finalmente embarcar num avião alemão.

Sensei afegã distribui lanche para as judocas © Divulgação

O judô tornou-se uma ferramenta educacional
incrível para meninas

Teo Pop, membro do gabinete presidencial da IJF, que coordenou a comunicação entre as diferentes entidades envolvidas na operação, explicou como aconteceu a retirada da sensei afegã.

“Havia vários planos de evacuação, criados com a ajuda inestimável de membros da enorme família do judô. Trocamos muitas informações e mantivemos contato constante com Linna, mas era ela quem estava lá e passava por aquele inferno. É incrível que ela tenha conseguido chegar à Alemanha. Estamos todos muito felizes com isso.”

Alunas da sensei Linna © Divulgação

Muitas pessoas, que por questões óbvias de segurança não podem ser mencionadas, lutaram para que a operação de resgate de Linna tivesse esse final feliz. Ela está segura, mas deixou tudo e toda a sua família para trás, sem perspectiva de retorno. Agora ela terá uma nova vida, na qual certamente continuará recebendo o apoio de toda a família do judô. Mas como ficarão centenas de meninas e mulheres que com ela conheceram uma forma de liberdade por meio do judô?