A elite do judô comparece ao sorteio das chaves do Campeonato do Mundial Tóquio 2019

Jean-Luc Rouge e Marius Vizer

Entre as celebridades, estavam Marius L. Vizer, Yasuhiro Yamashita, Vladimir Barta, Jean-Luc Rouge, Haruki Uemura, Juan Carlos Barcos e Naser Al Tamimi

Campeonato Mundial de Judô Sênior
24 de agosto de 2019
Fonte e Fotos IJF PRESS
Por PAULO PINTO
Tóquio – Japão

O luxuoso Tokyo Dome Hotel recebeu dezenas de técnicos e chefes de delegações das 147 seleções que acompanharam o sorteio que definiu os confrontos das chaves nas 14 categorias de peso do Campeonato Mundial de Judô Tóquio 2019. Nas chaves individuais, o Brasil terá 18 representantes.

Yasuhiro Yamashita, presidente da Federação de Judô do Japão

Ratificando a relevância do campeonato mundial mais importante deste ciclo olímpico, o evento recebeu as maiores autoridades do judô mundial: Marius L. Vizer, presidente da FIJ; Yasuhiro Yamashita, presidente da Federação de Judô do Japão; Vladimir Barta, diretor de Esportes da FIJ; Jean-Luc Rouge, secretário Geral da FIJ; Haruki Uemura, presidente do Instituto Kodokan; Juan Carlos Barcos, diretor de Arbitragem da FIJ; e Naser Al Tamimi, tesoureiro Geral da FIJ.

No encontro, Vladimir Barta, diretor de Esportes da IJF, revelou que esta edição do certame conta com os recordes de 841 judocas inscritos e 147 países inscritos na disputa.

Uma das grandes novidades será a transmissão inédita ao vivo das três áreas no site da FIJ com comentarista para cada tatami, bem como cobertura televisiva para mais de 190 países.

Vladimir Barta, Jean-Luc Rouge, Marius Vizer, Obaide Al Anzi e Juan Carlos Barcos

Dando boas-vindas aos representantes de 147 nações, Marius Vizer, presidente da FIJ, fez o discurso que antecedeu o sorteio das chaves.

“Caros presidentes Yamashita e Uemura, queridos convidados, senhoras e senhores, queridos membros da família de judô e organizadores, este é um grande momento para o judô mundial. Estamos certos de que este será um dos melhores Campeonatos Mundiais de todos os tempos, e a um ano dos Jogos de Tokyo 2020. Realizamos ontem uma grande festa de gala e espero que todos que compareceram tenham se divertido. Recebemos um número recorde de países e quero agradecer a todos pela contribuição para o desenvolvimento do judô”, disse o dirigente mundial que avaliou o congresso realizado em Tóquio.

“Realizamos nosso congresso no qual o nosso secretário Geral, Jean-Luc Rouge e o tesoureiro Geral, Naser Al Tamimi foram reeleitos. Temos mais de 570 representantes da mídia mundial neste Campeonato Mundial, o que é uma grande honra para nós e damos as boas-vindas a todos vocês da mídia internacional”, concluiu Marius Vizer.

Haruki Uemura e Yasuhiro Yamashita com dirigentes japoneses

Yasuhiro Yamashita, presidente da Federação de Judô do Japão e recém-eleito presidente do Comitê Olímpico do Japão, também deu boas-vindas a todos estrangeiros.

“Caro presidente Vizer, membros do Comitê Executivo, atletas, treinadores e família de judô, em nome da Federação de Judô do Japão, afirmo que todos são bem-vindos a Tóquio. É uma grande honra sediar o Campeonato Mundial Sênior de 2019. Eu gostaria de agradecer ao presidente Vizer e a todos os nossos parceiros e patrocinadores. Acreditamos que esta competição agregará valor ao nosso esporte e atrairá novos fãs. Desejo tudo de bom para todos os membros da família de judô do todo o mundo, assim como uma estadia memorável em Tóquio”, disse Yamashita.