Berço do judô paulista, Registro realiza 36º Torneio de Judô Toraichiro Suzuki

Judocas no shiai-jô durante a cerimônia de abertura

Evento comemorativo dos 67 anos de fundação da prestigiosa e conceituada Associação Registrense de Judô (ARJU) reuniu mais de 470 judocas de 29 associações

XXXVI Torneio de Judô Toraichiro Suzuki
26 de setembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESSS
Curitiba – PR

Com o apoio da Prefeitura de Registro, 14ª DRJ Vale do Ribeira e Federação Paulista de Judô (FPJudô), a Associação Registrense de Judô (ARJU) realizou a 36ª edição do Torneio de Judô Toraichiro Suzuki.

Mesa de honra

A competição realizada no dia 15 de setembro no ginásio de esportes Governador Mário Covas, foi palco de uma grande confraternização esportiva que, acima de tudo, promoveu um importante resgate histórico, homenageando o sensei Nobuo Ogawa, e Toraichiro Suzuki, o grande incentivador do judô na região. Os dois abnegados judocas participaram decisivamente do desenvolvimento estrutural e técnico do judô paulista, fundando em 1952 a Academia Registro Budokan que  posteriormente se tornaria Associação Registrense de Judô.

Sensei Nobuo Ogawa é sobrinho de Ryuzo Ogawa, mestre japonês nascido em 10 de agosto de 1883 no distrito de Ishiki, na província de Fukushima, no Japão, que desembarcou no Brasil em 23 de abril de 1934 e rumou para a cidade de Registro, onde viveu por dois anos na colônia Kaikô. Mais tarde mudou-se para a capital, onde em 1936 fundou o icônico Centro de Instrução de Jiu-jitsu e Judô Ogawa Budokan.

Atletas perfilados

A cerimônia de abertura da edição comemorativa aos 67 anos de fundação da Associação Registrense de Judô reuniu autoridades políticas e esportivas e familiares dos fundadores da ARJU, uma das mais antigas e tradicionais escolas de judô do Estado de São Paulo e do Brasil.

Entre as autoridades estavam Jairo Adilson de Oliveira, presidente da ARJU; Nilton José Hirota da Silva, prefeito de Registro; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Everton de Oliveira Adorno, vereador pelo PMDB e presidente da Câmara Municipal de Registro; Akira Hanawa, delegado da 14ª DRJ Vale do Ribeira; Francisco Assis dos Santos Oliveira, secretário Municipal de Esportes de Registro; Sandra Kennedy, vereadora de Registro pelo PT; Hatiro Ogawa, diretor do Instituto Kodokan do Brasil; Roberto Stuchi Duarte, vereador de Registro pelo PMDB; Irineu Makoto Kawagiri, presidente do Bunkyo Registro; e Suzi Suzuki, Joanna Ogawa Lobo, Neide Sakai e Isao Ogawa, que representaram os professores homenageados no certame.

Autoridades durante a execução do Hino Nacional

Completaram a mesa de honra os professores kodanshas José Gomes de Medeiros, Celestino Seiti Shira, Satoru Ebihara, Rubens Nakazawa, José Roberto Barbosa, Edson Barbosa, Takeshi Nitsuma, Belmiro Boaventura da Silva e Antônio Honorato de Jesus.

Em seu depoimento Jairo Adilson de Oliveira agradeceu a presença das autoridades e deu boas-vindas aos representantes das 29 agremiações que participaram do certame.

“É com grande prazer que estamos realizando a 36ª edição do Torneio de Judô Toraichiro Suzuki. Agradeço a toda a equipe da ARJU e da 14ª DRJ pelo empenho na realização deste grande evento. Fazemos um agradecimento especial a José Hirota da Silva, prefeito de Registro, e ao secretário de Esportes Francisco Assis dos Santos Oliveira pelo apoio oferecido”, disse o presidente de ARJU.

Professores kodanshas e autoridades

O delegado da 14ª DRJ Vale do Ribeira destacou a importância histórica da ARJU para o desenvolvimento do judô do Estado de São Paulo.

“É com enorme prazer que mais uma vez estamos realizando o Torneio de Judô Toraichiro Suzuki, evento que anualmente comemora o aniversário de uma das associações mais antigas e importantes do Estado de São Paulo. Meu muito brigado a todos que aqui estão abrilhantando a nossa festa”, afirmou Hanawa.

Jairo Adilson de Oliveira, presidente da ARJU

Afiançando o trabalho desenvolvido brilhantemente pelo delegado da 14ª DRJ, em nome da diretoria da Federação Paulista de Judô, Francisco de Carvalho parabenizou os gestores da ARJU pela manutenção da tradição do judô do Vale do Ribeira.

“É com grande prazer que voltamos a Registro, um dos mais importantes nascedouros da nossa modalidade, para comemorar mais um aniversário da Associação Registrense de Judô. A ARJU é um dos mais importantes e tradicionais dojôs do Estado de São Paulo. Grandes nomes do judô brasileiro foram formados nesta escola que, acima de tudo, preserva a tradição e dignifica o legado deixado por seu fundador o professor Nobuo Ogawa e Toraichiro Suzuki o grande incentivador do judô nesta região”, pontuou Francisco de Carvalho Filho.

Festival Nobuo Ogawa

Em paralelo ao Torneio Toraichiro Suzuki, que envolveu as classes sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sênior, realizou-se o Festival Nobuo Ogawa, torneio incentivo voltado para a garotada da classe biriba (judocas menores de 6 anos), no qual todos os participantes foram premiados com medalhas alusivas ao evento.

Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô

Campanha de solidariedade

A competição que reuniu mais de 470 judocas de 29 associações promoveu uma importante ação social que rendeu pouco mais de 600 kg de alimentos não perecíveis doados para a APAE de Registro, Casa da Criança Futuro Feliz (CRIFF), AME – Apoio ao Menor Esperança, GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Cancêr e Lar dos Velhinhos. A campeã de solidariedade que recebeu o troféu sensei Yokimassa Fujuhara foi a Associação Sete-barrense de Judô, que doou mais de 400 kg de alimentos não perecíveis.

Troféu Toraichiro Suzuki

Além da premiação individual com medalhas, as cinco primeiras equipes colocadas foram agraciadas com o troféu Toraichiro Suzuki. A grade campeã foi a Associação de Judô Taboão, de São Bernardo do Campo. A vice-campeã foi a Associação de Judô Cho Do Kan de Itanhaém, seguida pela Escola Municipal Mauro Sakai de Registro, em terceiro lugar, pela Associação Sete-barrense de Judô em quarto e pela Associação de Judô Budokan Peruíbe em quinto lugar.

Akira Hanawa, delegado da 14ª DRJ Vale do Ribeira

Ajinomoto, IKB e FPJudô fazem a entrega de judogis

Durante a cerimônia de abertura aconteceu a entrega dos judogis ofertados pela Ajinomoto do Brasil, Instituto Kodokan do Brasil e Federação Paulista de Judô. Ação inédita criada pelos professores kodanshas Shuhei Okano e Takanori Sekine que contemplará centenas de crianças do Estado de São Paulo que praticam judô sob orientação de professores federados.

Sob o comando do professor Hatiro Ogawa, a entrega dos judogis aos pequenos judocas da 14ª DRJ Vale do Ribeira foi feita por autoridades e convidados, que compuseram a mesa de honra da competição.

A competição realizada em quatro áreas contou com a atuação de 35 oficiais técnicos comandados por Patrícia Mafetoni, coordenadora de oficiais técnicos da 14ª DRJ. O professor Márcio Mariano foi o responsável pelas súmulas, enquanto a coordenação técnica ficou a cargo do professor André Mafetoni, coordenador técnico da 14ª DRJ. Edna Pioker, coordenadora de arbitragem do Vale do Ribeira, comandou os 25 árbitros que atuaram no certame.

Árbitros convocados para a 36ª edição do Torneio de Judô Toraichiro Suzuki: Takeshi Nitsuma, Antônio Honorato de Jesus, Belmiro Boaventura da Silva, Creito Koey Nakamura, Edna Pioker de Lima, Antônio Roberto Bicas, Rubens Nakazawa, Osmar Mitsuo Kato, Edson Silva Barbosa, Daniele Kaori Kurosawa, Luiz Gustavo Dias de Oliveira, Walter Rocha Lira, Júlio César Novo, Eduardo Nakate, Aristides Filho, César Augusto Pires, Valdemir Nascimento, Caíque Ribeiro, Newton César Vomero, Álvaro Virgílio, Matheus Freitas Pereira, Adamo da Silva, José Carlos Mendes, Millena Bioni e José Roberto Soares.

Nilton José Hirota da Silva, prefeito de Registro

Além do apoio recebido da Prefeitura de Registro, 14ª DRJ Vale do Ribeira e Federação Paulista de Judô, a 36ª edição do Torneio de Judô Toraichiro Suzuki teve o apoio do Hotel Vale Sul, Original Tatamis, Suplementos Plus, Toplan Topografia e Planejamento Territorial, RegisMed Medicina do Trabalho, Factor, Bios Engenharia Ambiental e Padaria Aromas.

Hatiro Ogawa, diretor do Instituto Kodokan do Brasil

Nilton José Hirota da Silva faz entrega de judogi ao judoca contemplado

Os professores kodanshas Hatiro Ogawa, Celestino Seiti Shira e Francisco de Carvalho Filho com Akira Hanawa

Jairo Adilson faz entrega de judogi ao judoca contemplado

Joanna Ogawa faz entrega de judogi ao judoca contemplado

Judocas que receberam os judogis doados pela Ajinomoto, IKB e FPJudô

Destaque especial para o cuidado e a dedicação dos árbitros, para com as crianças que participaram do Festival Nobuo Ogawa

Jairo Adilson com as representantes dos professores homenageados

João Marcelo Koji Siqueira Furuta, bisneto do sensei Nobuo Ogawa faz o juramento do atleta

Comandados pelo árbitro Mitsuo Kato, árbitros fazem o rei inicial

Comemorando a volta do amigo para as competições, Creito Koey Nakamura, Tsutomu Nitsuma, Antônio Honorato de Jesus, Belmiro Boaventura da Silva, Mário Manzatti, Edna Pioker e Rubem Nakazawa posam para foto com o querido professor Paulinho Tsujimoto que hoje vive e da aula de judô na pequena Apiaí (SP), que pertence a 16ª DRJ Sul-Itapeva

Autoridades, dirigentes e familiares dos professores homenageados após a cerimônia de abertura

Francisco de Carvalho e Rubem Nakazawa com os árbitros que atuaram na competição

Francisco de Carvalho com a equipe da Associação de Judô Mauá

Joanna Ogawa, Hatiro Ogawa, Isao Ogawa e Kiomi Ogawa

Rubem Nakazawa e Isao Ogawa

Paulinho Tsujimoto e Francisco de Carvalho Filho

O professor Valter Pereira foi o mestre de cerimônia do Torneio de Judô Toraichiro Suzuki 2019