Blumenauense é eleito melhor técnico de Santa Catarina em 2016

Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de karatê, recebe prêmio “Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte”

O ano era 1997. O início de um grande sonho, que começou com apenas uma aluna – a irmã “Alessandra de Oliveira”. Depois de 20 anos, de conquistas e da construção de uma história no esporte, Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de karatê/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau, ganhou, nesta terça-feira, dia 14 de março, o prêmio do “Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte”, como o melhor técnico de Santa Catarina de 2016. A cerimônia foi realizada em Florianópolis e teve a presença de autoridades do Estado – claro com a presença do tenista Guga. A associação concorreu ao prêmio de melhor equipe e Maike de Oliveira, de melhor atleta.

O primeiro título como treinador veio em 1999, quando conquistou em Navegantes, a etapa do Regional de karate, então como Associação São Bernardo. Esse primeiro passo foi o condutor para os novos desafios para Vanderlei, que começou a trabalhar na formação de uma equipe, com prioridade nas categorias de base. Depois vieram outras conquistas, como uma hegemonia em etapas do Estadual, o tetracampeonato dos Jogos Abertos com a equipe feminina, títulos internacionais conquistados por vários atletas e, finalmente, o convite, anos passado, para fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de karate da Confederação Brasileira de Karate (CBK).

Formação de cidadãos

“É uma honra receber este prêmio. É um motivo a mais para buscar a perfeição, para continuar com o trabalho de base, em busca de novos talentos e, principalmente, de comprometimento”, declarou Vanderlei de Oliveira, que esteve representando todo o grupo na cerimônia. “É importante salientar a importância de nossos patrocinadores, para que possamos dar continuidade ao trabalho, à comissão técnica e aos atletas, que se abdicam de muitas coisas pelo esporte. E o que me deixa feliz também é de poder contribuir na formação de cidadãos”, completa o treinador.

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado em 2008 com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Desde sua criação, já foram premiados 32 atletas, 10 entidades esportivas/paradesportivas, 10 técnicos, 10 equipes e cinco árbitros.

O troféu leva o nome do maior tenista brasileiro de todos os tempos – Gustavo Kuerten, dono de três títulos em Grand Slams (todos em Roland Garros, em 1997, 2000 e 2001) e do Masters Cup, em 2000, em Lisboa, Portugal. Guga encerrou sua carreira em 2008. Na sua trajetória como tenista, somou 358 vitórias e faturou 20 títulos e foi o líder do ranking mundial de Simples por 43 semanas.

TÉCNICO – VANDERLEI DE OLIVEIRA

Campeão pan-americano pela Seleção Brasileira;

Campeão sul-americano pela Seleção Brasileira;

Aluna campeã pan-americana Sênior;

Aluna campeã sul-americana Sênior;

Aluna campeã pan-americana Cadete;

Aluna vice-campeã do Open de Las Vegas (EUA);

Aluna vice-campeã do Open da Turquia;

16 alunos titulares da Seleção Brasileira de karatê em 2016;

22 medalhas no Brasileiro, sendo oito de ouro;

Equipe campeã do Estadual invicta;

Técnico da Seleção Brasileira em 2016;

Aluna 5º colocada na Premier League de Okinawa, no Japão;

Aluna 5ª colocada na Premier League de Roterdã, na Holanda;

Aluna titular da Seleção Brasileira no Mundial Sênior da Áustria.