Boxe abre investigação independente para apurar morte de atleta no Campeonato Mundial Juvenil

Postagem do Comitê Olímpico da Jordânia em homenagem a Rashed Al-Swaisat © Comitê Olímpico da Jordânia

Pugilista da Jordânia, com 19 anos, morreu depois de sofrer lesão cerebral durante um combate

Boxe
10 de maio de 2021
Fonte Redação do Globo Esporte
Rio de Janeiro (RJ)

A Associação Internacional de Boxe (Aiba), entidade que comanda o boxe mundial, anunciou uma investigação independente para apurar a morte do boxeador Rashed Al-Swaisat, da Jordânia, durante o Campeonato Mundial Juvenil, realizado no mês passado, na Polônia.

Al-Swaisat morreu no dia 26 de abril, uma semana após sofrer uma lesão cerebral durante a competição. O atleta da categoria até 81kg tinha 19 anos. Ele sofreu a lesão no terceiro round da luta contra o estoniano Anton Winogradow, no dia 16 de abril. Ele foi levado a um hospital local, passou por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu. Todos os boxeadores da competição usavam um capacete que protege a parte de cima da cabeça e a região das orelhas.

A Aiba informou que um grupo independente vai “investigar e revisar as circunstâncias da participação do boxeador da Jordânia no campeonato, sua lesão, seu tratamento e os protocolos adotados”. Uma apuração interna da própria Aiba concluiu que os protocolos foram devidamente seguidos. A expectativa é que a entidade anuncie, nos próximos dias, os integrantes do grupo independente de investigação.

“Mortes são extremamente raras, e a Aiba está determinada a assegurar que as circunstâncias desta tragédia sejam completamente esclarecidas. Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar dos atletas”, disse o comunicado da entidade em que anuncia a investigação independente. “A Aiba vai continuar apoiando a família da Rashed e seus colegas neste momento difícil.”