Brasil não vai ao pódio no domingo, e fecha Grand Prix de Antalya com dois bronzes

Alexia Castilhos comemorou seu melhor resultado no sênior

Jonas Inocêncio e Rafael Macedo terminam em 5º lugar; país conquistou dois bronzes com Sarah Menezes e Alexia Castilhos e termina na vigésima colocação

Antalya Grand Prix 2018
09/04/2018
Fonte GLOBO.COM e LARA MONSORES I Fotos GABRIELA SABAU/IJF
Antalya – Turquia

Brasil não repetiu os dois primeiros dias do Grand Prix de Antalya de judô e acabou fora do pódio no último dia de disputas na Turquia. O médio Rafael Macedo e o pesado Jonas Inocêncio foram os melhores brasileiros deste domingo, terminando na 5ª colocação. O país fechou o GP com dois pódios: bronze para Sarah Menezes e Alexia Castilhos.

Na disputa do bronze Macedo foi superado por Mammadali Mehdiyev do Azerbaijão

No peso-médio (90kg), dois brasileiros entraram nos tatamis no domingo. Gustavo Assis foi eliminado na segunda rodada, mas Rafael Macedo, campeão do GP de Tbilisi na última semana, foi mais longe e terminou em quinto depois de perder a disputa do bronze. Campeão mundial júnior em 2014, Macedo venceu Tejen Tejenov (Turcomenistão) na estreia, perdeu para o sérvio Nemanja Majdov em seguida e foi parar na repescagem. Bateu o mongol Altanbagana Gantulga, mas caiu para Mammadali Mehdiyev (Azerbaijão).

Jonas Inocêncio também teve a chance de medalhas. O peso-pesado (+100kg) chegou às semifinais derrotando Burak Serbest (Turquia), Galymzhan Krikbay (Cazaquistão) e Iurii Krakovetskii (Quirguistão). Perdeu para o iraniano Javad Mahjoub e foi para a disputa do bronze. Contra o sul-coreano Sungmin Kim, acabou perdendo por ippon e tendo que se contentar com o quinto lugar.

O sul-coreano Sungmin Kim neutralizou Jonas Inocêncio e ficou com o bronze

Sarah Menezes é bronze no primeiro dia de competição

Sarah Menezes manteve a regularidade e conquistou na sexta-feira (06), o bronze no Grand Prix de Antalya, ao derrotar por ippon a israelense Tamar Malca. Há uma semana ela teve o mesmo resultado no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, e voltará para casa com mais 700 pontos no ranking.

“Estou muito feliz pela constância nos dois finais de semana seguidos no pódio. Continuarei trabalhando para que nas próximas competições venha o primeiro lugar. Só tenho a agradecer toda a torcida no Brasil”, comemorou a piauiense.

Em Antalya a campeã olímpica conquistou seu segundo pódio consecutivo no circuito mundial

Cabeça-de-chave número dois em sua categoria, Sarah estreou com vitória sobre a uzbeque Diyora Keldiyorova. Com garra, a brasileira defendeu uma chave-de-braço aplicada pela adversária e conseguiu uma projeção por ippon no golden score para avançar às quartas. Nessa etapa, Sarah forçou duas punições à portuguesa Catarina Costa, mas acabou sofrendo um wazari e foi para a repescagem, onde recuperou-se bem com vitória com três punições sobre Bazarragchaa Erdenebat, do Azerbaijão.

Na luta pelo bronze, Sarah não teve maiores problemas para derrotar a jovem israelense de apenas 17 anos, Tamar Malca, projetando-a duas vezes de wazari para ficar com a medalha.

O pódio do peso ligeiro

Alexia Castilhos fatura mais um bronze para o Brasil

O judô brasileiro subiu ao pódio do Grand Prix de Antalya, pelo segundo dia consecutivo. No sábado (07), foi a vez de Alexia Castilhos brilhar e conquistar a medalha de bronze, ao derrotar por ippon a sueca Mia Hermansson.

Alexia é um dos nomes da nova geração de judocas do Brasil que estão em processo de transição das categorias de base para o sênior. A medalha na Turquia é sua primeira em etapas de Grand Prix do Circuito Mundial da FIJ, seu melhor resultado desde que subiu para a classe adulta.

O pódio do peso meio-médio

O caminho da brasileira começou com vitória por ippon sobre a britânica Lubjana Piovesana, nas oitavas. Nas quartas, ela colocou um wazari de vantagem contra a russa Valentina Kostenko, mas sofreu uma chave de braço e desistiu do combate. Alexia recuperou-se na repescagem com vitória tática forçando três punições à Inbal Shemesh, de Israel, e foi para a disputa de bronze, onde derrotou Mia Hermansson, da Suécia, com dois wazaris.