Canadá retira-se dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Se os Jogos de Tóquio acontecerem este ano o Canadá não vai participar

O Comitê Olímpico Canadense disse que não competirá nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, caso a competição aconteça este ano

Gestão Esportiva
23 de março de 2020
Fonte DAN PALMER / INSIDE THE GAMES I Fotos © Getty Images
Curitiba – PR

O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paraolímpico do Canadá (CPC) disseram que tomaram a difícil decisão de não viajar para o Japão em 2020 em meio à pandemia de coronavírus.

As declarações seguiram o anúncio emitido ontem pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que prevê um veredicto final sobre Tóquio 2020 em até quatro semanas.

Isso já era previsto e este foi o primeiro reconhecimento de um possível adiamento, que agora parece o cenário mais provável.

As autoridades do COI e de Tóquio 2020 usarão a janela de quatro semanas para estudar diferentes opções em relação ao adiamento dos Jogos. O cancelamento total do evento, não está na ordem do dia.

O COI, que já havia insistido que os planos para os Jogos estavam progredindo conforme o planejado, mudou de rumo depois que a crise do vírus piorou em todo o mundo e em meio à pressão dos atletas e dos Comitês Olímpicos Nacionais.

Hoje o Comitê Olímpico Australiano (COA) também pediu que seus atletas se preparassem para os Jogos em 2021, já que para este ano a equipe não pode mais ser montada. Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Holanda estão entre outros comitês que já se discutiram o problema com seus atletas.

O Canadá tornou-se a primeira potência olímpica a confirmar que não competiria este ano

O COC e o CPC pedem urgentemente ao Comitê Olímpico Internacional, ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) que adiem os Jogos por um ano e oferecemos todo o nosso apoio para ajudar nesta iniciativa.

“Embora reconheçamos as complexidades inerentes ao adiamento, nada é mais importante do que a saúde e a segurança de nossos atletas e da comunidade mundial. Não se trata apenas da saúde do atleta, mas da saúde pública.”

“Com o Covid-19 e os riscos associados, não é seguro para nossos atletas, nem para a saúde e a segurança de suas famílias e da comunidade canadense em geral, que os atletas continuem treinando para os Jogos. De fato, isso contraria os conselhos de saúde pública que instamos os canadenses a seguir. O COC e o CPC revisaram a carta e o comunicado de imprensa enviados domingo pelo COI.

“Agradecemos ao COI pela garantia de que não cancelará os Jogos de Tóquio 2020 e agradecemos por entender a importância de acelerar sua tomada de decisões em relação a um possível adiamento.

“Também aplaudimos o COI por reconhecer que salvaguardar a saúde e o bem-estar das nações e conter o vírus deve ser nossa principal preocupação. Estamos no meio de uma crise global de saúde que é muito mais significativa que o esporte”, disseram os dirigentes.

“O COC e o CPC agradecem aos nossos atletas, parceiros e à comunidade esportiva canadense por sua paciência e por nos emprestar suas vozes durante esses tempos difíceis e sem precedentes.”

Os dirigentes canadenses afirmam que continuam esperançosos de que o COI e o IPC concordem com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades e trabalhar para conter a propagação do vírus.

A posição do Canadá ganhou apoio de atletas de alto nível do país, incluindo Hayley Wickenheiser, membro da Comissão de Atletas do COI, que anteriormente disse que prosseguir com o Tóquio 2020 conforme planejado seria no mínimo irresponsável.