Centro de Treinamento de Judô sediara Pan-Americano de Wrestling

Competição continental que acontecerá neste fim de semana em Lauro de Freitas (BA), marca início da caminhada brasileira até Tóquio-2020.

Os melhores atletas de Wrestling das Américas lutam de 5 a 7 de maio o Campeonato Pan-americano de Wrestling 2017, em Lauro de Freitas, Bahia. A competição é a primeira de grande porte do ciclo olímpico Tóquio-2020, também o primeiro desafio internacional para os lutadores nacionais do ano e iniciará oficialmente o novo modelo de gestão do Centro Pan-Americano de Judô.

O Pan-americano já conta 353 lutadores pré-inscritos e 22 países confirmados, entre eles Estados Unidos, Cuba e Canadá, potências da modalidade no planeta. Cada vez mais presente no circuito das grandes competições internacionais, o Brasil recebe pela segunda vez o Pan de wrestling. A primeira foi em 2006, no Rio de Janeiro.

“Em 2014, tivemos a honra de receber o Pan-americano cadete com atletas até 17 anos, em 2015 foi a vez do Campeonato Mundial Júnior, também na Bahia. No ano passado, os Jogos Olímpicos do Rio e agora o Pan-americano. É uma alegria ver o Brasil entrar de vez no circuito dos torneios internacionais. Receber esses torneios é fruto do trabalho de atletas e de todos os envolvidos com o wrestling brasileiro. Tenho certeza que a equipe nacional vai ter um bom desempenho e trazer medalhas para o país”, garantiu Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro do Bureau da United World Wrestling, entidade máxima do esporte.

A equipe brasileira é formada por 24 competidores distribuídos nos três estilos da modalidade: greco-romano, wrestling feminino e estilo livre. Entre os grequistas, os destaques ficam por conta de Davi Albino, até 98kg e Joílson Júnior até 66kg. Já entre as mulheres, Laís Nunes busca defender a medalha de ouro conquistada na edição passada, em Frisco, Estados Unidos, enquanto Aline Silva é uma das favoritas na divisão até 75kg. No estilo livre, Filipe Esteves é um dos destaques da delegação. Filipe, campeão sul-americano em 2015, é baiano e pretende transformar o apoio da família em medalha.

“Meus familiares sempre acompanham as lutas pela internet e dessa vez vão poder me ver lutar no local da competição. É um grande incentivo para qualquer atleta ter a família gritando seu nome. Quando fui campeão sul-americano tracei a meta de subir ao pódio no pan-americano e conto com a força deles para atingir mais esse objetivo”, afirmou Filipe Esteves que disputa o Pan-americano na categoria até 65kg.

O Pan-americano de Wrestling é organizado pela United World Wrestling das Américas em parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling e apoio da Superintendência de Esportes do Estado da Bahia (SUDESB).

Credenciamento de imprensa e maiores informações sobre a competição em: imprensa@cbw.org.br

Programação do Pan-americano de Wrestling 2017

Dia 5 de maio – Estilo greco-romano (Classificatórias 10hs às 13hs – Finais 17:30hs às 19h30hs)

Dia 6 de maio – Wrestling feminino (Classificatórias 10hs às 13hs – Finais 17hs às 19hs)

Dia 7 de maio – Estilo livre (Classificatórias 10h às 13h – Finais 17h às 19h)

Dia 8 de maio – Beach Wrestling (Classificatórias 10hs às 15hs – Finais 17:30hs às 19hs

Local: Centro Pan-americano de Judô – Rua Amarílio Thiago dos Santos, s/n – Praia de Ipitanga, Lauro de Freitas, Bahia.