Colômbia será sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores

Em eleição realizada em San José, na Costa Rica, Cali, a capital do Valle del Cauca, foi eleita sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores

Jogos Pan-americanos Júnior 2021
28 de março de 2019
Fonte DUNCAN MACKA I Fotos PANAM SPORTS
San José – Costa Rica

Cali, a belíssima capital do Estado do Valle del Cauca, na Colômbia, foi eleita sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores em 2021, após uma votação do comitê executivo da Panam Sports em San José, na Costa Rica. Conhecida como a Capital Esportiva da Colômbia, em 1971 Cali recebeu os Jogos Pan-Americanos.

Concorriam também as cidades de Santa Ana, de El Salvador e Monterrey, no México. Cali foi eleita pelos treze membros do comitê executivo da Panam Sports que participaram da votação.

A eleição realizou-se após as visitas de uma semana que a comissão de avaliação fez a Cali e Santa Ana, no fim de fevereiro, bem como das apresentações das candidatas durante a reunião do comitê executivo da Panam Sports em San José.

Neven Ilic faz o anúncio da cidade sede

Após avaliação das propostas e apresentações de cada uma das cidades, realizou-se a votação histórica. Neven Ilic, presidente da Panam Sports, anunciou a vencedora e disse com orgulho: “Parabéns, Colômbia”.

Cali foi escolhida como sede desses novos e históricos jogos por várias razões, mas a vasta infraestrutura esportiva e o estilo de vida ativo do povo da cidade foram determinantes, segundo a comissão de avaliação e o comitê executivo da Panam Sports.

“Cali é uma cidade que nos dá todas as garantias necessárias e uma sensação de calma. Tem a experiência, tem a paixão. A Colômbia é líder no desenvolvimento de esportes em nossa região, por isso estou muito feliz. Também quero agradecer às outras cidades candidatas pelo excelente trabalho que realizaram. Sei que é muito triste para elas, mas isso é esporte, e devem continuar trabalhando para que no futuro possam sediar os jogos”, disse Neven Ilic.

Os Jogos Pan-Americanos Juniores serão um marco importante na rica história esportiva da Colômbia e de Cali, pois serão realizados no ano comemorativo do 50º aniversário dos Jogos Pan-Americanos de Cali 1971.

No passado, a sexta edição do principal evento multiesportivo do continente iniciou uma nova era do esporte em Cali, tornando a cidade a Capital do Esporte da Colômbia. Muitos dos locais construídos para os Jogos Pan-Americanos 1971 serão reutilizados em 2021, comprovando o grande legado que deixaram para a cidade e a nação.

“Estamos muito felizes, mas, ao mesmo tempo, temos a certeza de cumprir rigorosamente os requisitos da Panam Sports para oferecer uma excelente edição inaugural dos jogos. Para nós, o tempo é muito curto, mas temos a tranquilidade de saber que temos a infraestrutura necessária para atingir nossos objetivos. O que temos de fazer agora é preparar a casa e motivar todos os atletas”, disse Baltazar Medina, presidente do Comitê Olímpico Colombiano.

Após o anúncio da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores 2021, Neven Ilic e os membros da delegação da cidade de Cali comemoram o desfecho positivo do processo eletivo

Embora a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores seja realizada apenas daqui a dois anos, a Panam Sports está confiante na capacidade de Cali desenvolver e entregar um grande evento que oferecerá aos jovens atletas a oportunidade de competir em alto nível.

O presidente do Comitê Olímpico de El Salvador, Eduardo Palomo, não escondeu sua decepção após a votação, mas disse que continuará lutando pelos eventos no futuro.

“Estamos tristes, mas asseguramos que o que tentamos fazer foi muito bem recebido pelo prefeito e pelas autoridades. Temos a intenção de manter esse esforço. Queremos continuar apresentando candidaturas para sediar eventos esportivos, porque estamos comprometidos com o olimpismo”, disse Eduardo Palomo.

O comitê executivo agradeceu ainda o esforço e o empenho dos comitês olímpicos de El Salvador e México em apresentarem propostas e pelo compromisso de criar mais oportunidades para os jovens atletas das Américas.