Começa o Campeonato Brasileiro da Região IV

Áreas de disputa do Campeonato Brasileiro da Região IV

Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis (GO), sedia a competição que reúne o Distrito Federal, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Campeonato Brasileiro Regional
20/04/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Anápolis – GO

Após a realização dos campeonatos regionais das regiões III (Sudeste) e V (Sul), chegou a vez de Anápolis (GO) sediar o Campeonato Brasileiro da Região IV, neste fim de semana (20 a 22 de abril). A competição abre oficialmente o calendário esportivo nacional nos Estados do Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A fase regional do campeonato brasileiro contempla disputas nas classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e sênior. Tanto as categorias de base quanto a da classe sênior contam pontos para o ranking nacional.

Para Josmar Amaral Gonçalves, presidente da Federação Goiana de Judô (FEGOJU), a realização de competições nacionais contribui no fomento da modalidade nos Estados.

“Agradeço à diretoria da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) pela grande oportunidade e pela confiança depositada em nossa entidade na realização desta importante competição. Faço também um agradecimento especial aos presidentes Ton Pacheco, César Paschoal, Fernando Moimaz, Luiz Gonzaga e Antônio Carlos Tenório pelo empenho na organização e o envio das equipes que estão representando seus Estados na competição. Nossa diretoria e a equipe de colaboradores não mediram esforços para realizar um grande evento, pois entendemos que este certame em Anápolis dará enorme contribuição ao desenvolvimento do judô de Goiás”, disse o dirigente.

Josmar Amaral Gonçalves, presidente da Federação Goiana de Judô

Como Estado anfitrião, Goiás apresenta a maior equipe do certame, com 168 atletas. O Distrito Federal possui a segunda maior delegação, inscrevendo 161 judocas na plataforma Zempo. A terceira maior seleção é a do Mato Grosso do Sul, que inscreveu 153 atletas. O Mato Grosso inscreveu 114 judocas, Rondônia registrou 66 atletas e o Tocantins inscreveu 43.

César Augusto Progetti Paschoal, presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, fez uma análise positiva sobre a equipe que participa da competição regional.

“A Região IV possui seis Estados bem competitivos. Neste ano tivemos uma renovação geral em todas as classes e categorias. Nossa equipe é composta por 121 atletas, 12 técnicos, um chefe de delegação, um fisioterapeuta, duas acompanhantes do feminino (mães que nos auxiliam) e quatro árbitros. Cada atleta que sai do nosso Estado tem o dever de dar o seu melhor. Trabalhamos muito o foco deles, com treinamentos planejados pelos nossos professores. A nossa maior preocupação é que todos retornem bem fisicamente e psicologicamente. Ganhar ou perder faz parte das circunstâncias e do jogo que cada combate apresenta”, disse o dirigente.

Parte da equipe do Mato Grosso do Sul

Campeão feminino com 20 medalhas de ouro e vice-campeão masculino com 17 ouros, em 2017, Mato Grosso do Sul divide com o Distrito Federal o poderio técnico da região, mas o dirigente sul-mato-grossense lembrou que todos os atletas que foram a Anápolis perseguem o mesmo objetivo.

“Nossa delegação está muito bem preparada. Os técnicos são em sua maioria jovens, mas com muita vontade de vencer. Os treinadores dos demais Estados também pensam assim e foram a Anápolis com o objetivo de conquistar muitas medalhas. Nossa expectativa é subir ao pódio em todas as classes e pesos. Preferencialmente no degrau mais alto”, brincou César Paschoal.

O Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV tem a chancela da Confederação Brasileira de Judô e está sendo realizado pela Federação Goiana de Judô. A competição tem o apoio da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Sesc Goiás.

Os Estados estão divididos da seguinte forma nos certames regionais

I – REGIÃO NORTE: Amapá (AP), Amazonas (AM), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI) e Roraima (RR).

II – REGIÃO NORDESTE: Alagoas (AL), Paraíba (PB) Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

III – REGIÃO SUDESTE: Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

IV – REGIÃO CENTRO: Acre (AC), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Tocantins (TO) e Rondônia (RO).

V – REGIÃO SUL: Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).