Comitê Olímpico do Brasil levará a seleção brasileira de judô para período de treinamento em Portugal

Sarah Menezes no Aberto de Odivelas 2020

Missão liderada pelo COB levará 28 judocas e a comissão técnica para treinamentos em Rio Maior e Coimbra entre julho e agosto deste ano

Treinamento de Campo
20 de junho de 2020
Fonte LARA MONSORES I Fotos Rui Telmo Romão / EJU e CBJ
Rio de Janeiro – RJ

A Confederação Brasileira de Judô definiu a lista dos 28 atletas convocados para um período de treinamento em Portugal durante os meses de julho e agosto deste ano. A estratégia, oferecida e financiada pelo Comitê Olímpico do Brasil, visa a garantir condições seguras de preparação para os judocas que estão na corrida olímpica para Tóquio 2020.

Nos últimos três meses, os atletas vêm enfrentando dificuldades para treinar no Brasil devido às restrições para atividades esportivas na maioria dos Estados por causa da pandemia de covid-19.

“A gente está atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas desse ambiente para um ambiente em que eles se sintam melhor, que possam realmente se movimentar e treinar será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta”, avaliou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ que chefiará a equipe em Portugal. “Teremos a quase totalidade dos principais judocas do Brasil nessa missão e um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno após três meses de confinamento seja seguro. Agradecemos muito ao Comitê Olímpico do Brasil e ao presidente Paulo Wanderley Teixeira pela oportunidade.”

Rafael Silva no Grand Slam de Dusseldorf de 2020, onde conquistou o bronze

Para esse treinamento, a CBJ selecionou atletas que estão brigando pela vaga olímpica, além de atletas de apoio. A equipe será composta por 14 homens e 14 mulheres. Os atletas convocados tiveram a opção de atender ou não à convocação.

“Acho que essa ida a Portugal, com uma equipe em ambiente controlado, é a melhor maneira de se adaptar a esse momento. Estou confiante em poder fazer um treino específico de judô, que tem sido a minha maior dificuldade aqui em São Paulo, onde moro”, projeta o pesado Rafael Silva Baby.

Programação

A programação da viagem está em fase final de planejamento, com reuniões semanais entre os representantes da CBJ, do COB, da Federação Portuguesa de Judô e do Comitê Olímpico de Portugal. A previsão é que os judocas brasileiros desembarquem em Portugal entre os dias 10 e 11 de julho e que retornem ao Brasil em 24 de agosto.

A delegação passará por uma bateria de exames e testes de identificação de covid-19 antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir todas as exigências de segurança das autoridades portuguesas durante a estadia em terras lusitanas.

Na primeira fase de treinos, a delegação brasileira ficará concentrada no Centro de Treinamento de Rio Maior até o dia 14 de julho sem contato com pessoas de fora da delegação. Em seguida, partirão para Coimbra, onde poderão treinar com a seleção portuguesa de judô até o dia 23 de agosto.

A equipe brasileira retoma o preparo para Tokio 2020

Os mesmos vícios de sempre

Há 20 anos sob o comando de Ney Wilson, Rosicleia Campos e Jun Shinohara, a equipe brasileira retoma o preparo para Tokio 2020 sem nenhuma novidade expressiva e, com raríssimas exceções, mantém basicamente o mesmo time que disputou as duas últimas olimpíadas.

Surpreendente e inexplicavelmente, nos pesos meio-leve feminino, ligeiro e meio-médio masculinos, o Brasil está levando três atletas em detrimento de classes que contarão com apenas um judoca. O paradoxo é que, nessas categorias de peso, estão três atletas fora do ranking olímpico. No peso médio masculino, por exemplo, a seleção brasileira não está levando nenhum atleta.

Solicitamos à CBJ a lista completa dos membros da comissão técnica que ficarão 35 dias na Europa, mas nosso pedido não foi atendido. Contudo, estimamos que a equipe brasileira deverá levar pouco mais de 50 componentes a Portugal.

Seleção Brasileira de Judô Treinamento de Campo Portugal 2020

EQUIPE FEMININA

Nathália Brígida (48kg/Sogipa/FGJ)

Gabriela Chibana (48kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Larissa Pimenta (52kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação/FJERJ)

Sarah Menezes (52kg/C. R. Flamengo/FJERJ)

Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)

Alexia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ)

Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)

Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)

Ellen Santana (70kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)

Samanta Soares (78kg/A. D. São Caetano/FPJudo)

Beatriz Souza (+78kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação/FJERJ)

EQUIPE MASCULINA 

Eric Takabatake (60kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Phelipe Pelim (60kg/ E. C. Pinheiros/FPJudo)

Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)

Willian Lima (66kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

David Lima (73kg/Sogipa/FGJ)

João Pedro Macedo (81kg/Sogipa/FGJ)

Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ)

Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)

Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

Rafael Silva “Baby” (+100kg/E. C. Pinheiros/FPJudo)

Thiago Palmini (+100kg/Minas Tênis Clube/FMJ)