Curitiba vai sediar o III Congresso Internacional de Budô em setembro

Universidade Positivo, sede Ecoville

O encontro terá enfoque científico e será feito em conjunto com o XIV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde e o II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte

Congressos e Seminários
14 de agosto 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS e ARQUIVO
Curitiba – PR

Será realizado em Curitiba de 12 a 14 de setembro o III World Budo Congress, na Universidade Positivo, sede Ecoville, que deve contar com a presença de grandes nomes das artes marciais.

O encontro terá enfoque científico e será feito em conjunto com o XIV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde e o II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte.

Organizado pela Universidade Positivo (UP) em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP 08), a Universidade do Minho (Portugal) e a International Traditional Karate Federation (ITKF), o evento também tem como parceiras a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade dos Açores (Portugal), Universidade de Leipzig (Alemanha), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) e Universidade Federal de Brasília.

O professor Gilberto Gaertner é um dos coordenadores do congresso

O objetivo do Congresso Internacional de Budô é trazer para o meio acadêmico a discussão a respeito das artes marciais orientais integrando o conhecimento tradicional do Oriente ao científico-acadêmico. Serão abordados numerosos temas no evento, como concepções históricas das artes marciais orientais, bases ético-filosóficas das artes marciais, meditação e artes marciais, preparação física nos esportes de combate, esportes de combate e alto rendimento, programas socioeducativos e artes marciais. Além dos temas de debate teórico serão efetivadas oficinas práticas de defesa pessoal integrada (karatê, aikidô e jiu-jitsu), aulas para crianças enfocando karatê, psicomotricidade e valores humanos, treinamento mental aplicado à prática de katas e kumitê, princípios biomecânicos e cinesiológicos na prática do karatê etc.

Além das palestras, mesas e oficinas, serão apresentados temas livres na forma de comunicação oral e pôster. Os temas livres abrangem pesquisas realizadas e em curso e relatos de intervenção, gerando uma oportunidade de os professores, pesquisadores e praticantes divulgarem seus trabalhos e trocarem experiências.

O professor Gilberto Gaertner, presidente da ITKF e um dos coordenadores do congresso, entende que os eventos proporcionarão muito aprendizado e intercâmbio entre os participantes.

“As áreas abrangidas pelo evento (educação física, psicologia do esporte e artes marciais) são complementares em muitos aspectos e cada uma tem muito a contribuir com as outras. Este será o primeiro evento científico em parceria com instituições acadêmicas renomadas de que a ITKF participa em minha gestão, e este é um caminho importante para que o karatê seja entendido em toda sua complexidade e ganhe cada vez mais respaldo científico”, disse Gaertner.

do dirigente da ITKF e professor universitário é de que os eventos possam contribuir na formação e aperfeiçoamento de todos.

“Até o momento já estão inscritos participantes de todo o Brasil, América do Sul, Portugal, Espanha, Alemanha e Israel. Tenho certeza de que vai ser um grande sucesso”, profetizou o presidente da ITKF.

A professora Marina Pires Alves Machado, coordenadora adjunta do Curso de Psicologia da UP, e o psicólogo Raphael Sfredo, integrantes da coordenação geral dos eventos, entendem que os congressos proporcionarão grande troca de experiências e irão contribuir para aprimorar o que está sendo produzido de pesquisas e intervenções no Brasil e no exterior a respeito das três áreas abordadas.

Já o professor de educação física Márcio Kerkoski, da UTFPR, também integrante da coordenação geral do congresso, tem grande expectativa de que os eventos atinjam grande número de participantes.

“Nossa projeção é que todos os eventos sejam geradores de grande conhecimento, intercâmbio e aprendizado. A submissão de trabalhos científicos foi prorrogada até 31 de julho, o que dá oportunidade para mais trabalhos serem inscritos”, disse Kerkoski.

Serviço

XIV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte e III World Budo Congress.

Local: Universidade Positivo, Curitiba (PR), Brasil.

Data: 12 a 14 de setembro.

Informações: www.sieflas2018.com