Dante Kanayama oficializa a adoção dos critérios de avaliação de katas da FIJ na reunião dos delegados

Professor Dante Kanayama, coordenador de exames de graduação da FPJudô

Módulo realizado neste domingo lançou em caráter oficial o kata brasileiro em novo momento, colocando o Brasil em sintonia com os parâmetros mundiais

Gestão Esportiva
17 de fevereiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Registro – SP

Além das inovações apresentadas na Reunião dos Delegados 2020 em 19 de janeiro, na sala Morumbi do Pampas Palace Hotel de São Bernardo do Campo, o professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Dante Kanayama, coordenador de exames de graduação da FPJudô, informou oficialmente que a partir de agora passam a valer em São Paulo  os critérios de avaliação desenvolvidos pela comissão de kata da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Mesmo que um pouco tardia, a decisão da gestão técnica paulista finalmente nivelará o kata do Estado de São Paulo ao kata mundial, o que certamente projetará os paulistas nos pódios internacionais e permitirá que o Brasil obtenha resultados cada vez mais expressivos nas competições continentais e mundiais.

Enfático, num pronunciamento sucinto e extremamente objetivo, sensei Kanayama alertou os 16 delegados regionais que a partir de agora os critérios de avaliação do kata mudaram.

“Até hoje, os critérios de avaliação do kata eram muito subjetivos e o resultado das provas dependia muito do conhecimento de cada professor. Já há alguns anos a FIJ adota um critério mais objetivo, em que estabelece regras determinando o que é um erro grande, médio ou pequeno”, explicou o dirigente, que concluiu anunciando que o novo formato de avaliação já está valendo.

“Com este sistema, tanto o julgamento quanto os critérios de avaliação serão menos subjetivos e mais objetivos. A partir deste ano nós vamos introduzir esta nova metodologia, e peço a todos que fiquem atentos: quando for solicitada a presença dos professores de cada delegacia regional nos cursos e módulos de padronização, enviem examinadores experientes e acima de 3º dan”, concluiu Kanayama.

Módulo atinge metas e objetivos traçados

O módulo para padronização de avaliadores de kata, realizado neste fim de semana no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, alcançou todos os objetivos e metas traçados pela coordenação de cursos da FPJudô, e nele o coordenador de cursos da entidade detalhou os principais aspectos do revolucionário sistema de avaliação das competições de kata.

“Mais uma vez São Paulo sai na frente em busca de maior sintonia com o que há de mais correto e atual em nossa modalidade. Teremos um ano repleto de ações visando a implantar os critérios desenvolvidos pela Federação Internacional de Judô, mas estou certo de que na próxima temporada esta será mais uma página virada no sentido de colocar São Paulo e o Brasil nos degraus mais altos do pódio dos mundiais de kata”, previu Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô.

Nova ficha de avaliação de kata