Demian Maia promove seminário internacional de Aikidô em São Paulo

Mestre Donovan Waite (7º dan de Aikidô)

Academia Vila da Luta será palco do primeiro grande evento mundial com sensei Donovan Waite e Demian Maia

Aikidô
17/05/2018
Fonte MERLO COMUNICAÇÃO I Fotos PEDRO AOKI e FRANCISCO XAVIER CORDOBA
São Paulo – SP

Dois grandes nomes das artes marciais vão se reunir no Seminário Internacional de aikidô, que será realizado na Academia Vila da Luta, em São Paulo, no dia 30 de maio (quarta-feira, das 20h às 22h). O evento terá a presença do atleta Demian Maia (ícone do Jiu-Jitsu e referência internacional do MMA) e do sensei Donovan Waite (mestre 7º dan de Aikidô) que ministra seminários em diversos países no mundo num formato inédito de integração entre as artes marciais.

A iniciativa faz parte de um projeto inovador do professor de aikidô Kim Ruschel (que organiza o seminário itinerante que passará por diversas cidades do país) de tornar a arte marcial mais conhecida entre os brasileiros. Nos dias 26 e 27 de maio, o evento será realizado em Campinas. “O seminário é uma excelente oportunidade de apresentarmos os conceitos e o fundamento dessa arte marcial tão especial para todas as pessoas, e não só para os praticantes de aikidô”, ressalta Kim Ruschel.

Donovan Waite ministrando aula de armas

Para participar, o interessado deve ser praticante de aikidô e pagar uma taxa de inscrição para ter direito ao certificado. Para quem apenas quiser assistir o seminário é gratuito.

“Apesar da Academia Vila da Luta/Demian Maia Jiu-Jitsu ter como principal modalidade o jiu-jítsu brasileiro, acreditamos no caminho marcial como uma ferramenta de aperfeiçoamento pessoal. E isso não se restringe a apenas um tipo de luta. O principal objetivo da nossa academia é proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos que escolhem o caminho das artes marciais”, explica Demian Maia, proprietário da Academia Vila da Luta.

Para Demian Maia, cada aluno costuma se adaptar melhor a uma determinada arte marcial. “Por isso, oferecer a centenária arte do aikidô faz parte dessa nossa missão de trazer todos que gostem de treinar uma arte marcial para a academia, independente do estilo”, observa.

Radicado nos Estados Unidos, sensei Donovan é um velho conhecido dos aikidokas brasileiros

O seminário traz novamente a São Paulo o renomado sensei Donovan Waite, que vem ao Brasil há mais de 25 anos, mas estará pela primeira vez ensinando na Academia Vila da Luta. “O aikidô é uma arte que se especializou em técnicas de defesa. O objetivo é a imobilização do atacante, redirecionando o ataque de forma eficiente. Durante o treinamento, o ataque não deve ser revidado com violência, e sim, redirecionado de forma eficaz, aproveitando a força ou o movimento do atacante contra ele mesmo”, detalha o sensei Donovan Waite.

“O evento é voltado a todos os grupos e federações de aikidô do Brasil e contribui para a melhora do nível técnico nacional”, ressalta o professor Kim Ruschel. Fora o Japão, o Brasil ocupa hoje a terceira colocação em número de praticantes de aikidô no mundo, perdendo apenas para a França e Estados Unidos, respectivamente. Apesar de não existir estatísticas oficiais, estima-se que o país tenha cerca de 15 mil adeptos desta arte marcial japonesa. No mundo, a estimativa é que existam dois milhões de praticantes de aikidô.

O aikidô é considerado a “arte da paz” porque o objetivo da defesa é controlar a agressão sem lesar o oponente. Trata-se de uma arte marcial não competitiva, que foca na neutralização e imobilização do atacante. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sexo ou habilidade física. Sua prática é indicada para adultos de todas as idades, e até para as crianças, que aprendem logo cedo a evitar o confronto e controlar eventuais agressividades.

Budô

O aikidô foi criado e desenvolvido no Japão após a segunda guerra mundial por Morihei Ueshiba, a quem os praticantes se referem carinhosamente como Ô-Sensei, ou “grande mestre”. Antes de criar o aikidô o fundador estudou uma antiga arte marcial chamada Daito-ryu Aiki-jujutsu.

Foi criado como um caminho para a purificação do ser humano, que se chama Budô. O caminho da arte marcial é normalmente percorrido com intermináveis horas de treinamento, de repetição constante das técnicas, até se alcançar a perfeição, que nunca chega. Particularmente importante no aikidô é o “timing” da defesa, ou seja, o ajuste do tempo de execução da técnica de defesa. “Para que a defesa seja efetiva é necessário movimentar-se “antes” da finalização do ataque, redirecionando e neutralizando o atacante, usando o movimento de ataque contra o próprio atacante”, explica o professor.

O aikidô também se dedica ao estudo das armas. É praticado com a espada, bastão e faca, que normalmente são feitos de madeira por uma questão de segurança. Os praticantes treinam “katas” ou técnicas de corte com a espada, e os movimentos de ataque e defesa com o bastão. Os aikidokas também treinam defesas contra a espada, bastão e a faca.

Serviço

Seminário Internacional de Aikidô

Quando: 30 de maio (quarta-feira)

Onde: Academia Vila da Luta – Demian Maia

Endereço: Avenida Queiroz Filho, 886 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP

Horários: Das 20h às 21h – Aikidô e das 21h às 22h – Armas – Jô

Como se inscrever: (19) 98135 3815 (Kim Ruschel)

Valor da inscrição: R$ 95,00

Estacionamento e lanchonete no local