Eleições definem integrantes da nova Comissão de Atletas de Judô Eletiva

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes representante do Rio de Janeiro

Pleito aconteceu de forma virtual nos dias 27 e 28 de outubro e teve a participação de 756 eleitores. Foram eleitos 27 atletas para a CAJE. Confira a apuração dos votos

Gestão Esportiva
30 de outubro de 2020
Por LARA MONSORES / CBJ I Foto STAFF IMAGES / FLAMENGO
Rio de Janeiro – RJ

A Confederação Brasileira de Judô tem uma nova Comissão de Atletas eleita por voto direto dos atletas em pleito realizado nos dias 27 e 28 de outubro. Ao todo, 756 judocas brasileiros foram às urnas por meio da plataforma digital independente Elejaonline e escolheram 27 representantes para formar a Comissão de Atletas de Judô Eletiva (Caje). O grupo representará a classe dos atletas, com direito a voto, no próximo processo eleitoral dos poderes da CBJ.

“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pelo sucesso no projeto de seleção de nossa primeira comissão eletiva de atletas, tornando a governabilidade do judô nacional ainda mais democrática”, resumiu o judoca Victor Penalber, no parecer da Comissão Eleitoral que oficializou os vencedores da eleição.

Na eleição dos atletas, cada estado mais o Distrito Federal escolheu um representante, com exceção do Acre, que não inscreveu nenhum candidato. Em seguida, os atletas escolheram um representante medalhista olímpico.

“Esse processo eleitoral foi organizado pelo Conselho de Administração da CBJ, que redigiu o Regimento eleitoral aprovado em Assembleia em março de 2020, e conduzido pelo Conselho de Ética e pela Comissão Eleitoral, fazendo deste, um dos processos mais democráticos dos quais já tivemos o prazer de participar dentro da nossa entidade”, frisou o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.

Números gerais

Dos 756 atletas que participaram da eleição para os representantes dos estados, 132 vieram de São Paulo, estado que apresentou o maior número de eleitores, seguido pelo Pará, com 111 atletas votantes. Desse total de 756 votos, 10 foram votos em branco e 8 foram nulos.

Já a escolha do representante medalhista olímpico teve 718 votos computados. A mais votada foi a medalhista de bronze em Pequim 2008, Ketleyn Quadros, que recebeu 465 votos. O segundo mais votado foi Carlos Honorato (prata em Sydney), com 135 votos. Luiz Onmura (bronze em Los Angeles 1984) obteve 60 votos e Henrique Guimarães (bronze em Atlanta 1996) recebeu 30 votos. Votos em branco foram 12 e nulos foram 16.

Chama a atenção também o equilíbrio na divisão por gênero entre os eleitos. Dos 27 integrantes, 12 são mulheres e 15 são homens.

A média de idade da nova Comissão de Atletas da CBJ ficou em 26 anos. Os mais jovens são os atletas Felipe Morra Ornelas Lopes (Pernambuco), Priscila Vithória Lima Vieira (Roraima) e Maria Eduarda Pereira Hardman (Tocantins), todos com 18 anos. O atleta mais velho eleito para a Caje foi Marcio Flavio Andrea Pereira, do Mato Grosso do Sul, com 41 anos.

Além de Ketleyn, a Caje terá outros três medalhistas olímpicos: Sarah Menezes, que venceu a disputa pelo representante do Rio de Janeiro; Felipe Kitadai, que ganhou no Rio Grande do Sul; e Rafael Silva “Baby”, vitorioso em São Paulo. Confira abaixo a lista completa.

Atletas eleitos para a CAJE
Alagoas – Jorge Paulo Alves de Lima (13 votos)
Amapá – Júlio de Oliveira Vilhena (45 votos)
Amazonas – Rafaela de Araújo Barbosa (5 votos)
Bahia – Isadora Caroline Macário Souza (12 votos)
Ceará – Glaucia da Silva Lima (41 votos)
Distrito Federal – Luiza Cristina Mota (5 votos)
Espírito Santo – Edivaldo Medeiros do Amaral (6 votos)
Goiás – Carlos Henrique Campos de Carvalho (10 votos)
Maranhão – Adryelly Karolynny Santos Pinheiro (4 votos)
Mato Grosso – Diego Nunes Camargo (11 votos)
Mato Grosso do Sul – Marcio Flavio Andrea Pereira (18 votos)
Minas Gerais – Eduardo Bettoni da Silva (14 votos)
Pará – Milton Rafael Ribeiro de Miranda (71 votos)
Paraíba – Jayane Kelly dos Santos Lima (5 votos)
Paraná – Natasha Padilha Ferreira (26 votos)
Pernambuco – Felipe Morra Ornelas Lopes (19 votos)
Piauí – Lucas Damasceno Paz (14 votos)
Rio de Janeiro – Sarah Gabrielle Cabral de Menezes (36 votos)
Rio Grande do Norte – Felipe Augusto Farias Bezerra (8 votos)
Rio Grande do Sul – Felipe Eidji Kitadai (31 votos)
Rondônia – Amanda de Oliveira Arraes (4 votos)
Roraima – Priscila Vithória Lima Vieira (2 votos)
Santa Catarina – Rafael Bini Prada (12 votos)
São Paulo – Rafael Carlos da Silva (67 votos)
Sergipe – Alex Anjos de Menezes (9 votos)
Tocantins – Maria Eduarda Pereira Hardman (5 votos)
Medalhista olímpica – Ketleyn Lima Quadros (465 votos)