Eliza Ramos vence francesa de virada e conquista terceiro bronze do Brasil e do Time Judô Rio no Mundial Sub 21

Nas quartas-de-final Eliza venceu a alemã Rafaela Igl por wazari © Marina Mayorova

Em Ólbia, na Itália, a atleta do Flamengo juntou-se a Rafaela Batista (Instituto Santa Cruz) e Luana Carvalho (Umbra/Vasco) no hall dos medalhistas. Competição termina neste domingo com a disputa por equipes

Fonte Valter França
9 de outubro de 2021 / Rio de Janeiro

Os judocas filiados à FJERJ representaram muito bem o Brasil no Campeonato Mundial Júnior, de Ólbia, na Itália. Os três bronzes assegurados para o judô brasileiro, foram conquistados por três judocas do Time Judô Rio. Depois de Rafaela Batista (48kg Instituto Santa Cruz de Esportes) e Luana Carvalho (70kg Umbra/Vasco) – além do 7º lugar de Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), o melhor desempenho no segundo dia do torneio – subirem ao pódio, neste sábado (9), foi a vez da meio-pesado Eliza Ramos, de apenas 18 anos, atleta do Flamengo, conquistar o terceiro bronze do Brasil na competição sub 21.

“Parabéns para Eliza, Luana e Rafaela! Uma grande competição realizada pelas três, principalmente considerando o contexto de pandemia e a falta de competições que essa categoria sofreu nos últimos meses. Mas temos que parabenizar também aos professores que trabalham com elas e as incentivam e aos três clubes – Instituto Santa Cruz de Esportes, Umbra/Vasco e Clube de Regatas do Flamengo, sem esquecer do Instituto Reação, é claro – diferentes que realizam um trabalho muito sério da formação de atletas. A FJERJ tem trabalhado incessantemente para fortalecer as agremiações e o resultado está aí”, disse Jucinei Costa, presidente do Judô Rio.

A medalha de Eliza, fechando as competições individuais do torneio, veio com muita superação e determinação da judoca brasileira, que levou um wazari faltando apenas 48 segundos para o fim da luta contra a francesa Liz Ngebeleya. Eliza não se abateu e apenas 16 segundos depois buscou o empate para levar a decisão ao tempo extra. Melhor fisicamente, Eliza foi para cima e conseguiu uma bela projeção para vencer Ngebeleya por ippon e garantir-se no pódio de seu primeiro mundial júnior.

Pódio do meio-pesado com Van Yael (HOL), Anna Olek (ALE), Raffaela Igl (ALE) e Eliza Ramos (BRA) © Marina Mayorova

A única derrota da judoca do Flamengo na competição foi para a número um do mundo e campeã europeia, Ana Monta Olek, da Alemanha, que terminou o Mundial em primeiro lugar. Nas preliminares, Eliza venceu a israelense Yuli Alma Mishiner por wazari e bateu a alemã Rafaela Igl, também por wazari, nas quartas-de-final.

Eliza Ramos é atleta do Clube de Regatas do Flamengo, onde é treinada pela técnica Rosicléia Campos, coordenadora da seleção feminina do Brasil. Ela começou no judô aos 11 anos, em um projeto na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, onde reside.

O Campeonato Mundial Júnior de Judô continua neste domingo (10), com a competição por equipes mistas a partir das 5h da manhã, no horário de Brasília. O Brasil participará com sua equipe completa e terá todas as três medalhistas reforçando o time. A estreia é contra a seleção de Quênia, nas oitavas-de-final. Na competição por equipes mistas, cada time é formado por seis judocas, sendo três homens e três mulheres nos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg.

Perfil da Medalhista

ELIZA RAMOS – @Eliza_carolina_
Nome completo: Eliza Carolina Ribeiro Ramos
Nascimento: 21/05/2003 (18 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ
Clube: Clube de Regatas do Flamengo – FJERJ – RJ
Técnica: Rosicléia Campos
Categoria: Meio-Pesado 78kg
Kumikata: Destra
Tokui-waza: O-soto-gari
O que seria, além de judoca: Goleira de futebol
Judoca que mais lhe inspira: Rafaela Silva
Início no judô: Comecei através de um projeto que tinha na comunidade da qual eu vim. Iniciei aos 11 anos. Iniciei na Umbra, no Rio de Janeiro, com a sensei Soraya Amorelli.
O que mais aprecia no judô: O espírito de equipe, a vontade de cada vez mais ir conquistando as coisas, o comprometimento e lutar.