Esporte Clube Pinheiros garante dobradinha brasileira no Grand Slam de Paris

Beatriz Souza joga Sonia Asselah de ippon na disputa do bronze

Representado por 16 atletas, Brasil conquista dois bronzes no primeiro grand slam da temporada, com as judocas pinheirenses Larissa Pimenta(52kg) e Beatriz Souza (+78kg), e termina a disputa na 19ª colocação

Grand Slam de Paris 2020
11 de fevereiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos MOELLER LARS, DI FELICIANTONIO EMANUELE e SABAU GABRIELA
Curitiba – PR

Em seu primeiro grande desafio nesta temporada olímpica, a seleção brasileira de judô apresentou rendimento bem abaixo do esperado. O mais alarmante é que, com exceção das categorias meio-leve e pesada femininas – nas quais o Brasil conquistou o bronze e os quinto lugares conquistados por Sarah Menezes e Rafael Silva –, nenhum dos atletas da equipe comandada pelo professor Ney Wilson se classificou entre os sete primeiros colocados.

Outro fato que preocupa muito é que o Brasil foi à França com força máxima, enquanto o Japão, por exemplo, competiu com uma equipe intermediária. A única brasileira ausente em Paris foi a gaúcha Mayra Aguiar, nona colocada no ranking olímpico do meio-pesado.

Sarah Menezes e Larissa Pimenta se enfrentaram na disputa do bronze

A competição realizada na icônica Arena Paris Bercy recebeu 680 atletas de 115 países e cinco continentes e mostrou várias peculiaridades, como a equipe do Kosovo, que com três judocas apenas, conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e uma de bronze, assegurando a sétima colocação.

O Canadá assumiu o protagonismo no continente americano, alcançando a quarta colocação geral na disputa. O time canadense desembarcou em Paris com 12 atletas e conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze, além de dois quintos lugares e uma sétima colocação.

Beatriz comemora a segunda medalha da temporada

Medalhas do Brasil

A disputa de bronze da categoria meio-leve feminina colocou duas gerações de judocas brasileiras frente a frente. De um lado, a jovem Larissa Pimenta, de apenas 20 anos, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e atual 7ª colocada no ranking olímpico. Do outro, a campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, que aos 29 anos é a atual 32ª colocada no ranking olímpico.

Após fazerem um confronto bastante equilibrado, com as duas judocas se estudando muito, a arbitragem foi distribuindo shidôs, e a luta terminou empatada no tempo normal. No golden score a atleta do Esporte Clube Pinheiros mostrou mais determinação, impôs seu ritmo e venceu a judoca do Clube de Regatas Flamengo com um wazari, garantindo o bronze e pontos valiosos na corrida olímpica.

Sarah Menezes assegurou a quinta colocação

Outra representante da nova geração do judô brasileiro, a peso pesado Beatriz Silva, conquistou a medalha de bronze jogando Sonia Asselah, da Argélia, de ippon.

A judoca de 21 anos começou o dia vencendo suas três primeiras adversárias: Nazgul Maratova, do Cazaquistão; Lea Fontaine, da França; e Nihel Cheikh Rouhou, da Tunísia. Na semifinal, porém, foi superada pela a francesa Romane Dicko, que foi a campeã da categoria. Na repescagem, Beatriz aplicou um ippon em Sonia Asselah, da Argélia, e garantiu a medalha e 500 pontos no ranking olímpico.

Rafael Silva assegurou a quinta colocação

Presença pinheirense nos tatamis

O Esporte Clube Pinheiros mantém a tradição de principal força do judô do alto rendimento no Brasil. Dos 16 judocas que foram a Paris, nove defendem o clube paulista, ou seja, 57% da seleção brasileira.

A presença dos pinheirenses no pódio foi ainda mais expressiva, já que as duas judocas do clube paulistano garantiram todas as medalhas brasileiras.

Judocas brasileiros no Grand Slam de Paris 2020

MASCULINO

Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudô)
Willian Lima (66kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Michael Marcelino (73kg/Sesi-SP/FPJudô)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Leandro Guilheiro (81kg/EC Pinheiros/FPJudô)
David Moura (+100kg/Instituto Reação/FJERJ)
Rafael Silva (+100kg/EC Pinheiros/FPJudô)

O pódio do peso meio-leve

FEMININO

Sarah Menezes (52kg/CR Flamengo/FJERJ)
Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
Samara Oliveira (63kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Mariana Silva (63kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/FPJudô)

O pódio do peso pesado