Fabricantes licenciados fortalecerão a identidade e o processo de consolidação institucional da ITKF

A Dankana possui uma linha completa de karategis e acessórios para esportes de combate © Divulgação

Com base na iminente retomada pós-pandemia, o comitê executivo da Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) iniciou a homologação de marcas que poderão atuar na modalidade

Por Paulo Pinto / Global Sports
30 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)

A Bushido é uma das marcas mais tradicionais na África e na Ásia © Divulgação

Após um primeiro mandato coroado de êxito e com o abrandamento das restrições impostas pela pandemia da covid-19, a diretoria da International Traditional Karate Federation (ITKF) começa a retomar os projetos que visam a fortalecer a identidade e o processo de consolidação da entidade em todo o planeta. É mais um passo na jornada iniciada após as eleições gerais de 2017, às quais se seguiram os trabalhos de reunificação do karatê-dô tradicional.

Entre as inovações previstas para esta retomada está a homologação de karategis e acessórios de proteção imprescindíveis para a prática e a disputa de competições de kumitê.

A Kimonos Yama produz kimonos para o karatê-dô tradicional desde 2001 © Divulgação

Seguindo o modelo adotado pelas principais entidades esportivas internacionais, a diretoria executiva da ITKF achou por bem licenciar fabricantes dispostos a desenvolver produtos que atendam a especificações, padrões e normas de segurança estabelecidos pela federação internacional. Três marcas já aderiram ao processo de licitação iniciado no primeiro semestre de 2021: Dankana Produtos para Artes Marciais, de Erechim (RS); Bushidô Martial Arts Sport Wear, do Cairo (Egito); e Yama Kimonos, de Curitiba (PR).

Laudi Spironello, diretora comercial da Dankana Produtos para Artes Marciais, vê na parceria a possibilidade de conquistar novo mercado fora do Brasil e somar esforços ao processo de fortalecimento da ITKF.

A Dankana aposta na retomada dos eventos presenciais da ITKF © Divulgação

“Nosso objetivo é fornecer karategis de qualidade e durabilidade para praticantes de karatê”, explicou. “Queremos que os atletas tenham melhor rendimento nos treinos e competições vestindo uniformes que correspondam às suas necessidades e expectativas. Essa parceria entre Dankana e ITKF fará com que as duas marcas tenham interação maior com os amantes das artes marciais, dando maior visibilidade ao karatê-dô tradicional. Queremos mostrar que a formação do caráter também está na conscientização em adquirir produtos que tenham vida útil estendida e diminuição expressiva no descarte de materiais têxteis.”

Mohamed Fawzy, diretor industrial da egípcia Bushidô, destaca que a modernização da linha de produtos é uma das principais metas de sua empresa.

Mohamed Fawzy go-dan (5th dan) black belt and executive director of Bushido Martial Arts Sports Wear © Disclosure

“Atuamos no segmento de karategi desde 2005”, contou. “Na verdade, herdei uma fábrica de roupas da minha família, mas preferi desenvolver uma linha específica de vestimentas para a prática de artes marciais. Desde o início focamos o desenvolvimento de produtos com base na inovação, utilizando o melhor material do mercado. Estamos em constante progresso para acompanhar as últimas tendências do universo das artes marciais e da linha esportiva.”

Para Daniel Henrique Laurindo, diretor executivo da Yama Kimonos, a homologação de sua empresa pela ITKF representará maior inserção de sua marca no mercado internacional.

A linha de produção da Kimonos Yama atende todos os esportes de combate © Divulgação

“A história da Yama Kimono começou em 1987, com a fabricação exclusiva de kimonos e faixas para praticantes de judô”, lembrou. “Posteriormente partimos para a fabricação de camisetas institucionais para eventos realizados em São Paulo e Paraná. Somente em 1994 fundamos a empresa que deu origem à Kimonos Yama e há 27 anos atuamos com a mesma razão social. Desenvolvemos um trabalho em conjunto com a ITKF desde o campeonato mundial realizado em 2001, em São José dos Pinhais.”

Laudi Spironello acrescentou que a sua empresa iniciou a aproximação com o karatê tradicional a partir do contato com o Federação de Karatê Tradicional no Estado do Rio Grande do Sul. “Produzimos nossos karategis em parceria com atletas e senseis especialistas nesse estilo de karatê, ajustando todos os detalhes para que os uniformes fossem sua segunda pele. Essa escolha da ITKF para que sejamos um de seus fornecedores é uma grande recompensa ao trabalho que desenvolvemos até aqui. Entretanto, sabemos que a visibilidade será ainda maior e por consequência a exigência por kimonos produzidos com excelência.”

Hakama de sarja forte da Dankana © Divulgação

O mercado de lutas já ensaia a retomada mundial dos eventos esportivos presenciais. Com base nisso, a Dankana está pronta para promover e realizar vendas de forma virtual.

“A Dankana sempre procurou estar presente nos eventos de karatê que se realizam no Brasil. Aguardamos a retomada dos campeonatos presenciais para podermos levar nossos produtos para mais perto dos atletas, possibilitando dessa forma que os praticantes conheçam a linha completa de karategis Dankana Tradicional e Premium, desenvolvidos com tecidos sarja forte, canelado, PA, K10 (lona média) e K12 (lona pesada). Desde 2018 vendemos pelo site www.dankana.com.br e estamos em constante atualização, apresentando produtos com fotos atrativas, descrições detalhadas e tabela completa de medidas. Além do site, a Dankana está presente em diversas outras plataformas digitais e com atendimento especializado pelo WhatsApp, no qual todas as dúvidas são rapidamente esclarecidas”, disse a empresária.

Faixas da Bushido com a etiqueta licenciada pela ITKF © Divulgação

Daniel Laurindo explicou que hoje sua empresa atua em todo o segmento de luta e que a parceria com a ITKF projetará a Kimonos Yama em todos os países onde a entidade atua. “Hoje fabricamos kimonos e materiais de proteção para a prática do judô, karatê, jiu-jitsu, aikidô, taekwondo e hapkidô. Atendemos pedidos de todo em o Brasil, e já exportamos regularmente para o México, Japão e parte da Europa”, adiantou o industrial, que pretende abocanhar parte do mercado do karatê tradicional mundial.

“A nossa linha de produtos desenvolvidos para o ITKF conta com karategi start em algodão; o PA, produzido em lona de poliéster e algodão; o médium canvas, de lona 10; e o heavy canvas, de lona 12. Temos também vários itens de proteção.”

Calças da Dankana com a etiqueta licenciada pela ITKF © Divulgação

Faixa preta go-dan (5ª dan) Mohamed Fawzy destacou que a atenção aos detalhes em todas as etapas de produção é uma das principais características de sua marca. “É por isso que estamos ansiosos para desenvolver uma linha específica para a ITKF, que ateste o potencial do karatê tradicional de forma diferente. É claro que esperamos obter lucro por meio desta parceria, mas a nossa proposta é desenvolver um relacionamento sólido, fidelizando grande parte desse mercado”, disse o empresário que é também um dos principais formadores de atletas do Egito.

Laudi Spironello assegura que a Dankana está com tudo pronto para atender karatekas do mundo todo por meio do seu portal. “Adequamos nossos karategis ao layout da ITKF, com bordado e etiqueta exclusivos para vendas para o exterior. O produto pode ser escolhido no site e pago pela plataforma PayPal.”

Karategi da Yama com a etiqueta licenciada pela ITKF © Divulgação

A fabricante gaúcha enumerou a variedade de produtos da empresa. “Além dos karategis e faixas, dispomos de uma linha composta de camisetas, corta-vento, bonés e protetores bucais, de mão, de canela e de seios. Na nossa linha de presentes, disponibilizamos a personalização de porta-faixas e medalhas. Além desses itens pessoais, contamos com uma linha decorativa para dojôs, como a kamidaná de madeira e o dojo-kun de bambu, gravado a laser com letras em baixo e alto relevo.”

Além dos produtos de karatê, a Dankana fabrica material esportivo, hakama e kimonos para a prática de jiu-jitsu, taekwondo, hapkidô, aikidô, arnis kali e shorinji kempo.

O executivo da Bushidô mencionou ainda a importância de obter a homologação de uma das duas principais entidades de administrações do karatê mundial. “Destaco a possiblidade de melhor planejamento industrial em função dos calendários esportivos e as vendas expressivas por meio da participação de eventos oficiais da ITKF, como campeonatos mundiais e continentais, torneios regionais nos países filiados, cursos técnicos e de arbitragem e seminários, entre outros, disse Fawzy.