Federação Francesa de Karatê Tradicional realiza em Paris o 28º ITKF International Camp Training

Em ambiente familiar e descontraído o presidente da ITKF com crianças que participaram de uma das etapas do curso

O treinamento realizado na França reuniu 40 instrutores de dez países e abordou aspectos mais profundos do karatê, apontando um futuro promissor para a ITKF

28º ITKF International Camp Training
23 de julho de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

Organizado pela Federação Francesa de Karatê Tradicional (FFKT) sob a chancela da International Traditional Karate Federation (ITKF), realizou-se em Paris, de 7 a 10 de julho, o 28º Treinamento Internacional de Karatê Tradicional.

Rick Jorgensen trabalhando a dinâmica corporal

O curso teve como foco principal o aperfeiçoamento de instrutores e estabeleceu um horário específico só para faixas-pretas e outro para todos os praticantes interessados. Houve aulas teóricas e práticas, curso e exame para árbitros internacionais e exame de graduação da ITKF.

O seminário contou também com uma ótima conferência ministrada pelo sensei Eyal Nir, de Israel, intitulada Budo for Life.

Treinamento de kumitê, foco e zanshin com os senseis Gomez da Argentina e Lotfi da Tunísia, no curso ministrado em Paris

O curso reuniu cerca de 40 instrutores da França, Israel, Tunísia, Argélia, Sudão, Argentina, Japão e Egito e foi ministrado pelos senseis Rick Jorgensen (Canadá) e Gilberto Gaertner (Brasil).

Os dirigentes da Federação Francesa de Karatê Tradicional e organizadores do curso foram capitaneados pela competente sensei Sandrine El Marhomy, que juntamente com seus filhos e alunos criaram um ambiente familiar e acolhedor para a realização do curso.

Lotfi (Tunísia), Abdo (França), Bouguettaya (Argélia), Gaertner (Brasil), Hassan (Egito), Eyal Nir (Israel) e Thomas (França)

Para o sensei John Kataoka, presidente da Federação Japonesa de Karatê Tradicional (JFTK), além de atender plenamente à expectativa, o curso apresentou excelente conteúdo.

“O que mais gostei no treinamento internacional deste ano foi a concentração dos instrutores nos aspectos mais profundos do karatê tradicional, como ocorria nos velhos tempos do sensei Hidetaka Nishiyama”, afirmou o dirigente japonês.

Jorgensen trabalhando a transição

Sensei Justo Gomez, da Federação Argentina, destacou a excelente organização do evento feita ela sensei Sandrine El Marhomy e sua equipe.

“Gostei muito da forma como foram trabalhados os aspectos técnicos e filosóficos do karatê tradicional pelos ministrantes. Em particular o estudo mais detalhado a respeito do kogo e uma nova abordagem para treinamento e aplicação de katas”, pontuou o dirigente sul-americano.

Sensei Eyal Nir de Israel ministrando conferência sobre o Budô

Em sua avaliação sobre o camp, sensei Sandrine El Marhomy, anfitriã e organizadora do evento, destacou a participação de vários países.

“Estou muito feliz com o seminário realizado em Paris. Foi um evento de altíssimo nível técnico. No encontro enfatizamos posições, transição, geração de força e respiração, o que é muito importante para todo karateca. Percebemos que todos os participantes realmente apreciaram e aprovaram o conteúdo apresentado pelos palestrantes. A participação de diferentes países mostra que o Treinamento Internacional de Karatê Tradicional está crescendo e que a ITKF tem um futuro brilhante”, considerou a dirigente francesa.

Senseis Hassan (Egito) e Lotfi (Tunísia) recebendo seus diplomas de graduação da ITKF, ladeados pelos professores Jorgensen, Samir, Gaertner, Bougettaya e Hassan

Para o presidente da ITKF o seminário realizado na França foi muito importante para dar continuidade ao trabalho iniciado naquele País pelo saudoso sensei Ibrahim El Marhomy, e que está sendo continuado por sua família.

“Foi um evento bastante seletivo, mas muito representativo, pois contou com professores de 10 países. O conteúdo trabalhado foi bem profundo e enfocou aspectos técnicos, fisiológicos e biomecânicos do karatê tradicional. Saio daqui muito satisfeito com o evento e principalmente com o clima de cordialidade entre os participantes. Creio que estamos no caminho certo e vamos nos fortalecendo a cada dia”, detalhou Gilberto Gaertner.

Treinamento do kogo kumitê com sensei Jorgensen

Sensei Lotfi (Tunísia), Makam (Sudão) e Bouguettaya (Argélia) aguardando a conferência sobre Budô

No jantar de confraternização Bouguettaya (Argélia), Lotfi (Tunísia), Gaertner (Brasil), Jorgensen (Canadá), Gomez (Argentina) e Hassan (Egito)

Jantar de confraternização no Dojô El Marhomy