Federação Gaúcha de Judô inicia o ano com cursos e competições

Moacir Mendes ministrará curso em Tramandaí neste fim de semana

Em Tramandaí, a FGJ realiza o credenciamento técnico e a Copa Abertura, certame que vale pontos para o ranking estadual

JUDÔ ESTADUAL
23/02/2018
Fonte MOACIR MENDES/FGJ I Foto FERNANDA DAVOGLIO/SOGIPA
Porto Alegre – RS

A temporada de judô no Rio Grande do Sul começa para valer neste fim de semana. A partir de agora, cursos e competições voltam a ser rotina para judocas e entusiastas da modalidade no Estado após dois meses de “férias” em meio ao quente verão gaúcho.

Neste sábado, na praia de Tramandaí, a Federação Gaúcha de Judô realiza seu primeiro evento externo: o credenciamento técnico. O curso, voltado a treinadores, auxiliares, árbitros e candidatos à faixa preta, será ministrado pelo professor Moacir Mendes Júnior. Ex-atleta da seleção brasileira, que atualmente integra a comissão técnica da Sogipa e é um dos maiores especialistas em ne-waza do país.

No domingo seguinte, um momento esperado para os judocas em geral: a Copa Abertura. Como já é tradição, a competição também ocorre em Tramandaí, uma das principais cidades do Litoral Norte do Estado. A competição já vale pontos para o ranking estadual de 2018 e reunirá mais de 500 atletas de todas as partes do Estado.

A rotina segue. No fim de semana seguinte, a FGJ promove o primeiro módulo do Curso de Capacitação Técnica, também voltado aos professores do RS. Já no dia 10, o sensei Edison Minakawa ministrará a Clínica de Arbitragem para os árbitros do Estado, em Porto Alegre. Ainda em março, um grupo de atletas da base viaja para estágio com a Seleção Brasileira na Croácia e os atletas também terão a oportunidade de disputar a seletiva para o Brasileiro Regional, além da segunda etapa do circuito estadual, a Super Copa Bento Gonçalves.

“A temporada está iniciando com diversas oportunidades para os nossos judocas e professores se aperfeiçoarem. É uma premissa nossa, este investimento de conhecimento”, destacou o presidente da FGJ, César Cação. “São ações que têm reflexo direto nos treinamentos e, consequentemente, nos tatames ao longo das competições do ano”, concluiu.