Federação Mineira de Judô promove clínica de arbitragem e capacitação técnica

O árbitro carioca Chuno Wanderlei Mesquita

Além de promover atualização e capacitação dos árbitros mineiros, em Belo Horizonte o professor Chuno Mesquita pretende esclarecer dúvidas sobre as recentes mudanças nas regras

Judô Estadual
14/02/2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
Belo Horizonte – MG

Com apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federação Mineira de Judô (FMJ) realizará as clínicas de arbitragem e capacitação técnica no dia 17 de fevereiro no Auditório da Escola de Educação Física da UFMG.

A clínica de arbitragem será apresentada pelo experiente árbitro FIJ A e kodansha 7º dan, Chuno Wanderlei Mesquita, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense que, durante 21 anos, também foi professor de judô na Universidade Castelo Branco. Como árbitro, atuou em vários campeonatos mundiais e nas paralimpíadas de Atenas 2004 e Londres 2012.

Na avaliação de Nédio Henrique Mendes Pereira, presidente da FMJ, a clínica de arbitragem atende ao projeto de atualização dos árbitros que atuam no Estado.

“Nossa proposta é de que o professor Chuno Mesquita possa promover a atualização e a capacitação dos árbitros que já atuam, ou desejam ingressar no quadro de árbitros da FMJ”, disse o dirigente.

Para o renomado árbitro FIJ A, o encontro com os colegas mineiros será extremamente oportuno, já que recentemente ocorreu o seminário internacional de arbitragem da FIJ que apresentou mudanças nas regras.

“Como acontece tradicionalmente, em todo início de temporada a Federação Internacional de Judô promove alterações nas regras visando aumentar a dinâmica da competição. Todas as mudanças serão amplamente discutidas no encontro que acontecerá neste fim de semana em Belo Horizonte”, disse Mesquita.

Chuno Mesquita com colegas FIJ A Edilson Hobold, Takeshi Yokoti, Jéferson Vieira, José Pereira e Aloísio Short no Campeonato Brasileiro Sub 13

Curso de Capacitação Técnica

Em paralelo à clínica de arbitragem, a Federação Mineira de Judô realizará o curso de capacitação técnica para oficiais técnicos de mesa.

O curso será ministrado pelos professores Sidnei Tavares de Souza, Pedro Henrique Leite Barroso e Samuel de Castro Carvalho Lima, sob supervisão do coordenador técnico da FMJ, Prof. Edmilson Leite Guimarães.

Os dois eventos serão realizados na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o horário de ambas atividades será das 08hs às12hs e 13h00 às 17hs.

A UFMG está localizada na Avenida Presidente Carlos Luz, 3502, no bairro Alto Caiçara, em Belo Horizonte (MG).

Maiores informações na secretaria da Federação Mineira de Judô

Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000 Sala 415 – Mineirinho – Pampulha Belo Horizonte – MG

Fone: (31) 3441-4907 – e-mail: fmj@judomineiro.com.br

Horário: de segunda a sexta-feira entre 12h00 às 17h00