Federação Paranaense de Karatê realiza primeira etapa do campeonato de kata virtual

Sensei Aldo Lubes, presidente da FPRK

Competição inédita realizada e em três etapas valerá pontos para o ranking estadual e apontará o campeão de kata do Paraná de 2020

Karatê Paranaense
16 de julho de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

A direção técnica da Federação Paranaense de Karatê (FPRK) realizou no último sábado (11) a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Kata virtual. Idealizada pelo professor Aldo Lubes, presidente da entidade, a competição surgiu da necessidade de isolamento e distanciamento social imposta pela pandemia da covid-19.

Natália Lachovicz Ferreira Chichos

Assim como outras modalidades de luta, o karatê tem o kata como uma das formas de competição, considerada olímpica atualmente. Segundo José Carlos Alves de Oliveira, diretor de arbitragem da FPRK, o kata “é uma sequência de movimentos, técnicas de ataque e defesa, cuja finalidade é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado das técnicas e fundamentos da arte, com ênfase na defesa pessoal e, simultaneamente, na experiência de luta”.

José Carlos Alves de Oliveira, diretor de arbitragem da FPRK

O kata possibilita a realização de torneios virtuais com mais facilidade, os quais têm acontecido amplamente pelo Brasil. O Campeonato Paranaense de Kata virtual realiza-se num grupo do WhatsApp no qual os competidores enviam vídeos que são expostos para todos os participantes. Em tempo real, os atletas são julgados por dois grupos de cinco árbitros. As categorias apresentam-se em ordem crescente de idade, com atletas da base e da categoria especial.

Victor Gabriel Sampaio da Silva

De acordo com José Carlos Alves de Oliveira, era preciso encontrar uma forma de manter acesa a chama do karatê nos alunos e professores, pensando também em ajudar os profissionais que foram duramente atingidos pela pandemia. A inscrição para cada uma das três etapas do campeonato custa 30 reais e o total arrecadado será revertido integralmente aos professores, que podem cobrar inscrição dos alunos que têm condição de pagar e dispensar a cobrança dos que não podem.

Paulo César Mucelin, árbitro A Pan-Americano e CBK – Chefe do tatami 1

Para inscrever-se no campeonato, os atletas e professores devem acessar o Sistema SemPai desenvolvido pela empresa Bureau Soft Informática. A plataforma já era utilizada nos eventos presenciais e agora recebeu links para os árbitros darem as notas e um programa que calcula as médias automaticamente, fornecendo os resultados em tempo real. Os certificados serão disponibilizados no sistema para todos os medalhistas.

Maria Janaina Rocha Dantas

O diretor de arbitragem da FPRK explicou que os clubes foram liberados da anuidade 2020, e já foi elaborado um protocolo específico para karatê para reabertura das academias após a liberação pelas autoridades.

José Carlos concluiu enfatizando a importância dos eventos online. “O envolvimento no campeonato mantém os senseis em contato com seus alunos, corrigindo movimentos e posturas por meio do vídeo, até que eles cheguem ao ponto desejado. Grande parte dos alunos de academias deixou de treinar e de pagar suas mensalidades. As aulas online justificam a reversão das inscrições para os professores.”

Árbitro Carlos César de Souza

Árbitros que atuaram no certame

Entre os árbitros que atuaram na primeira etapa do Campeonato Paranaense de Kata virtual estavam Alcemir Lissandreti, 3° dan (Cascavel); Aníbal de Jesus Severo, 5° dan (Paranaguá); Carlos César de Souza, 4° dan (Campo Mourão); Dante Maciel Klein, 1° dan (São João); Elieso Rodrigues de Souza, 4° dan (Foz do Iguaçu); Gilmarcos de Bastos, 7° dan (Curitiba); Jorge Arnaldo Soviersoski, 5° dan (Colombo); Paola Oliveira dos Santos, 2° dan (Araucária); Paulo César Mucelin, 5° dan (Cascavel); Sandro Rodrigues Sobrinho, 1° dan (Ponta Grossa) e Valmir de Souza Penteado, 5° dan (Cascavel).

Maria Eduarda Moura dos Santos

Classificação Final – 1ª Etapa

NOVOS KATA – 6/10 ANOS – FEMININO
Isabelly Redivo Leite – Dojô Akio (Astorga)
NOVOS KATA – 6/ 10 ANOS – MASCULINO
Beijamim Gabriel Pinto Miranda – Vale do Tigre (Paranaguá)
NOVOS KATA – 11/ 14 ANOS – FEMININO
Gabrielly Ribeiro Gorchakoski – APAK (Ponta Grossa)
NOVOS KATA – 11/ 14 ANOS – MASCULINO
Eduardo dos Santos Sobrinho – APAK (Ponta Grossa)
ESPECIAL KATA – 11/ 14 ANOS – FEMININO
Ana Laura Schluga de Oliveira – Morgenau (Curitiba)
ESPECIAL KATA – 11/ 14 ANOS – MASCULINO
Wesley Paschoal – Brasil Fitness (Cascavel)
NOVOS KATA – 15/ 18 ANOS – FEMININO
Thaynara Pinheiro de Souza – APAK (Ponta Grossa)
NOVOS KATA – 15/ 18 ANOS – MASCULINO
Danilo Socher – Morgenau (Curitiba)
ESPECIAL KATA – 15/ 18 ANOS – FEMININO
Brenda Steffany Garret – APAK (Ponta Grossa)
ESPECIAL KATA – 15/ 18 ANOS – MASCULINO
Paulo Henrique Castegnaro da Silva – Brasil Fitness (Cascavel)
NOVOS KATA – 19/ 45 ANOS – FEMININO
Maria Eduarda Moura dos Santos – Vale do Tigre (Paranaguá)
ESPECIAL KATA – 19/ 45 ANOS – FEMININO
Dayana de Souza Pentado Carvalho – Brasil Fitness (Cascavel)
ESPECIAL KATA – 19/ 45 ANOS – MASCULINO
Sandro Rodrigues Sobrinho – APAK (Ponta Grossa)
ESPECIAL KATA – 46 ANOS ACIMA – MASCULINO
Samuel Aparecido Teixeira – Dojo Akio (Astorga)

Jorge Arnaldo Sovierzoski, vice-diretor de arbitragem da FPRK e árbitro A CBK

Danilo Socher

Gilmarcos de Bastos, diretor técnico da FPrK e chefe do tatami 2

Cristian Beletini