FPrJ dá início ao Campeonato Paranaense Funcional de Judô com aproximadamente 170 inscritos

Apenas no primeiro dia da competição, aproximadamente 3.500 pessoas visualizaram a transmissão da competição ao vivo pelo YouTube

Judô paranaense
9 de setembro de 2020
Por ISABELA LEMOS I Artes GUSTAVO BATISTA
Curitiba – PR

Para comemorar o mês do judô, a Federação Paranaense de Judô (FPrJ) lançou seu primeiro campeonato online: o Campeonato Paranaense Funcional de Judô. Realizado em forma de treinamento funcional, o certame é dividido por tempo e rounds e requer demonstração de golpes e exercícios. A competição será classificatória para o Campeonato Brasileiro Funcional Virtual e tem o mesmo formato aplicado ao que foi realizado na região Norte.

Transmitida por meio do YouTube da FPrJ, a competição iniciou no último sábado (5) com a fase eliminatória. O campeonato acontecerá ao longo de todos os finais de semana do mês de setembro, sendo a final realizada em 26 e 27 de setembro. Apenas no primeiro dia da competição, aproximadamente 3.500 pessoas visualizaram a transmissão ao vivo no YouTube.

Luiz Hisashi Iwashita, presidente da Federação Paranaense de Judô (FPrJ)

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luiz Hisashi Iwashita, esta é uma oportunidade para os paranaenses retomarem o espírito competitivo com segurança e respeitando o isolamento social.

“Realizar este campeonato exigiu muito esforço por parte de uma equipe que compõe diversos departamentos da federação. A iniciativa é fundamental para que seja mantida acesa a chama da prática do judô no Paraná. Agradeço a participação de todos os organizadores, árbitros, competidores e também o público que está prestigiando o evento aos finais de semana pelo YouTube”, declarou o presidente Iwashita.

O coordenador geral da competição, o professor faixa preta san-dan (3º dan) Guilherme Tonietto, afirma que o campeonato já é um sucesso. Segundo ele, vários departamentos da FPrJ se reuniram para tornar a experiência da competição virtual a melhor possível para os atletas, árbitros e público em geral.

“A contribuição desse evento para o judô paranaense é fundamental e, principalmente, um divisor de águas nesta nova fase que o Brasil e mundo enfrentam. A competição online é uma realidade com a qual devemos nos acostumar. Pode ser que tenhamos mais campeonatos virtuais futuramente, seja uma vez por ano ou algo sazonal. Indubitavelmente, esse tipo de evento fomenta a prática do judô no Estado”,

Após a FPrJ anunciar a competição, Guilherme Tonietto afirma que professores entraram em contato e relataram que os alunos voltaram a ter ânimo para treinar. “Não apenas o campeonato movimentou os judocas do Estado, como também os outros departamentos da FPrJ que estão envolvidos na realização de atividades durante a pandemia, como os cursos e lives. Estamos felizes com o desempenho e saliento que esse foi um esforço integral de toda a Federação Paranaense de Judô e seus departamentos”, relatou o professor faixa preta san-dan.

Guilherme Tonietto, professor faixa preta san-dan (3º dan) e coordenador geral do certame

Diversos departamentos da FPrJ estão por trás da organização do evento, sendo a equipe composta por 13 pessoas: Diogo Guilherme Tonietto, coordenador geral do evento; Celso Ogawa, coordenador de rendimento; Francisco de Souza, coordenador de arbitragem; Rodrigo Marcelo Tonietto, coordenador técnico; Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos; Gustavo Batista, coordenador de marketing; José Rafael da Costa Santos, coordenador de TI; Diego de Oliveira Souza, suporte de TI; Nayla Maria Salvador, suporte de TI; Arthur Armelin de Oliveira, mediador; Vinicius Azevedo Marcondes, mediador; Edegar Kimura, mediador; e Pedro Felipe Braga Tonello, mediador.

A arbitragem da competição ficou por conta dos árbitros Vitor Cesar Moreira (FIJ B), Ney Mecking (FIJ C), Maiky Palhano (Aspirante A FIJ), Marcelo da Silva Bueno (Aspirante A FIJ), Anderson Garcia (Nacional A), Fernando Santos (Nacional A), Lucas Zevirikoski (Nacional A), Marco Suguimati (Nacional B), Gilberto Carneiro (Nacional B), Vitor Lavandoski (Estadual C), Derli Junior (Estadual C) e Rebeca Da Silveira (Estadual C).

Chaveamento das oitavas de final

Confira nos quadros abaixo o chaveamento das 48 lutas do Campeonato Paranaense Funcional de Judô que acontecerão no próximo sábado (12) e domingo (13).