Federação Paranaense de Judô acrescenta várias novidades em seu calendário

Professores Marcelo Bueno e Hiromu Oda apresentam o kata kodokan goshin jutsu na abertura da Copa Paraná 2019

Fundada em 11 de maio de 1961, a Federação Paranaense de Judô promoverá numerosas inovações no calendário desta temporada, na qual vai sediar três campeonatos brasileiros

Judô Paranaense
9 de janeiro de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR

Como parte das comemorações dos 59 anos de fundação da Federação Paranaense de Judô (FPrJ), 2020 será marcado por novos grandes projetos para o judô do Paraná.

Luiz Hisashi Iwashita, presidente da FPrJ

Luiz Hisashi Iwashita, presidente da entidade, adiantou que as novidades anunciadas para este ano – entre as quais se destaca o credenciamento técnico, que pela primeira vez será realizado em duas etapas – têm o objetivo de fortalecer a modalidade.

“Como sempre, abrimos a temporada em fevereiro com o credenciamento técnico, que desta vez terá duas etapas. A primeira no dia 15, em Ponta Grossa, e a segunda em 7 de março, na cidade de Cascavel. Os judocas poderão escolher o local e a data que mais lhes convierem. Outra grande novidade é que sediaremos três campeonatos nacionais em Curitiba: o Brasileiro da Região V, nos dias 25 e 26 de abril, e os brasileiros sub 13 e sub 15, simultaneamente nos dias 15 e 16 de agosto. Além de representar grande economia para os nossos filiados, a realização dos três é uma conquista enorme para o nosso Estado”, explicou o presidente da FPrJ.

Apresentação de kendo durante a Copa Paraná 2019

Carlos André Kussumoto, coordenador estadual de eventos da FPrJ, contou que uma das principais inovações desta temporada é o novo circuito paranaense, que terá duas etapas: os campeonatos sub 9, sub 11 e sub 13 vão realizar-se em Londrina, já o sub 15 terá sua primeira fase em Maringá e a segunda em Toledo. Todas as competições inseridas no circuito são classificatórias para o Meeting Interestadual.

Carlos André Kussumoto, coordenador estadual de eventos da FPrJ

“Nosso calendário deste ano prevê mais competições. Em outubro, haverá o Campeonato Aspirante, torneio inédito que segue os moldes da classe aspirantes criada em São Paulo. Programado para Guarapuava, será classificatório para o também inédito Meeting Interestadual Aspirantes, que se realizará simultaneamente ao tradicional Meeting Interestadual de Santa Catarina”, revelou Kussumoto.

O coordenador estadual de eventos da FPrJ explicou ainda que o circuito paranaense deste ano foi criado com o intuito de acrescentar competições ao calendário, de forma que os atletas do Estado cheguem com nível mais alto aos campeonatos brasileiros de todas as classes. Para ele, essa é mais uma ação para fortalecer os atletas paranaenses.

Calendário de eventos da FPrJ 2020