Gestão profissional estimula projetos sociais do judô no Amapá e no Pará

Sensei Viana exibe a plataforma que utiliza na gestão do projeto

Há dois anos o professor Antônio Jovenildo Viana utiliza o Sistema Fuji para administrar projetos que atendem mais de 800 crianças em quatro municípios

Gestão
24 de fevereiro de 2021
Por ISABELA LEMOS I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR

O Sistema Fuji de gestão de academias faz parte do programa desenvolvido pela Escola Nacional de Judô (ENJ) para melhorar o desempenho de professores e praticantes de judô e jiu-jitsu. Disponível na plataforma Hotmart, compreende diversos cursos, inclusive preparatórios para o exame de graduação, os quais podem ser acessados em qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A professora ni-dan Géssyca Silva coordena todas as ações da turma de iniciantes do polo central através da plataforma Fuji

Há pouco mais de dois anos o professor kodansha roku-dan (6º dan) Antônio Jovenildo Viana aderiu ao sistema de ensino da ENJ para coordenar o projeto social esportivo Esporte é Segurança – Descoberta de Talentos, que atende mais de 800 alunos, 28 professores e 27 turmas de cinco municípios: Macapá, Santana, Oiapoque e Mazagão Velho, no Amapá, e Afuá, no Pará

Para Viana, a parceria com a Escola Nacional de Judô contribuiu de forma significativa para a adaptação a mudanças e resultou em profissionalismo na gestão de seu projeto social.

Treinamento de campo realizado em Macapá com a presença dos professores Danilo Pietrucci e Douglas Potrich

“O material didático e os cursos ofertados colocam a gestão de clubes, academias e projetos sociais em nível profissional, valorizando os professores e alunos e, com isso, gerando credibilidade no serviço oferecido aos pais e responsáveis e aos parceiros institucionais e privados”, revelou Viana.

Um dos pontos mais positivos da parceria, segundo o professor kodansha, é a disponibilidade de toda uma equipe profissional sempre pronta para responder às demandas, adaptando os materiais e a plataforma de acordo com as necessidades que surgirem. “No momento, nem todos os recursos oferecidos pela ENJ estão sendo utilizados pelo projeto, voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, explicou  Viana que pretende, ainda, montar um laboratório de informática para a realização de uma parte dos exames de faixa de maneira virtual oferecido pela ENJ.

Antônio Viana detalha a ferramenta que lhe permite gerir quatro núcleos à distância

Para ele, os benefícios diretos aos seus alunos são o acesso rápido às informações relacionadas aos exames e o excelente material didático, além da confirmação automática da frequência, tanto em aulas presenciais quanto nas virtuais. “Isso gera a motivação, essencial para os professores e alunos continuarem focados e comprometidos com o aprendizado e o desenvolvimento integral, que é o principal objetivo do projeto social”, explicou Viana. Uma das exigências para os candidatos aos exames de faixa é a participação em determinado percentual de treinos (exibidos no Fuji) durante a carência do aluno.

Treinamento de campo realizado em Macapá

Sem essa parceria, Viana considera que seria impossível gerir de forma segura e transparente o seu projeto social que envolve mais de 800 alunos. Com a capacitação permanente ofertada pela ENJ à sua equipe de professores, o sensei amapaense tem certeza da obtenção de um crescimento contínuo e um leque de benefícios para a sociedade.

“Temos tudo na palma da mão, literalmente. Relação nominal de professores, alunos, frequência das turmas e relatórios diversos. Podemos apresentar com facilidade o projeto aos nossos parceiros e potenciais colaboradores. Nossos professores são comprometidos com os objetivos do projeto. Eles são a ferramenta primordial na gestão. Focamos a motivação diária para seguirmos avançando”, acrescentou.

Cerimônia de outorga de dan do Polo Conselho Municipal da Juventude do município de Santana. Responsáveis Daniel Corrêa, sho-dan; Patrick Bueno, sho-dan; e Juvenal Viana, yon-dan

Viana destaca que o projeto está em constante evolução, adequando-se sempre às novas realidades e situações. “Por isso, gradativamente, nossa equipe convence todos os envolvidos no projeto da necessidade de utilizar ferramentas inovadoras.” Para ele, essa é uma evolução em conjunto. O primeiro passo foi montar uma força tarefa para o cadastramento de todos os professores e alunos, recorrendo aos que tinham conhecimento em informática.

“Dividimos as turmas no sistema. Após isso algumas adequações vêm sendo realizadas. Estamos na fase de utilização do controle de frequência, no próprio dojô ou em casa, dependendo do acesso à internet de cada professor. Ao final de cada aula, a turma é fotografada para atestar a frequência no sistema, uma exigência de nossos parceiros institucionais, além da prestação de contas mensal. Geramos relatórios mensais de cada turma e os anexamos à prestação de contas para garantir credibilidade na parceria da ENJ com os demais clubes e associações do Estado”, detalhou o professor Viana.

Polo central com a turma de rendimento – Professor responsável Antonio Viana

Desde o início da parceria, Viana tem apresentado a ENJ para os demais clubes e associações do Estado. Ele promoveu a aproximação da ENJ com o presidente da Federação Amapaense de Judô (FAJ) para a viabilização dos cursos. “Espero que surjam frutos no futuro. Com certeza, isso irá proporcionar aos demais professores e atletas o acesso a essas ferramentas, que considero fundamentais nos dias atuais. Sempre que uma matéria relativa ao sistema Fuji e às demais ferramentas é produzida, faço a divulgação para os nossos professores e gestores.”

Presidente do projeto social e esportivo Esporte é Segurança – Descoberta de Talentos, o professor kodansha roku-dan (6º dan) Antônio Jovenildo Viana é graduado em Educação Física (0125-G/AP) e pós-graduado em fisiologia do exercício e nutrição. É também especialista em esporte de alto rendimento, capacitação em preparação física, esportes e fitness e faz MBA em aspectos metodológicos no Japão e no Brasil.

Treinamento de campo realizado pela FAJ para professores e alunos do projeto

Treinamento de campo realizado pela FAJ para professores e alunos do projeto