Governador Mauro Mendes prestigia inauguração da terceira unidade do projeto Judô Bope

A professora Telma, o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virgínia Mendes e o professor e subtenente Adalberto Correia Júnior

Primeira-dama de Mato Grosso incentivará a expansão de projetos sociais com enfoque esportivo para todo o Estado

Projetos Socioeducativos
10 de fevereiro de 2019
Por PAULO PINTO I Fonte ALECY ALVES / LUANA BRAGA / SECOM-MT I Fotos CAROLINE DE VITA/SECOM-MT
Cuiabá – MT

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) inaugurou a nova sede do projeto social Judô Bope, iniciativa que foca a inclusão de crianças e jovens por meio da prática do judô.

A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada na noite desta última sexta-feira (8) e contou com as presenças do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes e de diversas autoridades políticas e esportivas que prestigiaram a importante iniciativa da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT).

O governador e sua esposa conhecendo detalhes do projeto Judô Bope

Considerado um dos maiores projetos sociais da PM-MT, o incentivo às práticas esportivas como forma de inclusão social deverá ser ampliado pela atual gestão, abrangendo também outras modalidades e regiões do Estado com o incentivo da esposa do governador, Virginia Mendes.

Na oportunidade, Virginia conversou com alunos, pais, professores e militares, enaltecendo o projeto e adiantando seu interesse em possibilitar que mais crianças sejam atendidas em outras localidades do Estado.

“Todas as práticas esportivas são transformadoras, em especial as incentivadas desde a infância. Precisamos ocupar nossas crianças e adolescentes com os estudos e práticas do bem, que repassem conhecimentos e valores que serão seguidos pela vida toda”, destacou a primeira-dama.

Fachada do edifício do Bope

Para o governador Mauro Mendes, as parcerias, a exemplo da firmada entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar, são de suma importância para assegurar que essa nova geração receba toda a atenção do poder público, tanto na formação didática como de valores éticos e morais.

“O esporte, sem sombra de dúvidas, é um grande instrumento para formação da nossa juventude e deve ser incentivado de todas as formas. Projetos como o Judô Bope devem ser estimulados em todo o Estado. Hoje, temos as escolas Militares que estão sendo ampliadas e, da mesma forma, buscaremos expandir os projetos de sucesso para que mais crianças sejam atendidas”, adiantou o governador de Mato Grosso.

Participaram da solenidade de inauguração do novo espaço para treinamento, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e sua esposa Mônica Carvalho; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José Assis, os deputados estaduais Silvio Fávaro e Elizeu Nascimento; e Fernando Moimaz, presidente da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ); entre outras autoridades.

Origem do projeto Judô Bope

Criado há 8 anos, o projeto já atende 350 crianças. Entre os alunos, estão alguns que já se destacam nos tatamis, e com essa nova sede, mais vagas serão abertas.

O novo dojô do Bope possui 170 metros² e é um dos maiores projetos sociais da Polícia Militar mato-grossense. A construção do dojô contou com a importante parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Fernando Moimaz, presidente da Federação Mato-grossense de Judô, falou sobre o apoio que a entidade oferece ao importante projeto da Polícia Militar de Mato Grosso.

“Gradativamente, o projeto Judô Bope foi se transformando em um importante núcleo de fomento do judô mato-grossense. A FMTJ vem prestando grande contribuição a esta iniciativa doando áreas de tatamis, kimonos e promovendo cursos e palestras no auditório da PM. Damos isenção de taxa aos judocas do projeto que não podem arcar com as taxas de filiação e competição”, explicou o dirigente que também informou sobre a localização de todos projetos do Bope.

 

O professor Adalberto Correia Júnior iniciando um randori no dojô do Bope

“Hoje, temos três núcleos de judô na PM. Um em Tangará, outro em Várzea Grande e este recém-inaugurado no Bope de Cuiabá. Em todos estes dojôs, as aulas são ministradas exclusivamente por professores federados e devidamente capacitados para tanto”, detalhou Moimaz.

O dirigente mato-grossense destacou a importância social de o judô estar inserido em várias bases da polícia militar do Estado.

“Esta parceria com a PM-MT é extremamente importante, pois entendo que, por meio dela, o judô cumpre sua função social atendendo a centenas de crianças que passam a vislumbrar bolsas de estudo e uma série de oportunidades inerentes à prática esportiva de rendimento. Mas o judô também ganha porque passa a ser visto como uma disciplina que transcende a competição formando bons cidadãos e pessoas do bem que focam o desenvolvimento social por meio do estudo e da prática esportiva”, enfatizou o presidente da FMTJ.

 

Autoridades descerram a placa inaugural do novo dojô do Bope

Fernando Moimaz homenageou os precursores desta iniciativa e os professores que voluntariamente se dedicam a mostrar um novo caminho para as centenas de crianças atendidas pelo projeto.

“Quero enaltecer a iniciativa do subtenente Adalberto Correia Júnior, o professor de judô go-dan (5º dan) que teve a visão e a iniciativa de criar e desenvolver este projeto. Agradeço também o professor go-dan Gustavo Moreira de Oliveira, ortodontista e vice-presidente da FMTJ, que presta grande apoio a esta iniciativa, assim como o professor kodansha (6º dan) Vladis Felsky dos Anjos, um cirurgião plástico que também oferece grande apoio ao projeto. O professor san-dan (3º dan) Gilmar Gracioso e as professoras Telma e Lorena Antonelli, ambas ni-dan (2º dan) que atuam voluntariosamente no projeto”, detalhou o dirigente que concluiu agradecendo a visão dos comandantes militares que apoiam o projeto Judô Bope.

Ronaldo Roque da Silva, Gustavo Moreira de Oliveira, Fernando Moimaz, Patrícia, Mauro Mendes, Virgínia Mendes, Telma, Jonildo José de Assis, Gilmar Gracioso e Adalberto Correia Jr

 

“Não poderia deixar de parabenizar e agradecer o coronel Jonildo José de Assis, comandante geral da Polícia Militar do Mato Grosso e o tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva e comandante do Bope MT por terem tido a visão e sensibilidade suficientes para dar manutenção a um projeto que além de atender centenas de crianças, humaniza a corporação e aproxima a comunidade dos diversos batalhões em que o projeto está instalado”, concluiu Fernando Moimaz.

Além de parceria com outros poderes, o projeto conta com o trabalho de voluntários. É possível ser um “Amigo do Judô Bope-MT” e contribuir com o projeto social. O primeiro passo é marcar uma visita em dia e horário de treinos para conhecer a estrutura.

O novo dojô do Judô Bope-MT está localizado nas dependências do Bope-MT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 5088, no bairro Centro América em Cuiabá (MT).

Os professores Gustavo Moreira, Patrícia e Fernando Moimaz com a primeira-dama Virgínia Mendes