Governadora de Tóquio é reeleita e promete realização da Olimpíada de forma segura

Yuriko Koike, governadora de Tóquio, na cerimônia de encerramento da Rio 2016

Yuriko Koike vence eleições municipais com facilidade, desbancando dois candidatos que queriam o cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, programados para o ano que vem

Jogos Olímpicos
6 de julho de 2020
Por GloboEsporte.com
Fotos Cameron Spencer / Getty Images e Stringer / Jiji Press via AFP
Tóquio – Japão

Atual governadora de Tóquio, Yuriko Koike, de 67 anos, venceu as eleições municipais realizadas neste domingo, reelegendo-se pelos próximos quatro anos. No discurso após a confirmação da vitória, a líder da capital japonesa prometeu realizar uma Olimpíada segura para os atletas e para os residentes de Tóquio no próximo ano, além de seguir firme no combate ao coronavírus.

Yuriko Koike tinha como concorrentes Kenji Utsunomiya, ex-presidente da Federação Japonesa de Advogados, que queria o cancelamento dos Jogos Olímpicos caso fosse recomendado pelos especialistas, e Taro Yamamoto, um ex-ator e líder do partido anti-establishment, que anunciou que sua primeira medida como governador seria cancelar o megaevento.

A plataforma eleitoral de Koike fundamentou-se no equilíbrio da economia e na prevenção de doenças

– Os resultados refletem o apoio do público ao que realizei com as várias iniciativas de reforma que levei a cabo nos últimos quatro anos. Estou muito agradecida pelo forte apoio que recebi do povo de Tóquio – disse Yuriko Koike, que é a primeira mulher a governar a capital japonesa.

As eleições deste domingo contaram com uma participação recorde de 22 candidatos. Favorita por conta da sua elogiada atuação no combate ao coronavírus, Yuriko Koike teve uma vitória esmagadora nas urnas – cerca de 60%, de acordo com a agência Kyodo News.

– Este é um momento importante para estarmos preparados para a segunda onda de coronavírus. Gostaríamos de responder com firmeza – comentou a governadora, que prometeu ainda a implantação de redes 5G e a promoção de políticas públicas para a igualdade de gênero.