Hirotaka Okada inicia turnê paulista em São José dos Campos

Hirotaka Okada faz demonstração em dojô de São José dos Campos

Além de participar de cerimônia de inserção do judô nas escolas municipais, mestre japonês faz palestra de capacitação para mais de 120 professores da 2ª DRJ – Vale do Paraíba

Intercâmbio Brasil X Japão
09/03/2018
Por PAULO PINTO I Fotos JEFFERSON SANTZ
São José dos Campos – SP

Nesta quarta-feira (7 de março), a delegação de judocas enviada pelo governo do Japão esteve em São José dos Campos para fomentar a inserção do judô nas escolas municipais de ensino integral.

“Por ser Tóquio a sede dos Jogos Olímpicos de 2020, existe um projeto governamental para expandir o judô por todo o mundo, proporcionando capacitação técnica para professores de diversos países”, explicou Cláudio Calasans Camargo, professor de judô e vereador joseense.

Professores kodanshas, autoridades políticas e esportivas na cerimônia realizada na Escola Municipal Emanuel dos Santos

A comissão visitou a Escola Municipal Emanuel dos Santos, no bairro Frei Galvão, onde atualmente funciona um dos polos do projeto Esporte Educativo, do Lions Clube Augustin Soliva, com aulas de judô gratuitas para os alunos.

Os visitantes participaram do lançamento oficial do judô como modalidade integrante do Programa Escola Ativa, que prevê aulas de esportes nos contraturnos das escolas municipais de ensino integral.

Professores e alunos do projeto Esporte Educativo

Autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de lançamento, entre elas Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos; Takuo Sato, cônsul do Japão; Alessandro Puglia, presidente da FPJudô; Francisco de Carvalho, presidente de honra da FPJudô; Takanori Sekine, presidente do Instituto Kodokan do Brasil (IKB); os vereadores Dulce Rita, Cláudio Calasans Camargo e Walter Hayashi; Renato Santiago, diretor do programa esporte nas escolas; os professores kodanshas Michiharu Sogabe, Roberto Mityo Harada e Leandro Alves Pereira; Iwau Kiko e Mário Iwa, presidente da associação de clubes japoneses de São José.

Cláudio Calasans, Alessandro Puglia, Francisco de Carvalho, Hirotaka Okada e Hatiro Ogawa

Hirotaka Okada faz palestra para capacitação de professores

Com o apoio da Federação Paulista de Judô, o professor Hirotaka Okada ministrou palestra para capacitação de professores da 2ª DRJ – Vale do Paraíba, na Academia Calasans Camargo.

Hirotaka Okada foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e bicampeão mundial em 1987 e 1991, e venceu os Jogos da Ásia de Pequim (1990) e o Goodwill Games em Seattle (1990).

Além de ser árbitro internacional, o kodansha (8º dan) é professor associado da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba, mestre especialista em treinamento de judô, técnico da equipe principal de judô da Universidade de Tsukuba, professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba e veio ao Brasil para falar sobre a importância do judô nas escolas.

Professores, alunos e dirigentes no dojô da Escola Municipal Emanuel dos Santos

Mais de 120 professores federados na delegacia regional do Vale do Paraíba assistiram à palestra proferida pelo mestre japonês. Entre eles estavam os professores mais graduados da 2ª DRJ: Michiharu Sogabe, Takanori Sekine, Roberto Mityo Harada, Watanabe, Sator Hirakawa, Antônio Coimbra, Josino Francisco de Souza, Amadeu Antônio Lopes Esteves e Leandro Alves Pereira.

Dirigentes destacam a importância da presença do professor Okada em núcleos do judô paulista

Na avaliação de Francisco de Carvalho, a vinda da comitiva atende ao programa de intercâmbio cultural promovido pelo governo japonês.

“Não podemos avaliar a vinda da delegação japonesa a São Paulo somente do ponto de vista esportivo. Esta iniciativa envolve o governo e o consulado do Japão, que pretendem implementar uma parceria muito mais abrangente, envolvendo a promoção e a compreensão da cultura, tradição e costumes do país asiático. A intenção é fortalecer essas ações por meio da intensificação de intercâmbios em todas as áreas, e em especial o judô”, explicou o dirigente paulista.

Professores kodanshas e autoridades na Academia Cláudio Calasans

O vereador judoca Cláudio Calasans lembrou que a inclusão do judô na rede de ensino fundamental foi uma das principais aspirações do sensei Kano.

“A vinda do sensei Okada foi extremamente oportuna, já que ele mantém o foco na iniciação esportiva e na inclusão do judô nas redes de ensino fundamental. Este era, inclusive, um dos principais objetivos do sensei Jigoro Kano quando criou o judô”, enfatizou Calasans, que também destacou a relevância da presença do mestre japonês na cerimônia.

“A participação do professor Hirotaka Okada na cerimônia de lançamento do judô como modalidade integrante do Programa Escola Ativa, que prevê aulas de esportes nos contraturnos das escolas municipais de ensino integral, foi extremamente oportuna e nos enche de orgulho. Sua presença respalda uma iniciativa que visa a promover a maior inserção social possível, por meio da prática do judô”.

Mais de 120 faixas pretas assistiram a palestra do sensei Okada

Alessandro Puglia enfatizou a importância da palestra de capacitação de professores da delegacia regional do Vale do Paraíba.

“Até mesmo por estar muito próxima da capital, a 2ª DRJ não costuma ser contemplada com ações específicas da área técnica, e a palestra realizada pelo sensei Okada em São José dos Campos ofereceu grande contribuição ao desenvolvimento técnico dos professores de toda a região”, disse o presidente da FPJudô.

Professores e faixas pretas após apresentação de Hirotaka Okada