22 de dezembro de 2024
Itapecerica da Serra sedia o Campeonato Paulista Veteranos
Comprovando a importância e o glamour que envolvem as disputas da classe veteranos, o presidente e o gestor nacional de eventos da CBJ prestigiaram a cerimônia de abertura do certame
Campeonato Paulista Veteranos 2019
31 de maio de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e MARCELO LOPES/FPJUDÔ
Itapecerica da Serra – SP
Com o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, da Associação Desportiva União da Comarca (ADUC) e da Sabesp, a Federação Paulista de Judô promoveu o Campeonato Paulista Veteranos 2019.
A disputa, que reuniu 312 atletas de 57 clubes e associações, realizou-se no dia 25 de junho no Centro Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra (SP), uma das melhores arenas esportivas do Estado.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; José Jantália, vice-presidente da entidade; Joaquim Neto, que representou o prefeito Jorge Costa e o secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra Valdomiro de Freitas Dias, o Miro; Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ); Roberto Joji Chiba Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Edison Koshi Minakawa, gestor nacional de arbitragem da FPJudô; Takeshi Yokoti, coordenador estadual de arbitragem; Matheus Teotônio, gestor nacional de eventos da CBJ; os medalhistas olímpicos Rafael Baby Silva e Carlos Honorato; os vereadores professor Marcelo e Cepacol; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Michiharu Sogabe, representante do conselho de graus da CBJ: Jun Shinohara, supervisor técnico da seleção masculina olímpica; Miriam Ischallioni, representante da Sabesp; delegados regionais; renomados professores kodanshas do Estado de São Paulo; Eduardo Lourencetto e diversos colaboradores do esporte de Itapecerica da Serra.
Agradecendo o apoio da prefeitura e a presença de todas as autoridades, Alessandro Puglia parabenizou os judocas que foram agraciados com nova graduação.
“Cumprimento o professor Hatiro Ogawa e o professor Antônio Honorato de Jesus pela atualização de suas promoções. Atuando em áreas distintas, ambos nos orgulham pelo trabalho que realizam no judô do nosso Estado”, disse o dirigente paulista, que concluiu parabenizando o judoca do São Paulo Futebol Clube, Josué Gomes Bragança, o Zuzu, pela conquista da medalha de ouro na última edição do Campeonato Mundial Veteranos, realizado em Cancún, no México.
Enaltecendo a importante presença do presidente da Confederação Brasileira de Judô na cerimônia de abertura do certame, Francisco de Carvalho Filho destacou a complexidade que permeia a gestão esportiva.
“Cumprimento o professor Sílvio Acácio Borges, presidente da CBJ, afirmo que fazer a gestão em nível nacional de uma modalidade olímpica como é o judô, o esporte com melhor retrospecto olímpico do Brasil, com a necessidade de fazer o mostrar sempre o melhor, é algo extremamente difícil e complexo, e cumprimento o Sílvio pela gestão frente à Confederação Brasileira de Judô”, disse o presidente de honra da FPJudô. Ele também destacou o comprometimento dos judocas da classe veteranos.
“Agradeço a todos que participaram direta e indiretamente da organização deste importante evento do calendário da FPJudô, e finalizo cumprimentando cada um dos judocas que estão no shiai-jô, em busca do título paulista e da manutenção do sonho de lutar, competir e fazer judô”, concluiu Chico do Judô.
Após cumprimentar Alessandro Puglia e Michiharu Sogabe, o presidente da Confederação Brasileira de Judô parabenizou os atletas que estavam perfilados no shiai-jô.
“Parabenizo os dedicados e empenhados atletas que aqui estão. É uma honra muito grande vir prestigiá-los dentro deste evento da federação paulista, que é sem dúvida alguma a maior competição desta categoria. Lembrando que tão logo assumimos a CBJ, aos sermos procurados por representantes desta categoria, a CBJ abraçou a causa e vem tentando ao longo deste período oficializar e dar ainda mais sustentação a esta classe. Temos hoje aqui o nosso gestor técnico, que responde por esta categoria, e fizemos questão de estar aqui para afiançar a vocês que a nossa preocupação, sabendo que não podemos dar muito no nível do que é necessário, não estamos medindo esforços em nível de organização e oficialização”, disse o dirigente, que finalizou falando sobre o gigantismo do judô paulista.
“É muito bom estar na federação paulista e poder evidenciar a representatividade junto à CBJ. Presidente Alessandro, enquanto fazia uso da palavra mencionou, os nomes dos nossos representantes aqui. Sogabe sensei, Minakawa, Matheus, Jun e Baby, que hoje aqui representa a seleção principal da CBJ. Então não são pouco, são membros efetivos da confederação brasileira e filiados oriundos deste Estado que é sem dúvida alguma a maior potência do judô nacional. Parabéns a todos, sucesso, e que possamos estar fazendo a partir daqui a caminhada para o nosso campeonato brasileiro, os campeonatos pan-americano e sul-americano e o mundial do Marrocos”, concluiu Sílvio Acácio Borges.
O professor Eduardo Lourencetto, anfitrião de Itapecerica da Serra, agradeceu à coordenação de eventos da FPJudô pela oportunidade de a cidade receber mais uma vez um importante evento do judô paulista.
“Em nome do prefeito Jorge Costa agradeço a toda a diretoria da FPJudô e em especial à coordenação de eventos, por mais uma vez estarmos sediando a fase final de um grande certame da modalidade. Finalizo fazendo um agradecimento especial à Sabesp, pelo apoio irrestrito ao Campeonato Paulista Veteranos e ao Torneio de Judô de Itapecerica da Serra que se realizará aqui amanhã”, disse Lourencetto.
Na sequência houve a entrega da graduação de hachi-dan (8º dan) ao professor kodansha Oswaldo Hatiro Ogawa e o reconhecimento tardio da oficialização da certificação de árbitro FIJ B ao professor kodansha Antônio Honorato de Jesus. A execução do rei inicial foi comandado pelo experiente árbitro Mário Miranda.
A coordenação de arbitragem do Campeonato Paulista Veteranos ficou a cargo do professor kodansha Takeshi Yokoti, auxiliado pelo professor João David de Andrade.
A comissão disciplinar do certame foi composta pelos professores Lauro Miaki, Marco Aurélio Uchida e Ademir Nora. O júri de arbitragem atuou sob o comando dos professores Takeshi Yokoti, João David de Andrade e Mário Miranda. Compuseram a comissão técnica os professores Valter Pereira Júnior, João do Grito e Maurício Kawahara.
Muita técnica e determinação
Reafirmando o poderio do judô máster verde e amarelo, atual campeão mundial dos veteranos, no shiai-jô vimos lutas memoráveis e muitos judocas sobrando na qualidade técnica e na determinação em todas as classes, e não apenas nas M1, M2 e M3.
A cada ano os atletas veteranos aprimoram-se física, técnica e psicologicamente, o que acaba resultando em combates cada vez mais parecidos com o judô que vemos nas classes júnior e sênior.
Cobrimos lutas em seis áreas simultaneamente, e seria no mínimo irresponsável de nossa parte relacionar aqui os judocas que se destacaram na técnica, na garra ou em ambas as condições. Mas uma coisa é certa: a classe veteranos de São Paulo exibe hoje um desempenho de altíssimo nível, e com isto o judô veteranos brasileiro vai muito bem, obrigado.
A Federação Paulista de Judô tem o apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos e Adidas. Por meio das 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil atletas federados e está presente em 482 municípios. Anualmente a FPJudô credencia mais de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam nas competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Classificação Individual
Veja aqui a classificação individual do Campeonato Paulista Veterano 2019