João Doria recebe atletas olímpicos de São Paulo em homenagem no Palácio dos Bandeirantes

João Doria e Aildo Ferreira com atletas da seleção olímpica © Divulgação

Cerimônia reuniu esportistas, treinadores e os judocas paulistas que disputaram os Jogos de Tóquio 2020

Fonte Portal do Governo
30 de agosto de 2021 / Sâo Paulo (SP)

O governador João Doria recebeu atletas e treinadores olímpicos nesta segunda-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes. Os convidados são nascidos ou treinam no Estado de São Paulo e foram homenageados em cerimônia oficial pela participação nos Jogos de Tóquio, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.

“Vamos dar uma salva de palmas para esses atletas que, junto com esportistas de todo o Brasil, fizeram as melhores Olimpíadas da história. E 2024 vem aí e o Brasil vai obter um resultado ainda melhor daqui a dois anos”, afirmou Doria aos esportistas.

Alessandro Puglia com judocas da seleção olímpica © Divulgação

“São Paulo é uma força olímpica importante, mas quero deixar também cumprimentos a todos os atletas de outros estados que também representaram muitíssimo bem o Brasil nessas Olimpíadas. É um orgulho acompanhar os Jogos Olímpicos, assim como os Paralímpicos”, acrescentou o governador.

Dos 302 esportistas da delegação brasileira nas Olimpíadas, 171 nasceram ou treinam em São Paulo. Entre os medalhistas brasileiros em Tóquio, 23 atletas de modalidades individuais e coletivas são paulistas ou baseados no Estado.

Aildo Ferreira, prevê aumento de investimento nos centros de formação esportiva © Divulgação

Na cerimônia desta segunda, o Governo de São Paulo ofereceu a Medalha de Homenagem Esportiva do Estado a 73 participantes das Olimpíadas. Desse grupo, quatro atletas que foram medalhistas em Tóquio também foram agraciados com uma salva nominal de prata.

“Além de a gente poder estar aqui, também temos as crianças da base. Quero agradecer pela homenagem e pela torcida de todos, é uma emoção muito grande estar aqui e representar o Brasil nos Jogos Olímpicos”, afirmou a levantadora Roberta Ratzke, que conquistou a medalha de prata com a seleção brasileira feminina de vôlei.

O medalhista olímpico, Rafael Silva recebe homenagem de João Doria © Divulgação

A solenidade contou com a participação de outras autoridades estaduais, como o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Esportes Aildo Ferreira. Também foram convidados dirigentes esportivos, alunos de projetos apoiados pelo Governo de São Paulo e personalidades do esporte, como a ex-campeã mundial de ginástica Daiane dos Santos.

“Este ano nós estamos investindo mais de R$ 100 milhões em esportes de todos os segmentos, mas já estamos em estudo para ampliar investimentos nos centros de formação esportiva. Nós vamos implantar 70 unidades este ano. O centro de formação é a base que vai identificar e descobrir novos talentos”, disse Aildo Ferreira.

Alessandro Puglia, Tiago Camilo e Joel de Oliveira © Divulgação

Outros projetos de destaque da atual gestão na área esportiva são o Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e a reforma do Complexo Esportivo Baby Barioni, na capital. O Governo de São Paulo também tem um projeto para modernizar o Complexo Esportivo do Ibirapuera.

Entre as autoridades esportivas que compareceram à cerimônia estavam Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); o medalhista olímpico Tiago Camilo, diretor do Centro Olímpico de São Paulo; Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, secretário executivo da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo; e Joel Lucas Vieira de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo; entre outros.

No encontro o dirigente da FPJudô destacou o gigantismo do esporte paulista, que mais uma vez foi a base da equipe brasileira em Tóquio. “É muito gratificante constatar a força do esporte do Estado de São Paulo em todas modalidades e não apenas no judô. Felizmente a prática esportiva está arraigada em nossa cultura e esta cerimônia reafirmou que nosso Estado é uma potência esportiva”, disse o dirigente.