Judô Limpo, um projeto inovador em tempo de coronavírus para a prática do judô sem contato na Espanha

A Federação de Judô de Madri põe em prática projeto muito parecido com o que se realiza em Portugal, Canadá e Brasil, mas lança um olhar mais amplo e fundamentado na ressocialização, no dô e nos princípios que inspiraram Jigoro Kano

Tandoku-renshu
20 de julho de 2020
Fonte MARCA I Fotos DIVULGAÇÃO
Madri – Espanha

A Federação de Judô e Esportes Associados de Madri está desenvolvendo um projeto chamado Clean Judo, por meio do qual oferece o ensino e a prática confiável e segura aos seus praticantes, pois não existe contato.

Clubes e escolas espanhóis ficaram fechados desde o início da pandemia do novo coronavírus. A reeleição de José Luis Valcárcel como presidente levou à implementação desse método de transição chamado pelos espanhóis de Judo Limpio, que visa a economizar tempo até o país atingir a normalidade.

Professor kodansha hachi-dan (8º dan) Jose Luis Valcárcel, presidente da FMJyDA

Essa proposta tem origem nas pesquisas científicas realizadas pela doutora em jornalismo Almudena López, que também é judoca, sobre a atividade do judô feminino num período em que essa prática ainda não era bem vista.

A proposta do Judô Limpo consiste em apostar numa atividade agradável, divertida e segura, em que o adversário e seu bem-estar são respeitados segundo o jita- kyoei, princípio fundamental da ajuda mútua.

A partir deste princípio, o judoca pode trabalhar no progresso físico e mental individual, tão prejudicado neste período de confinamento. Projeta-se que a base de trabalho se concentre nas propostas de Jigoro Kano: educação física, progresso intelectual e fortalecimento de valores como partes essenciais do processo de treinamento.

Judocas espanhóis treinando tandoku-renshu

Judô limpo é um judô sem contato. Com o slogan Judô, o esporte respeitoso e apropriado, ele propõe uma campanha nas escolas para que não se concentrem apenas na modalidade como esporte olímpico, mas como ferramenta educacional.

Essa iniciativa inovadora pode marcar um antes e um depois. “Queremos iniciar um judô inspirador, que estimule a atividade com a colaboração de todo o grupo de especialistas de Madri”, afirmou Valcárcel. A nova ação quer enriquecer a atividade por meio de um trabalho focado na base do judô, para estender e manter a atividade em qualquer condição especial.

Professora Almudena López é doutora em jornalismo

O projeto envolve toda a comunidade judoísta de Madri, unindo forças para enfrentar a realidade extraordinária que está sendo sofrida nesta região. O plano proposto por Almudena López é desenvolver a comunicação e a especialização na comunidade de Madri, para potencializar a participação. Nesse caso, pretende-se compartilhar entre todos os especialistas o conhecimento e as experiências válidas para que, em conjunto, seja implementado um plano didático, que terá sua exposição num curso federativo em setembro, para superar essa adversidade mais facilmente. “Hoje, mais do que nunca, a união de forças é essencial; por isso é necessário compartilhar as ideias e projetos nascidos individualmente.”

Reunião da FMJyDA na qual o projeto Judô Limpo foi apresentado

A proposta cumpre todas as medidas de segurança obrigatórias do momento, de prática sem contato. O Judo Limpio não tem contato, treina de maneira diferente, mas com os mesmos benefícios. O método esportivo é projetado como uma prática agradável que, além de tonificar o corpo e a mente, tem a capacidade de ressocializar e recompor o distúrbio, interno e externo, produzido pelo confinamento, cuidando das atuais condições restritivas de maneira respeitosa e adequada.

O Judô Limpo foca o significado do termo original definido como aspiração flexível, para conseguir avançar apesar das dificuldades. As limitações de contato, em nenhum caso, diminuem a possibilidade de apreciar a prática. O Judô Limpo é realizado com treinamento técnico chamado tandoku-renshu (exercícios individuais), um trabalho físico que aumenta a força dos praticantes, trabalha o equilíbrio corporal e o uso de deslocamentos. Além disso, este método é uma oportunidade fantástica para enriquecer os valores pessoais básicos das artes marciais: honra, coragem, cortesia, amizade, sinceridade, modéstia, autocontrole e respeito.

Símbolo da campanha do Judô Limpo

A Federação de Judô de Madri quer mostrar o judô como um ensino e uma prática confiáveis, com poderosos valores e benefícios no treinamento da pessoa que participa de suas atividades. O método Clean Judo mantém a essência do como o caminho que leva ao objetivo, como é entendido na cultura japonesa, como um espaço onde se pode respirar e reunir impulso para potencializar a força interna.