Minas Tênis Clube passa o carro em Balneário Camboriú, disputa dez finais e fatura 14 medalhas

Judocas mineiros que fizeram barba, cabelo e bigode em Santa Catarina

Equipe comandada pelo técnico Fúlvio Myiata totaliza sete medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze, e de quebra é campeã no feminino e no masculino

Campeonato Brasileiro de Judô Sênior 2019
2 de dezembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos FRANCIELE CECÍLIA/FCJ
Curitiba – PR

Implacáveis, os judocas do Minas Tênis Clube dominaram o Campeonato Brasileiro Sênior realizado neste fim de semana em Balneário Camboriú (SC). Exibindo o grande momento da equipe comandada pelo técnico Fúlvio Myiata, a equipe minastenista marcou presença em dez das 14 finais e atingiu a marca expressiva de sete medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.

A minastenista Mariana Silva foi campeão do peso meio-médio

Além de liderar a classificação geral, Minas Gerais, que foi a Santa Catarina representado exclusivamente por 18 atletas do Minas Tênis Clube, também ficou em primeiro lugar geral dos naipes masculino e feminino.

Na avaliação de Luciano Correa, campeão mundial que hoje é assistente técnico da equipe minastenista, o resultado conquistado em Santa Catarina coroou o trabalho que a equipe sênior realizou em toda a temporada.

“Fizemos um excelente campeonato brasileiro, não somente pela quantidade de medalhas conquistadas, mas pela performance dos atletas. Todos mostraram muita evolução durante a temporada e o resultado em Balneário Camboriú recompensou o esforço de toda a equipe”, disse Correa.

A competição realizada no ginásio Sérgio Lorenzato recebeu 234 judocas, sendo 129 rapazes e 105 moças. O Campeonato Brasileiro Sênior 2019 distribuiu 180 pontos no ranking nacional para cada campeão e encerrou o calendário de competições da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

As medalhas de ouro do Minas Tênis Clube foram conquistadas pelos judocas Amanda Lima (48kg), Mariana Silva (63kg), Sarah Bezerra (70kg), Ariana Ingrid (78kg), Eduardo Bettoni (90kg), André Humberto (100kg) e Tiago Palmini (+100kg).

As medalhas de prata vieram com Maria Taba (52kg), Layana Colman (57kg) e Júlio Koda Filho (73kg). Os bronzes foram conquistados por Adriano Rodrigues (66kg), Guilherme Oliveira (81kg), Gustavo Assis (90kg) e Juscelino Nascimento Júnior (+100kg).

Equipe minastenista antes do embarque para Santa Catarina

Números expressivos

Das 14 categorias em disputa a equipe mineira venceu sete. Dos 18 atletas mineiros que foram a Santa Catarina, 14 conquistaram medalhas. Das cinco disputas de bronze os mineiros venceram quatro. Das dez finais disputadas, os minastenistas venceram sete. Em 60 lutas, os mineiros acumularam 48 vitórias e obtiveram o aproveitamento de 80%.

Além do técnico Fúlvio Myiata, a comissão técnica do Minas Tênis Clube conta com Luciano Correa, assistente técnico; Rafael Freire, fisioterapeuta; Micheli Maris Dias, psicóloga; André Avelar, preparador físico; Bruno Campos, fisiologista; Sabrina, nutricionista; dr. Beham e dr. Luciano, médicos; e Sérgio Cota, gerente de judô.