Morre, em Rio Claro, o professor kodansha Jaime Polido

Sensei Jaime Polido 1932 – 2021

Adepto do judô tradicional, sensei Polido formou centenas de faixas-pretas com base nos preceitos legados por Jigoro Kano

Memória
22 de fevereiro de 2021
Por Paulo Pinto
São Paulo – SP

Faleceu na cidade de Rio Claro o professor kodansha roku-dan (6º dan) Jaime Polido. Jaime foi aluno do sensei Uadi Mubarac na década de 1970. Posteriormente, em 1983 iniciou como professor no CSU João Rehder Netto, onde formou mais de 20 Faixas Pretas, foi árbitro da Federação Paulista de Judô (FPJudô), e técnico da equipe de Rio Claro por vários anos.

No período que esteve presente no João Rehder, foi um líder perante a sociedade transmitindo sempre a filosofia do judô para seus alunos, em sua academia passaram centenas de crianças e adultos. Atualmente era professor kodansha (6⁰ dan) e liderava seus alunos na transmissão e o ensino do judô tradicional.

No dia 15 de abril de 2019, quando ainda não estávamos isolados pela pandemia, seus alunos e amigos fizeram uma festa para comemorar seu 87º aniversário e ele mesmo comandou o treino no dojô do Shinrai Judô de Rio Claro. Aos 87 anos sensei Jaime mostrava-se vigoroso ao puxar os treinos de judô e defesa pessoal. As novas e antigas gerações se juntaram para saudar um dos judocas mais ilustres de Rio Claro e da 8ª Delegacia Regional Oeste da FPJudô.