O icônico octacampeão mundial Cornel Musat ministrará curso durante o mundial da ITKF

Na praia, Cornel Musat exibe seu potente yoko-gueri

O lendário karateca romeno prevê que, além de honrar o legado do sensei Nishiyama, a realização do mundial tem vital importância para impulsionar ainda mais o movimento tradicional no mundo todo

XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional
20 de novembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR

Como parte do extenso programa que envolve a realização do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e a V Copa Mundial Interclubes, a ITKF promoverá de 2 a 8 de dezembro, em Curitiba (PR), seminários técnicos e cursos de arbitragem, congressos científicos, reuniões sobre a Universidade de Karatê Tradicional e encontro do comitê técnico e administrativo, além das assembleias continentais e da assembleia geral da International Traditional Karate Federation (ITKF).

O lendário karateca romeno faz caminha na orla

Entre os grandes campeões da ITKF que farão palestras em Curitiba, agora acaba de ser anunciada a presença de Cornel Musat, o icônico romeno octacampeão mundial, uma das maiores estrelas da modalidade. Além de ministrar curso para os karatecas, Musat promete entrar no koto para buscar a nona medalha de ouro em mundiais.

Faixa-preta go-dan (5ª dan), Musat já representou a Romênia em 86 competições oficiais e arrebatou 38 títulos europeus. Verdadeira máquina de conquistar títulos e medalhas, Cornel Musat falou sobre a sua expectativa para a vigésima edição do Campeonato Mundial da ITKF.

“Minha expectativa é que tenhamos uma participação gigantesca e que possamos reunir todas as federações de karatê tradicional do mundo. Claro que desejo também que a equipe romena esteja em excelente forma, que represente muito bem meu país e que tenha sucesso neste grande campeonato”, disse Musat, que falou ainda sobre a organização do certame.

Cornel Musat com o professor shihan kyuu-dan (9º dan), Vladimie Jorga que é o presidente da Federação Europeia de Karatê Tradicional

“Penso que o evento está sendo muito bem organizado, que o comitê organizador do Brasil promoverá um grande encontro para a cúpula da ITKF e um grande certame com os melhores karatecas do mundo.”

Avaliando a importância estratégica dos eventos que se realizarão no Brasil, Musat vislumbra a oportunidade única para a consolidação da retomada de crescimento da ITKF.

“Acredito que este evento possui vital importância para o futuro da ITKF. Vislumbro a oportunidade única de reunir todas as federações de karatê tradicional do planeta e apresentar propostas que fortaleçam e projetem ainda mais o movimento do karatê tradicional no mundo todo. Dessa forma estaremos honrando o legado do sensei Hidetaka Nishiyama e, em nível local, reverenciaremos o nosso sensei Dan Stuparu. Espero que este evento produza um impacto extremamente positivo e consolide o novo momento da ITKF”, concluiu o octacampeão mundial romeno.

O octacampeão mundial treinando o yoko-gueri em seu dojô

Campeonato Mundial de Karatê Tradicional 2019

O XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional será realizado de 2 a 8 de dezembro no ginásio da PUC-PR em Curitiba (PR). As atividades em paralelo são a V Copa do Mundo Interclubes, cursos técnicos ministrados por grandes ícones da modalidade e módulos de arbitragem, congressos científicos, reuniões sobre a Universidade de Karatê e o Comitê Técnico e Administrativo, além das assembleias continentais e da assembleia geral da ITKF.

Mais informações sobre o conjunto de eventos que a International Traditional Karate Federation promoverá em Curitiba podem ser acessadas aqui