O professor kodansha Oswaldo Ichikawa faleceu nesta quinta-feira

O professor Oswaldo Ichikawa na cerimônia de abertura dos Exames de Graduação da FPJ de 2011, em Botucatu

Radicado em Embu-Guaçu (SP), sensei Ichikawa deixa como legado centenas de faixas pretas formados em Minas Gerais e São Paulo

Memória
06/07/2018
Por PAULO PINTO I Foto BUDÔPRESS
São Paulo – SP

O renomado professor kodansha paulistano Oswaldo Ichikawa faleceu nesta quinta-feira (05 de julho) e deixa como grade legado centenas de faixas pretas formados nos Estados de Minas Gerias e São Paulo.

Nascido em 22 de março de 1949, em São Paulo (SP), Oswaldo Ichikawa obteve o hachi-dan (8º dan) em 06 de abril de 2.000, quando tinha apenas 51 anos.

Nos anos de 1970, comandou o judô da Usipa, em Ipatinga (MG). Foi técnico da seleção brasileira de judô e membro da comissão de graduação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Após retornar ao seu Estado, Oswaldo Ichikawa radicou-se em Embu-Guaçu (SP), onde ensinava judô na Associação de Judô Ichikawa.

Em seu velório, compareceram centenas de amigos, judocas e os dirigentes da Federação Paulista de Judô Francisco de Carvalho Filho e Alessandro Panitiz Puglia, que foram ao crematório do cemitério Horto da Paz, de Itapecerica da Serra, para expressar solidariedade aos familiares de um dos grandes mestres do judô no Brasil.