Paulistas Willian Lima, Michael Marcelino e Larissa Pimenta põem o Brasil no pódio do Mundial Júnior de Marrakech

Willian de Souza e Lima vibra com a conquista do primeiro ouro em mundiais

No primeiro dia da competição o Esporte Clube Pinheiro assegurou uma medalha de ouro e uma de bronze, enquanto o SESI-SP conquistou mais uma de bronze para o Brasil

Junior World Championships
16 de outubro de 2019
Fonte LARA MONSORES I Fotos Di FELICIANTONIO EMANUELE e GABRIELA SABAU
Marrakech – Marrocos

Uma semana após conquistar a medalha de bronze no Grand Slam de Brasília, o brasileiro Willian Lima subiu ao pódio novamente e, dessa vez, para sagrar-se campeão mundial júnior.

Michael Marcelino joga o usbeque Dilahodbek Yuldoshev na disputa do bronze

Implacável, nesta quarta-feira (16), o judoca pinheirense venceu quatro adversários nas preliminares e derrotou o japonês Takeshi Takeoka na grande final do peso meio-leve masculino (66kg) do Campeonato Mundial sub 21 que iniciou ontem, em Marrakech, no Marrocos.

“É uma sensação muito boa vencer, principalmente, depois das duas frustrações que tive em 2017 e 2018. Mas, essas quedas me motivaram. Tive o apoio da comissão técnica da CBJ, dos meus familiares e principalmente do meu clube, que me ajudaram a não desistir e eu agradeço muito”, lembrou Willian que concluiu lembrando o foco principal de 2020.

“Essa medalha é importante para dar mais um passo rumo à seleção principal. Tive um grande resultado no Grand Slam de Brasília e vou querer mais, sempre com o pensamento em Tóquio 2020”, projetou o peso-meio leve do Esporte Clube Pinheiros.

Na semi, Larissa caiu diante da mongol Sosorbaram Lkhagvasuren

É o terceiro ano consecutivo que o Brasil tem um finalista nessa categoria no Campeonato Mundial Júnior. Em 2017, o gaúcho Daniel Cargnin foi campeão e, em 2018, o paulista Michael Marcelino ficou com a prata. Neste ano, o desempenho foi ainda melhor, com o ouro de Willian e um bronze para Marcelino garantindo a dobradinha brasileira no pódio do meio-leve.

Já no meio-leve feminino (52kg), as judocas brasileiras também brilharam e se enfrentaram na disputa por uma das medalhas de bronze. A pinheirense Larissa Pimenta, que foi prata em Brasília há uma semana, conseguiu três punições contra a minastenista Maria Taba e conquistou sua primeira medalha em Mundial Júnior justamente em seu último ano nas categorias de base.

“Estou muito feliz com essa conquista. Venho há muitos anos buscando essa medalha e ela veio no momento certo. Quero agradecer à CBJ, que está sempre confiando e me apoiando”, comemorou Pimenta após conquistar sua nona medalha em 2019. As outras oito foram pela equipe principal no world tour da Federação Internacional de Judô.

Determinado, na final Willian de Souza contrariou a lógica derrotando o japonês Takeshi Takeoka

O caminho até o pódio

Os três medalhistas foram muito bem nas preliminares e venceram suas chaves para chegar às semifinais.

Willian passou por Paul Fouda, de Camarões; Nurzat Salimbayev, do Cazaquistão; e por Ibrahim Aliyev, do Azerbaijão. Na semifinal, ele venceu seu compatriota Michael Marcelino por um wazari e garantiu-se na final contra o japonês Takeoka.

Marcelino, por outro lado, estreou com vitória sobre Luka Kapanadze, da Geórgia, por ippon. Em seguida, bateu o japonês Ranto Katsura e o russo Ismail Misirov para chegar à semifinal, onde perdeu para Willian.

Marcelino estreou vencendo Luka Kapanadze, da Geórgia, por ippon

Após o revés diante do seu companheiro de seleção, Marcelino recuperou-se da derrota e buscou o bronze ao vencer Dilahodbek Yuldoshev, do Uzbequistão, com um wazari.

No feminino, a medalha de Larissa Pimenta veio após as vitórias sobre Marie Celine Matia, de Camarões; Lamia Eddinari, do Marrocos; Federica Silveri, da Itália; e Akhzhol Kaiypkan, do Cazaquistão.

Na semifinal, após empatar em punições (2-2) no tempo normal, Pimenta acabou sendo projetada pela mongol Sosorbaram Lkhagvasuren que marcou um wazari no golden score e fechou o dia com o título do 52kg.

Maria Taba por sua vez, venceu a sul-coreana Yoonjin Jang e a marroquina Khadija Drissi por ippon até parar na japonesa Ayumi Kawada, nas quartas. Na repescagem, a brasileira derrotou a italiana Martina Castagnola e finalizou seu Mundial em quinto lugar ao perder o bronze para Larissa Pimenta.

O Mundial Júnior continua nesta quinta-feira, com mais quatro brasileiros nos tatamis: Vitória Andrade (57kg), Ryanne Lima (63kg), Jeferson Santos Jr (73kg) e Julio Koda Filho (73kg).

Na disputa do bronze Pimenta superou a minastenista Maria Taba

Seleção Feminina Sub 21

48kg – Laura Ferreira (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

48kg – Natasha Padilha (Sociedade Morgenau/FPRJ)

52kg – Larissa Pimenta (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

52kg – Maria Regina Taba (Minas Tênis Clube/FMJ)

57kg – Vitória Andrade (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

63kg – Ryanne Lima (Sogipa/FGJ)

78kg – Giovanna Fontes (SESI SP/FPJudô)

+78kg – Luiza Cruz (Instituto Reação/FJERJ)

O pódio do meio-leve feminino

Seleção Masculina Sub 21

60kg – Renan Torres (SESI SP/FPJudô)

66kg – Michael Marcelino (SESI SP/FPJudô)

66kg – Willian de Souza e Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

73kg – Jeferson Luiz dos S. Junior (Instituto Reação/FJERJ)

73kg – Julio Cesar Koda Filho (Minas Tênis Clube/FMJ)

81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ)

81kg – Marcelo Augusto S. Gomes (Assoc. Judo Belarmino/FPJudô)

90kg – Igor Morishigue (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

100kg – Lucas Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJudô)

O pódio do meio-leve masculino