Plano mestre do local onde os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024 serão realizados foi aprovado

Centro Aquático Paris 2024

Atualização do conceito do local dos Jogos Paris 2024 evidencia a nova era dos Jogos Olímpicos de Verão

Paris 2024
29 de dezembro de 2020
Por IOC
Curitiba – PR

Após sete meses de intenso trabalho entre as partes envolvidas, um plano mestre atualizado do local dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024 foi aprovado pelo Conselho de Administração de Paris 2024. Essa decisão foi tomada após a aprovação do Conselho Executivo (CE) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) na reunião de 7 de dezembro de 2020.

Para tanto, o COI e o Comitê Organizador Paris 2024 trabalharam em estreita colaboração com as principais federações internacionais para desenvolver o novo conceito com importantes contribuições também fornecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e setores públicos envolvidos.

Instalações Paris 2024

A estratégia adotada para Paris 2024 sinaliza uma nova era dos Jogos, alinhando-se ainda mais com as recomendações da Agenda Olímpica 2020 e da nova norma. Consolida os pontos fortes existentes – reduzindo novas construções, permitindo que certos locais sejam compartilhados, gerando economia de orçamento e controle ainda mais rígido dos fundos, respeitando o meio ambiente, mantendo a dimensão espetacular de Paris 2024 e implementação de fortes raízes nas comunidades locais, particularmente em Seine-Saint-Denis.

Em Seine-Saint-Denis, será construída uma nova instalação permanente para escalada. Outros cinco esportes olímpicos serão realizados na área: atletismo, eventos aquáticos (natação artística, saltos ornamentais e polo aquático), escalada, rúgbi de sete e tiro.

Como parte do plano mestre atualizado, o Estádio Olímpico Aquático, Le Bourget e Stade Jean-Bouin não serão mais utilizados. O Comitê Organizador também confirmou hoje que sete estádios em toda a França serão usados ​​para sediar a competição de futebol, enquanto se aguarda a aprovação final pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA) em março. Isso garantirá que os Jogos de 2024 irão muito além de Paris, envolvendo as regiões de Bordéus, Lyon, Marselha, Nantes, Nice e Saint-Etienne também escolhidas para sediar o futebol olímpico.

Principais alterações do plano mestre dos Jogos Paris 2024

  • Remoção do Estádio Aquático e transferência das finais de natação e polo aquático para a Arena La Défense
  • Remoção do Estádio Jean-Bouin e transferência do rúgbi para o Stade de France
  • Otimização do estádio Concorde e transferência do local de escalada para Le Bourget
  • Redução do número de estádios de futebol de oito para sete
  • Transferência do handebol para o Stade Pierre-Mauroy em Lille
  • Transferência do vôlei para o South Paris Arena 1
  • Transferência das rodadas preliminares de basquete para a South Paris Arena 6 e a fase final na Arena Bercy
  • Transferência da ginástica rítmica para a Arena La Chapelle e da ginástica artística e cama elástica para Bercy
  • O Comitê Organizador avalia ainda a transferência do levantamento de peso para o South Paris Arena Cluster

A mudança para aumentar o uso de instalações existentes em comparação com a construção de estruturas temporárias terá um impacto positivo adicional nos esforços de sustentabilidade de Paris 2024. Com 95 por cento das instalações utilizadas já existentes ou temporárias, as emissões de carbono cairão pela metade em comparação com as duas últimas edições dos Jogos de Verão.

Além das instalações permanentes para escalada, o Centro Aquático Olímpico, a Vila Olímpica e da Vila da Mídia, serão construídos especificamente para os Jogos. O Centro Aquático está sendo construído pensando nos benefícios de longo prazo para a população de Seine-Saint-Denis, que tem carência de equipamentos de natação.