Professora mostra em Live no Instagram a história das mulheres no judô brasileiro

Professora san-dan Gabriela de Souza

A professora doutora Gabriela de Souza contará as dificuldades enfrentadas pelas judocas brasileiras pioneiras

Palestras & Lives
15 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Foto ARQUIVO
Curitiba– PR

A primeira live da página Coletivo Joshi Bu no Instagram abordará um tema muito atual e terá a presença de uma grande conhecedora e estudiosa do judô feminino, a professora doutora Gabriela de Souza. Pesquisadora e autora do livro Mulheres no Tatame, ela vai contar uma história pouco documentada, mas de grande relevância, comprovando a importante participação das mulheres no judô brasileiro.

Doutora em ciências do exercício e do esporte e faixa preta san-dan (3º dan), Gabriela de Souza é professora de educação física no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Na live do próximo sábado (18) ela vai falar sobre as barreiras e as dificuldades que as mulheres encontraram para conquistar espaço nos tatamis.

“No meu mestrado e doutorado estudei a história do judô feminino no Brasil. Selecionei o depoimento de algumas mulheres que foram pioneiras na modalidade e fiz uma investigação sobre o período em que a participação das mulheres em esportes de combate era proibida por lei. Isso durou até 1980 e relato algumas dificuldades que as judocas pioneiras enfrentaram para praticar judô naquela época e as principais ações que causaram a virada que consolidou a categoria e fizeram do judô feminino brasileiro a potência que é hoje”, adiantou Gabriela de Souza.

COLETIVO JOSHI BU CONVIDA

História das mulheres no judô brasileiro
Live com a professora doutora Gabriela de Souza
Instagram
Data: Sábado, 18 de julho de 2020
Horário: 18 horas (horário de Brasília)
Link: https://www.instagram.com/joshibucoletivo/?hl=pt-br