Profissionais de Educação Física, ABJI e GEPD realizam o 1º Encontro Brasileiro de Judô Inclusivo Online

Rafael Ferranti Antonialli é atleta do Sayão Futebol Clube de Araras e aluno do sensei Sidnei Paris, também treina na APAE de Santa Cruz das Palmeiras com a mãe, Marilaine Ferranti

Evento inédito organizado pela Associação Brasileira de Judô Inclusivo e a GEPD discutirá na próxima semana aspectos técnicos, científicos e terapêuticos do judô inclusivo

Palestras & Lives
26 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realiza-se no dia 3 de dezembro o 1º Encontro Brasileiro de Judô Inclusivo Online, resultado de parceria inédita entre a Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI) e o Grupo de Estudos de Judô para Pessoas com Deficiência (GEPD). Presente em 19 Estados, o GEPD congrega pouco mais de 80 profissionais de Educação Física que se reúnem periodicamente para debater temáticas fundamentadas em referências científicas.

Idealizador do GEPD e um dos organizadores do encontro, o professor Felipe Vasconcelos é faixa-preta ni-dan de judô, pós-graduado em Educação Física Escolar e Atividades Esportivas (CREF 003459 AL), coordenador de eventos da Federação Alagoana de Judô, coordenador e professor do projeto Judô para Todos da APAE Maceió (AL), no qual são assistidas mais de 90 pessoas com deficiência. Ele detalhou o formato do evento.

Professor Felipe Vasconcelos

“Teremos uma mesa-redonda e um bate-papo com judocas de diferentes faixas etárias e praticantes portadores de diversos tipos de deficiência. Participarão medalhistas em campeonatos de alto nível nacional e internacional, com destaque para o multimedalhista Antônio Tenório da Silva, considerado o maior judoca paralímpico da história”, disse Vasconcelos.

Para o catarinense Giovani de Oliveira Ferreira, faixa-preta ni-dan de judô e presidente da ABJI, o 1º Encontro Brasileiro de Judô Inclusivo Online deverá fomentar a prática nesse segmento, por meio de relatos de experiências de judocas de vários Estados, com diversas deficiências. Eles mostrarão um panorama atual, as tendências e os principais desafios do judô inclusivo no Brasil. “Estamos certos de que este encontro inédito será um marco no estímulo e na prática do judô inclusivo em nosso País”, disse Ferreira.

O comitê organizador do 1º Encontro Brasileiro de Judô Inclusivo lembra que as inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pela plataforma Sympla, com link abaixo. Todos os professores inscritos receberão certificado de participação com o total de três horas.

Convidados

Participarão da mesa-redonda os judocas Antônio Tenório (SP), Pedro Baidek (RS), Orlando Cherem (MG), Miguel Arcanjo (PE), João Vítor (SC), José Flávio (AL), Carolina Kich (SC), Sérgio Matuzaki (SP), Paulo Henrique (RS), Rafael Ferranti e a professora kodansha Marilaine Ferranti (SP), árbitra FIJ A e coordenadora adjunta de arbitragem da Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Professor Giovani de Oliveira Ferreira

Felipe Vasconcelos falou sobre o objetivo do encontro. “Nossa principal meta é conscientizar a população de forma geral. Queremos que praticantes, familiares, professores de judô, profissionais de Educação Física que já atuam neste segmento e aqueles que pretendem iniciar no trabalho inclusivo possam conhecer as ações que já estão sendo desenvolvidas, histórias e relatos de vitórias e conquistas do nosso segmento.”

Membros da comissão técnica da ABJI, os professores sho-dans paulistas Christopher Rodrigues (CREF 075909-G SP) e Júnior Suraci contam com a presença de muitos professores de judô e profissionais de Educação Física.

“O judô é uma excelente ferramenta de socialização e inclusão social. Vemos enorme potencial no judô inclusivo enquanto mercado de trabalho. Já como judocas, entendemos que este é um importante segmento no sentido de praticarmos verdadeiramente o jita-kyoei”, pontuou Suraci.

O encontro será transmitido no dia 3 de dezembro pelo Canal do YouTube da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), às 19 horas. Os participantes que se inscreverem pelo Sympla e assistirem à palestra receberão certificado.

ABJI e GEPD Convidam
Palestra: 1º Encontro Brasileiro de Judô Inclusivo Online
Realização: Associação Brasileira de Judô Inclusivo
Data: 3 de dezembro de 2020
Horário: 19 horas (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCU-ES4v92ccnMYj_uPGQgdg
Acesso Sympla: https://www.sympla.com.br/1-encontro-brasileiro-de-judo-inclusivo-online__1057878