Realizada no Sesi Bauru, segunda fase do credenciamento técnico tem recorde de participantes

Professor Luiz Francisco Camilo Júnior

Etapas realizadas em São Caetano do Sul e Bauru credenciaram 1.486 técnicos e professores que atuarão nos eventos oficiais desta temporada

Credenciamento Técnico Interior 2020
8 de março de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos FRANCISCOEMOLO/3ª DRJ
Bauru – SP

Com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou neste sábado (7 de março) em Bauru a última fase do credenciamento técnico desta temporada.

Entre os palestrantes estavam o professor Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô, que expôs as alterações nas normas e propostas para 2020; professor Luiz Francisco Camilo Júnior, mestrando em ciências da motricidade e membro da recém-criada comissão científica da FPJudô, que discorreu sobre modelos, vertentes e conceitos de treinamento esportivo e acerca da fisiologia do exercício; Júlio Sakae Yokoyama, que apresentou o recém-formado conselho de ética da FPJudô; Uichiro Umakakeba, que proferiu a palestra Tentando seguir o judô de Kano sensei; e Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô, que falou sobre a manutenção das regras da FIJ para esta temporada.

Alessandro Panitz Puglia

Autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de abertura, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, diretor do Sesi-SP Bauru; Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Omar Miquinioty Júnior, técnico do Sesi-SP Bauru; Júlio Sakae Yokoyama, presidente do TJD da FPJudô; e os delegados regionais Takeshi Yokoti, Cléber do Carmo, Fábio Feltrim, Raul de Mello Senra Bisneto, Wilmar Terumiti Shiraga, André Costa Gonçalves e Argeu Maurício de Oliveira Neto, o anfitrião do evento.

Os professores kodanshas Francisco Aguiar Garcia, Marcos Francisco da Silva, Jorge Siqueira, Luís Sérgio Ferrante e Uishiro Umakakeba abrilhantaram a segunda fase do Credenciamento Técnico 2020.

Mais uma vez o auditório do Sesi Bauru foi tomado pelos professores e técnicos do interior

Segundo os organizadores, o evento reuniu 278 professores que, somados aos 1.218 participantes da primeira fase, realizada em São Caetano do Sul, totalizam 1.486 técnicos credenciados para atuar nos certames oficiais da Federação Paulista de Judô e da Confederação Brasileira de Judô desta temporada.

Participaram do encontro professores e técnicos das seguintes delegacias regionais: 4ª DRJ Alta Paulista, 5ª DRJ Noroeste, 6ª DRJ Araraquarense, 7ª DRJ Sudoeste, 8ª DRJ Oeste, 13ª DRJ Alta Sorocabana, 15ª DRJ Grande Campinas e 16ª DRJ Sul Itapevi.

Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira da boas-vidas a dirigentes, palestrantes e técnicos que foram a Bauru

Chicão Camilo apresenta excelente trabalho científico

Mestrando em ciências da motricidade (Unesp-Rio Claro) e membro do grupo de estudos e pesquisas na profissão da educação física, Luiz Francisco Camilo Júnior agradeceu o convite feito pela federação paulista e apresentou conceitos de vanguarda nos aspectos da preparação física.

“Receber o convite da direção da FPJudô para participar de um momento tão importante do judô paulista me encheu de vontade para apresentar uma palestra à altura do tamanho do judô mais vitorioso do Brasil. Ter a oportunidade de conversar com aqueles que desbravaram o judô pelo interior paulista é uma tarefa que exige, entre outras demandas, muito respeito”, explicou Chicão

Dirigentes e técnicos assistem à palestra apresentada pelo professor Joji Kimura

Camilo iniciou a palestra com uma justa homenagem aos familiares do judoca bauruense Mário Sabino – a esposa e a mãe dele estavam presentes – merecedores de todo o carinho que a comunidade judoística pôde oferecer neste trágico momento de suas vidas.

Na palestra foram tratados assuntos como a individualização no planejamento do treinamento, modelos de treinamento e suas particularidades (iniciação, competição e gestão de pós-carreira) e ferramentas de busca por novos conhecimentos com base nos livros digitais disponibilizados pela plataforma digital do CREF 4/SP, totalmente sem custo para a comunidade.

Joji Kimura falou sobre as alterações nas normas em 2020

“Agradeço a Deus pela oportunidade de estar conversando com professores que fomentam o judô do interior, à FPJudô pelo pioneirismo na criação da comissão cientifica, a qual proporcionará um salto de qualidade no ensino do judô paulista, e também aos professores doutores que me vêm ajudando nesta caminhada cientifica: doutores Alexandre Drigo (Unesp) e Paulo Azevedo (Unifesp)”, finalizou Camilo.

Dirigentes avaliam CT 2020 positivamente

Após a realização da segunda fase do Credenciamento Técnico 2020, Alessandro Panitz Puglia comemorou o crescimento do número de professores inscritos e enfatizou a importância do evento no processo de atualização dos técnicos paulistas.

“Felizmente, neste ano houve uma expansão expressiva no número de professores e técnicos inscritos no evento e os conteúdos apresentados pelos palestrantes nas duas fases foram extremamente importantes. O professor Chicão Camilo abordou temas da área científica; o professor Umakakeba ressaltou a importância da manutenção de nossa origem; o doutor Julio Sakae apresentou o conselho de ética da FPJudô; o professor Joji mostrou dados e números de 2019 e apresentou as novidades para esta temporada; e o sensei Takeshi Yokoti fechou o evento abordando aspectos da arbitragem. Acredito que o crescimento no número de inscritos mostra que a nossa gestão está fundamentada na expansão da base do judô no Estado de São Paulo”, comemorou o dirigente.

Professores e técnicos inscritos no CT 2019

“Mais uma vez iniciamos a temporada cumprindo nosso papel de manter os técnicos paulistas atualizados e a par das inovações da área técnica. Os dados dos relatórios relativos ao ano passado nos fortalecem ainda mais e apontam o caminho que devemos seguir. Fico satisfeito por a cada ano oferecer maior motivação e subsídios para os professores que são a base de nossa entidade”, concluiu Alessandro Puglia.

Professor Uichiro Umakakeba

Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira reiterou a disposição do Sesi-SP de receber e apoiar os eventos da Federação Paulista de Judô.

“Mais uma vez tivemos o prazer de receber no Sesi grande parte dos gestores e professores do Estado de São Paulo. O destaque foi a manutenção da qualidade dos palestrantes e temas abordados. A FPJudô foi muito feliz na escolha dos nomes que atuariam em Bauru. O professor Joji explicou as alterações no regulamento. Depois tivemos a palestra do sensei Umakakeba, que foi sensacional. A palestra do Chicão Camilo foi fantástica e mostrou caminhos. O professor Júlio Yokoyama apresentou o conselho de ética e fechamos com sensei Takeshi Yokoti dando um show no campo da arbitragem. Tivemos um dia memorável em Bauru e, além de aprimorarmos nossos conhecimentos na área técnica, tivemos um grande congraçamento da família do judô paulista”, detalhou Cavenaghi.

Professor Júlio Sakae Yokoyama

Raul de Mello Senra Bisneto comemorou o excelente trabalho apresentado pelo membro do recém-criado conselho científico da FPJudô, que em sua avaliação foi o ponto alto do encontro.

“Em momento muito delicado de nossa modalidade, quando os grandes professores estão partindo, vi com enorme satisfação a iniciativa da diretoria da federação paulista com a criação do departamento científico, que tem à frente os renomados professores Alexandre Drigo e Francisco Camilo. O conteúdo apresentado aqui pelo Chicão me fez enxergar uma luz de esperança no fim do túnel. Penso que a pesquisa científica deve agregar muita qualidade ao nosso sofrido e cambaleado judô. Desde já este grupo de trabalho conta com todo o apoio da 4ª DRJ Alta Paulista, de todos os professores e dojôs filiados”, disse o professor Raul Senra.

Argeu Maurício de Oliveira Neto dá boas-vindas aos técnicos paulistas

Argeu Maurício de Oliveira Neto, delegado da 3ª DRJ Centro-Sul, afirmou que as duas fases do Credenciamento Técnico 2020 ratificaram a pujança da gestão na Federação Paulista de Judô.

“Além de avaliar o evento de Bauru positivamente, penso que o CT 2020 comprova o grande momento que o judô paulista está vivendo. Nosso auditório tem capacidade para 230 pessoas e ainda tivemos de disponibilizar mais 50 cadeiras para atender a demanda. As palestras foram fantásticas e o Chicão Camilo apresentou um trabalho maravilhoso. Os professores e técnicos avaliaram muito bem o trabalho apresentado por ele. Os demais palestrantes também apresentaram pesquisas excelentes. Conseguimos colocar e discutir os problemas que afetam nossa modalidade, e entendo que esta aproximação e o diálogo constroem pontes para o nosso crescimento e desenvolvimento”, disse o dirigente, que mencionou ainda o momento político da modalidade.

Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô

“Mais do que nunca o Estado de São Paulo está unido e preparado para encarar as adversidades políticas que vêm surgindo. Esta é a nossa marca e este é o nosso papel no cenário nacional. Somos a locomotiva da modalidade e temos de estar sempre prontos para superar os desafios que nos são lançados. Juntos superaremos toda e qualquer adversidade, com a benção e a graça de Deus”, salientou o anfitrião do evento.

Chicão Camilo e Alessandro Puglia homenageiam Maria de Lourdes Soares Sabino e Solange Teodoro de Moura Sabino

Os delegados regionais Argeu Maurício de Oliveira Neto, André Costa Gonçalves, Takeshi Yokoti, Wilmar Terumiti Shiraga, Fábio Feltrim, Raul de Mello Senra Bisneto com o palestrante Chicão Camilo

Judocas que participaram do seminário de arbitragem

Takeshi Yokoti durante o seminário de arbitragem