Realizado no Egito, Masters Course deverá alavancar o crescimento da ITKF na África

Elígio Contarelli (Itália), Sandrine El Marhoumy (França), Gilberto Gaertner (ITKF), Tasuke Watanabe (Brasil), Rick Jorgensen (Canada), Ramy El Mekkawi (Egito) e Khadir Bougettaya (Argélia) em coletiva de imprensa no Cairo

O curso ministrado por grandes mestres, os exames de arbitragem e de graduação e a Copa Africana de Karatê Tradicional reuniram cerca de 120 professores na cidade do Cairo

Masters Course ITKF Cairo
9 de maio de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
Curitiba – PR

A Federação Africana de Karatê Tradicional (ATKT) e a Federação Egípcia de Karatê Tradicional (ETKF) organizaram de 25 a 29 de abril o ITKF Masters Course 2019, promovido pela International Traditional Karate Federation.

Dirigentes do karatê tradicional realizaram reunião com Sherif Fakhry Younes, chefe do Parlamento do Egito

Realizado na cidade do Cairo, na República Árabe do Egito, o Masters Course recebeu cerca de 120 professores e praticantes da África, Ásia e Europa, reunindo karatecas do Egito, Argélia, Tunísia, Sudão, Uzbequistão, Palestina e França.

O curso da ITKF no Cairo foi complementado por exames de arbitragem, de graus e de examinadores, além da Copa El Marhoumy e da Copa Africana de Karatê Tradicional. Ao todo foram sete dias de karatê em alta intensidade e qualidade.

Abertura do Masters Course no Cairo

Trabalhando arduamente em parceria com a federação africana, a diretoria da Federação Egípcia de Karatê Tradicional realizou excelente trabalho, o que resultou em eventos bem organizados, com conteúdos programáticos de alta qualidade e muito bem divulgados e avaliados pela mídia local.

O Masters Course foi ministrado pelos mestres Tasuke Watanabe (9º dan/Brasil), membro do Shihan Kai da ITKF; Rick Jorgensen (8º dan/Canada), coordenador do comitê técnico da ITKF; Elígio Contarelli (8º dan/Itália), coordenador da comissão de arbitragem da ITKF; e Gilberto Gaertner (8º dan/Brasil), presidente da ITKF.

Gilberto Gaertner cumprimenta Ashraf Sobhi, ministro do Esporte e da Juventude do Egito

Com grande número de participantes, o Masters Course teve como destaque a presença de todos os professores seniores do Egito, além de colegas da Argélia, Tunísia, França, Sudão, Palestina e Uzbequistão. O evento foi prestigiado também por Sandrine El Marhoumy, presidente da Federação Francesa de Karatê Tradicional.

Uma delegação encabeçada pelo presidente da ITKF reuniu-se com o ministro do Esporte e da Juventude do Egito, Ashraf Sobhi, o que resultou em boas conversações a respeito de suporte governamental para eventos internacionais e para o crescimento da Federação de Karatê Tradicional do Egito. Os presidentes da ITKF e da federação do Egito, acompanhados dos mestres Watanabe e Rick Jorgensen, tiveram ainda uma reunião com Sherif Fakhry Younes, integrante do Parlamento do Egito, para tratar dos assuntos alinhados com o ministro do esporte.

Flagrante da reunião dos dirigentes do karatê tradicional com o ministro do Esporte e da Juventude do Egito

Cobertura midiática expressiva

Todos os eventos mereceram grande divulgação da mídia esportiva local, nas formas digital e televisiva, começando com uma coletiva de imprensa, entrevistas para numerosos sites e cobertura da Copa Africana por várias emissoras de televisão.

A Copa Africana/El Marhomy Cup reuniu sete países, bom número de praticantes e competições para atletas especiais. A abertura foi prestigiada por importantes autoridades do Egito, com destaque especial para Osama Kamal, ministro do Petróleo e Recursos Minerais.

Dirigentes com o Ashraf Sobhi, ministro do Esporte e da Juventude do Egito

Na avaliação do presidente da ITKF, Gilberto Gaertner, o conjunto de atividades realizadas no Egito foi coroado de muito sucesso e fortalecerá sobremaneira a federação local, pavimentando uma forte expansão da federação africana.

“Técnica e politicamente tivemos um ganho gigantesco, tanto para a Federação Egípcia de Karatê Tradicional quanto para a Federação Africana de Karatê Tradicional e para a ITKF como um todo. Estou convicto de que a federação africana vai expandir muito sua penetração continental a partir deste curso, porque se abriu outra porta e ficou muito claro o suporte que a nossa organização vai oferecer para o Egito e para a sua federação daqui por diante”, expressou o dirigente mundial.

Mestres, dirigentes, professores e praticantes no encerramento do Masters Course

O líder da ITKF agradeceu o empenho dos membros do comitê organizador local e dos professores que ministraram o Masters Course Cairo 2019.

“Agradeço pelo cuidado e a hospitalidade com que fomos recebidos no Cairo. Os dirigentes Ramy e Albakr foram especialmente cuidadosos e profissionais durante toda a nossa estada no Egito. Gostaria também de agradecer sobremaneira aos mestres Watanabe, Jorgensen e Contarelli pela excelência das palestras e treinamentos ministrados e pela dedicação ao karatê tradicional.”

Mestres Rick Jorgensen, Tasuke Watanabe e Elígio Contarelli

Na avaliação dos dirigentes Ramy El Mekkawi, da federação do Egito (ETKF), e Ibrahim Al Bakr, da federação africana (ATKT), os eventos realizados na cidade do Cairo fortalecerão e viabilizarão a expansão de ambas federações.

“A ATKF, em parceria com a ETKF, planeja trazer ao Egito cursos da ITKF com maior regularidade e organizar um evento intercontinental em 2020. Os dirigentes africanos também destacaram que a participação do mestre Watanabe deu um sabor especial ao curso. O Egito confirmou sua presença com força máxima no XX Campeonato Mundial da ITKF, que se realiza em dezembro no Brasil, juntamente com mais oito países da região.

O presidente da ITKF sendo entrevistado pela TV egípcia

Já o campeão mundial da ITKF em 2014, Mahmoud al-Qasrawi, garantiu que estará na competição, mas ainda não sabe se como atleta ou técnico. Grande parte dos excelentes professores seniores do Egito confirmou presença no mundial no Brasil. Sem dúvida o Egito e a África vão estar muito bem representados.

Balanço altamente positivo

Otimista por tudo que viveu no Cairo, Gilberto Gaertner foi enfático ao afirmar que no curto prazo o Egito será uma das principais forças do karatê tradicional mundial.

“Voltei da África extremamente satisfeito. Tivemos muitas reuniões, vários nós foram desatados, muita aresta foi aplainada, e isto é muito importante porque estou certo de que diversas questões políticas pendentes foram ajustadas e superadas. Percebi claramente que a República Árabe do Egito é muito forte na região e possui grande potencial. Acredito que em curto espaço de tempo o Egito se tornará uma das principais forças do karatê tradicional mundial”, previu o dirigente, que concluiu avaliando a importância geopolítica daquele país na ITKF.

Elígio Contarelli, Tasuke Watanabe, Rick Jorgensen e Gilberto Gaertner, mestres que atuaram no Masters Course do Cairo

Considero o Egito um aliado da ITKF de primeira grandeza. Da mesma forma que o Brasil exerce protagonismo no karatê tradicional da América do Sul, o Egito passou a ser fundamentalmente referência técnica e política na África”, afirmou o presidente da ITKF.

Dirigentes, representantes e membros das comissões técnicas na abertura do congresso técnico da Copa Africana/Marhomy Cup

Exibição realizada durante a cerimônia de abertura da Marhomy Cup

Ramy El Mekkawi, presidente da ETKF, Osama Kamal, ministro do Petróleo e Recursos Minerais do Egito e Gilberto Gaertner, presidente da ITKF

Dirigentes e autoridades na cerimônia de abertura da Marhomy Cup

Dirigentes e mestres homenagem o ministro Osama Kamal

Tasuke Watanabe atuando no Masters Course

Ramy El Mekkawi, Tasuke Watanabe, Sandrine El Marhoumy e Gilberto Gaertner

Mestre Watanabe sendo homenageado pela Federação de Karatê Tradicional do Egito

Dirigentes da ITKF, ATKF, ETKF com os principais representantes da mídia esportiva do Egito

U. Shukhurat representante do Uzbequistão e Gilberto Gaertner, com o cônsul do Uzbequistão

Mestres Tasuke Watanabe e Elígio Contarelli são cumprimentados por Ramy El Mekkawi, o presidente da ETKF

Gilberto Gaertner, presidente da ITKF e Ibrahim Al Bakr, presidente da ATKF vislumbram um novo momento para o karatê tradicional na África

Gilberto Gaertner com o General Gamal El Tahlawi, diretor executivo da Federação Egípcia de Karatê Tradicional

Sonia Hasni, representante da Tunísia com Gilberto Gaertner

Khadir Bougettaya, presidente da federação da Argélia com Gilberto Gaertner

Dirigentes diante do edifício do Ministério do Esporte e da Juventude do Egito

Mahmoud Elkasrawy, campeão mundial em 2014 com Gilberto Gaertner

Amjad Jad, representante do Sudão e Gilberto Gaertner

Gilberto Gaertner, presidente da ITKF e Ibrahim Al Bakr, presidente da ATKF em coletiva de imprensa