04 de janeiro de 2025
Sarah Menezes muda de categoria pela terceira vez em três anos
Atleta com 28 anos retorna ao meio-leve, deixando o peso ligeiro depois da divulgação do exame positivo de Jéssica Pereira para a substância furosemida. A piauiense se reapresenta ao Flamengo na semana que vem e terá seu calendário redesenhado
Tóquio 2020
02 de fevereiro de 2019
Fonte GLOBOESPORTE.COM I Fotos TATI AMAYA/CBJ e SAULO CRUZ/EXEMPLUS/COB
Rio de Janeiro – RJ
Campeã olímpica em Londres 2012, a judoca Sarah Menezes vai mudar de categoria de peso pela terceira vez em três anos. A atleta de 28 anos deixará o peso ligeiro (-48kg) para atuar no peso meio-leve (-52kg). A piauiense tomou a decisão em comum acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) após a divulgação do doping da jovem judoca Jéssica Pereira, de 24 anos, suspensa provisoriamente.
A categoria meio-leve (-52kg) perdeu recentemente Erika Miranda, que decidiu se aposentar, e Jéssica Pereira, que foi flagrada no antidoping em um exame realizado em setembro do ano passado com a substância proibida furosemida, um diurético que pode ser usado para mascarar outros produtos dopantes – como esteroides anabolizantes e hormônios. Com isso, o caminho se abriu para Sarah Menezes.
No ciclo olímpico da Rio 2016, Sarah Menezes sofreu para se manter no peso da categoria ligeiro (-48kg). Em 2017, decidiu subir para o meio-leve, -52kg, se tornando concorrente de Erika Miranda. A iniciativa, que teve apoio da CBJ, não funcionou. Os resultados não vieram, e a piauiense voltou a descer para o peso ligeiro.
De acordo com a CBJ, Sarah passou por avaliações físicas, médicas e fisioterapeutas no Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com a comissão técnica da entidade que comanda o judô nacionalmente em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Depois dessa bateria de testes, foi decidido, em comum acordo com a atleta, que ela retornará ao meio-leve. A piauiense está retornando de viagem e, na semana que vem, se reapresenta ao seu clube, o Flamengo.
Todo o calendário da atleta na temporada 2019 será redesenhado. Ela não competirá, por exemplo, em Paris, Oberwart e Dusseldorf, próximas competições internacionais do judô. Além disso, Sarah perderá os pontos da corrida olímpica que conseguiu em 2018. Foram 185. Ela estava em 37º lugar, atrás de Nathália Brígida, em 34º, com 220 pontos, e Gabriela Chibana, em 23º, com 438.