Segunda reunião virtual da 7ª DRJ Sudoeste discute a reabertura das academias

Alessandro Puglia com Cristina Amorim, coordenadora técnica da 7ª DRJ Sudoeste

Participaram do encontro online 22 professores responsáveis por 19 associações filiadas

Judô Paulista
28 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 7ª DRJ
Osasco – SP

Seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), no dia 18 de julho a diretoria da 7ª DRJ Sudoeste realizou sua segunda reunião virtual.

Para conectar 22 professores responsáveis por 19 associações filiadas, os dirigentes da 7ª DRJ utilizaram o aplicativo Zoom. No encontro virtual, a pauta principal foi a possibilidade de reabertura das academias devido à liberação do governo estadual.

Parte dos professores que participaram da segunda reunião virtual da 7ª DRJ

Durante duas horas, discutiram-se principalmente as regras para a reabertura das escolas e dojôs do Estado, o posicionamento de cada associação em relação a essa retomada de atividades presenciais e como os professores estão mantendo os alunos ativos durante o isolamento social.

O encontro foi mediado pela professora Cristina Amorim, coordenadora técnica da 7ª Delegacia Regional Sudoeste, que falou sobre a importância de uma reunião como esta.

Professora Dirce Toyoko Umino da Silva

“Somente nos reunindo com os responsáveis pelas associações podemos, de forma abrangente, tomar conhecimento das necessidades e do posicionamento de cada professor durante esta fase que estamos vivendo. Ao expor o seu pensamento e as ações desenvolvidas cada um ajuda os demais, formando uma base com muito mais conhecimento”, disse Cristina.

A coordenadora técnica da 7ª DRJ Sudoeste explicou que as cidades que compõem a delegacia estão em diferentes estágios. Os municípios que se encontram na fase 1 (vermelha) são Salto, Itu, Caieiras, Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Araçariguama e Cesário Lange. Estão na fase 3 (amarela) Osasco, Santana de Parnaíba, Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia e Taboão da Serra.

Professor Jiro Aoyama, delegado da 7ª DRJ

Das cidades que estão na fase amarela, apenas Osasco elaborou um protocolo para reabertura de academias, as demais ainda o preparam. Nesta semana, darão início às aulas presenciais atendendo aos protocolos a Associação de Judô Kenshin e a Ace Amigos do Japão. O Esporte Clube Osasco Yanagimori deverá retornar em breve, apenas com aulas para os adultos.

A grande maioria das associações ainda não acha seguro retornar às atividades agora, porque mesmo as cidades que estão na fase amarela têm grande quantidade de alunos que reside em locais onde a pandemia é crescente. Muitos dojôs pretendem retomar as atividades presenciais junto com as escolas.

Professores Bruno César e Antônio Rizzardo

A SMAFEL Santana de Parnaíba é parte integrante da prefeitura de seu município e estuda a possibilidade de ministrar aulas de judô ao ar livre, pois há muito espaço disponível e facilidade para a locomoção dos tatamis. As associações atreladas a prefeituras devem aguardar a liberação desse órgão para retornar às atividades presenciais.

Escolas, clubes e dojôs no encontro

Participaram do encontro virtual os representantes de 19 entidades: Secretaria de Esporte e Lazer de Salto, Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da Estância Turística de Itu, Associação de Judô Kenshin, Secretaria Municipal de Esportes de Caieiras, Escola Helbert Souza de Judô, SMAFEL Santana de Parnaíba, Esporte Clube Osasco Yanagimori, Associação Resgate da Nação, Barueri Esporte Forte, Associação de Judô Jidai, SMEL Taboão da Serra, Associação Ibiunense de Artes Marciais, Ace Amigos do Japão, Associação de Pais e Amigos Judocas Votorantim, A.D Bandeirantes de Sorocaba, Associação Cultural e Esportiva Irmãos Ribas, Associação Judô Caieiras, Associação de Judô Umino e Judô Tatsu.

Professores Luiz Eduardo Tomilhero, Rozana Suane Abreu Nunes, Douglas Montel de Melo e João José da Silva Velloza

Professores, técnicos e árbitros no encontro

Ao todo, 22 professores participaram da reunião virtual da 7ª DRJ Sudoeste: Massanori Yanaguimori, Ricardo Diógenes de Oliveira, Sidney Stenio dos Santos da Silva, Helbert Carlos de Souza, Hamilton Barboza, Maria Aldevânia Alves, Hernâni Michel Barcala, Douglas Montel de Melo, Marcos Roberto Pinto da Silva, Nélson Hirotoshi Onmura, Flávia de Camargo Paiva, Luiz Eduardo Tomilhero, Rozana Suane Abreu Nunes, João Paulo Proença, Bruno César Silva Rizzardo, Jorge Fernandes Ribas, Dirce Toyoko Umino da Silva e Marcos de Paula Rossi.

Entre os membros da diretoria da 7ª DRJ Sudoeste que participaram do encontro virtual, estavam os professores Jiro Aoyama, delegado regional; Ricardo Eiji Ozaki, delegado adjunto; Deise Fernandes Ribas, secretária e 2ª coordenadora de comunicação; Antônio Rizzardo Rodrigues, coordenador de logística; Ana Cláudia Gomes de Souza, coordenadora do judô escolar; Cristina Amorim, coordenadora técnica; Flávia Aparecida de Camargo Paiva, 2ª coordenadora técnica; Bruno César Silva Rizzardo, 2º coordenador de oficiais técnicos; e João José da Silva Velloza, coordenador de cursos.