Seletiva para o Campeonato Brasileiro sub 21 marca retorno das competições de judô no Tocantins

Bruno Silva, da categoria meio-leve (até 66 kg); Gabriel Santos, da leve (até 73 kg); e Héron de Oliveira, da meio-médio (até 81 kg) foram os selecionados em Tocantins © Marcus Mesquita

Após 693 dias de afastamento, a Fejet realizou as seletivas no dia 11 de setembro no Dojô Judô Nipo, em Palmas

Por Marcus Mesquita / Fejet
16 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

Depois de um pouco mais de um ano e meio, o judô tocantinense voltou a sediar uma competição. Foram precisos 693 dias de afastamento desde a última disputa, o estabelecer da pandemia, o cumprir das medidas preventivas a ela e, finalmente, a retomada de um evento competitivo, sendo ele a seletiva para o Campeonato Brasileiro sub 21 masculino, realizada pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) no último sábado (11), na sede do Dojô Judô Nipo, em Palmas.

A competição oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) ocorreu em todas as regiões do país, em datas distintas, e serviu para selecionar os representantes de cada estado que vão participar do Brasileiro sub 21 no naipe masculino, previsto para ocorrer em Pindamonhangaba, São Paulo, do dia 8 ao dia 10 de outubro. No Tocantins, após os confrontos, foram selecionados os competidores Bruno Silva, da categoria meio-leve (até 66 kg); Gabriel Santos, da leve (até 73 kg); e Héron de Oliveira, da meio-médio (até 81 kg).

Ton Pacheco ressalta a importância da retomada das atividades após a pandemia © Budopress

O presidente da Fejet e Kodansha de sexto dan Georgton Thomé Bujar de Moura Pacheco ressaltou o quão gratificante foi retomar as atividades competitivas após um hiato jamais antes experimentado.

“Vinha sendo uma frustração muito grande ficarmos este tempo tão extenso sem atividades. Eu mesmo, na minha carreira de judoca, nunca havia ficado sequer uma semana sem colocar o quimono, sem entrar em um dojô. Foi angustiante. E é com muita alegria que retomamos os nossos passos, montando o evento dentro do padrão da CBJ, com árbitros graduados e atletas de ótimo nível em disputa. Nós voltamos, mas ainda muito atentos ao covid-19. Por isto, seguiremos tomando todos os cuidados preventivos enquanto for necessário”, disse Ton Pacheco.

Treinamento nacional

Os três atletas selecionados também vão participar, ainda na cidade paulista, mas do dia 11 a 13 do mesmo mês, do Treinamento de Campo Nacional sub 21 da CBJ, que vai reunir todos os competidores em trocas de experiências que visam o desenvolvimento destes atletas de base do judô do Brasil.