Seletiva realizada em Curitiba definiu a equipe que disputará o brasileiro da Região V

Luiz Iwashita faz depoimento na cerimônia de abertura

Participaram do certame classificatório – que teve várias inovações – 569 atletas, 123 técnicos e 39 associações das cinco delegacias regionais

Judô Paranaense
2 de abril de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
Curitiba – PR

Com o apoio do Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba, a Federação Paranaense de Judô (FPrJ) realizou a seletiva paranaense classificatória para o Campeonato Brasileiro da Região V, que envolveu disputas nas classes sub 13 a sênior.

A Delegacia da Região Sul, Kimonos Yama, Hiperfarma e Orthodontic também apoiaram a competição que definiu a equipe que no dia 13 de abril estará em Brusque (SC), defendendo o Paraná no certame regional promovido pela Confederação Brasileiro de Judô (CBJ), que reúne os melhores atletas dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Mesa de dirigentes e autoridades

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Luiz Hisashi Iwashita, presidente da FPrJ; Alexandre Amaro, deputado estadual pelo PRB; Helder Faggion, vice-presidente da FPrJ; Kenji Ishida, vice-cônsul do Japão em Curitiba; Raphael Kussumoto, presidente da Rede Hiperfarma; Rivaldo Oliveira, delegado da Região Sul; Rodrigo Tonietto, coordenador técnico da FPrJ; Francisco de Souza, coordenador de arbitragem da FPrJ; Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos da FPrJ; e Gustavo Batista, coordenador de marketing da FPrJ.

O evento realizou-se neste sábado (30) no ginásio do Tarumã, em Curitiba (PR), e foi prestigiado pelas presenças ilustres dos professores kodanshas Makoto Yamanouchi, Ney de Lucca Mecking, Paulo Mikoski, Washington Toshihiro Donomai, Celso Takeshi Ogawa, Reinaldo Francisco, Jorge Luiz Meneguelli e Roberto Nagahama, que na ocasião representou o Conselho Regional de Educação Física.

Mostrando que a diretoria da FPrJ está determinada a sair do lugar comum e fazer história, mais uma vez os dirigentes paranaenses inovaram e ratificaram o compromisso de criar atrativos para os eventos da modalidade.

Árbitros que atuaram na competição

Além de eliminar banners e backdrops, substituídos por painéis de led digitais, a gestão de eventos do Paraná introduziu o robô de led, que foi o porta-bandeira da competição.

Após cumprimentar as autoridades presentes, Luiz Iwashita agradeceu a colaboração da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e demais apoiadores da FPrJ.

“Quero destacar e agradecer a importante presença de Alexandre Amaro, deputado estadual pelo PRB, e Kenji Ishida, vice-cônsul do Japão em Curitiba. Outra presença marcante é a dos professores Paulo Mikoski e Makoto Yamanouchi, ex-presidentes da federação paranaense. Parabenizo os pais dos atletas que aqui estão por acreditarem na importância do judô na formação de seus filhos. Aproveito para lembrá-los que desde o ano passado adotamos a campanha ginásio limpo. Sendo assim, peço a todos que antes de deixarem a arena recolham todo o material descartável trazido para dentro do ginásio. Com isto estaremos dando um bom exemplo para as nossas crianças e ajudando na manutenção e limpeza deste patrimônio público”, disse o dirigente

Na sequência o dirigente anunciou a realização da fase final do Campeonato Brasileiro sub 15 em Curitiba, no ginásio do Tarumã, o mesmo onde se realizava a seletiva paranaense.

“Vamos sediar uma competição importantíssima para a base, todos vocês lutarão em casa e com apoio da torcida. Vamos treinar muito e nos preparar para fazer uma campanha histórica em julho, aqui em Curitiba”, disse o dirigente, dirigindo-se especificamente aos técnicos e atletas da classe pré-juvenil.

Árbitros que atuaram na seletiva classificatória

Após agradecer o convite feito pela diretoria da FPrJ, o deputado Alexandre Amaro conclamou aos pais a manterem seus filhos focados no caminho suave.

“Faço um cumprimento especial aos pais e parentes dos jovens que aqui estão, por inserirem seus filhos na prática esportiva. Além de ser o maior veículo de inserção social, o esporte socializa, aproxima e consolida a formação psicossocial das nossas crianças. Por meio do esporte e de sua prática, podemos estabelecer novos padrões éticos e morais para as futuras gerações. E lembro que estas mudanças dependem unicamente de todos nós”, expôs o parlamentar paranaense, que também falou sobre a proposta de inserir o judô e outros esportes de combate na rede pública do ensino fundamental.

“Usaremos nosso mandato para lutar pela causa do judô na rede pública de ensino. Sabemos da riqueza pedagógica que as artes marciais possuem, e vamos trabalhar incansavelmente para incluir estes esportes no programa curricular do ensino público”, concluiu Alexandre Amaro, que se comprometeu a levar o assunto diretamente ao governador, Ratinho Júnior.

Robô rouba a cena e é o ponto alto da cerimônia de abertura

Após apresentar o vídeo institucional com o resumo das atividades técnicas e esportivas do judô paranaense na temporada passada, houve um desafio inédito no judô.

Alexandre Amaro, deputado estadual pelo PRB

O robô de led que foi porta-bandeira na cerimônia de abertura aceitou participar de um desafio e enfrentou o peso pesado Bruno Ogata, vice-campeão brasileiro. Mas o judoca paranaense não resistiu e não ficou muito tempo em pé diante de seu adversário: caiu rapidamente diante da técnica de ashi exibida pelo novo mascote da Federação Paranaense de Judô.

Além de torcerem para o robô, os pequenos judocas paranaenses vibraram muito com o ippon que pôs fim ao combate e determinou a vitória da máquina sobre o homem também no shiai-jô.

Disputa ferrenha define a equipe que vai a Brusque na próxima semana

No shiai-jô vimos uma nova geração aguerrida e disposta a brigar por espaço na seleção paranaense de judô que vai a Santa Catarina em busca de medalhas.

A Sociedade Morgenau de Curitiba consolidou a primeira colocação conquistando 34 medalhas, sendo 18 de ouro, dez de prata e seis de bronze.

A Academia de Judô Lemanczuk Júnior garantiu a vice-liderança conquistando 17 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

Já a Associação de Judô Kussumoto, da capital paranaense, assegurou a terceira colocação geral conquistando 14 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e duas de bronze.

Vitor Cesar Moreira, o árbitro FIJ B conduziu o rei inicial

TOP 10 SELETIVA – FPrJ 2019

1º Sociedade Morgenau

2º Academia de Judô Lemanczuk Júnior

3º Associação de Judô Kussumoto

4º Dojô Otto Judô

5º Academia de Judô Randori/Guairacá

6º Associação Desportiva Judô Tonietto

7º Instituto Nintai do Brasil

8º Academia Hobby Sport S/C Ltda.

9º Associação Esportiva Juventus

10º Ass. Franc. Ensino Senhor Bom Jesus

Convocação oficial da FPrJ

Coordenação Técnica

Chefe de Delegação: professor Carlos André Gusso Kussumoto

Coordenador de Rendimento: professor Celso Takeshi Ogawa

Técnicos convocados

Professor Saimon Magalhães de Souza (sub 13)

Professor José Luiz Lemanczuk Junior (sub 15)

Professor Alan Leandro Vieira (sub 18)

Professor Tullius Dallagassa (sub 21)

Professor Diogo Guilherme Tonietto (sênior)

Makoto Yamanouchi, Roberto Nagahama, Kenji Ishida, Helder Faggion, Luiz Iwashita, Alexandre Amaro, Ney de Lucca Mecking, Paulo Mikoski, Reinaldo Francisco, Celso Ogawa e Washington Toshihiro Donomai

Técnicos convidados

Professores Washington Toshihiro Donomai, Fernando Felipe de Lima Santos, Simone de Conto, Waldemar Bertolin Neto, Pedro Felipe Braga Tonello, Sionara Fátima de Morais, Lucas Fernando Zevirikóski, Vanderlei Miguel Cardoso, Josmar Gouveia Couto e Bruno Henrique da Silva Tambosi.

Lista dos atletas convocados

SUB 13

André Marcos Lemos Pereira

Diego Gabriel Vieira da Rocha

Pedro Pinheiro da Silva

Murilo Santos Carneiro

Caio Isaias Costa Roberto

Rafael Francisco de Siqueira Filho

João Lucas Jacob Alves Lira

Gabriel Costa Roberto

Jeferson Rabitto de Souza

Luiz Otavio da Rosa dos Santos

Luan Eckel

Gustavo Benicio Zart Pacini

Francisco Camargo Ferreira

Rafael Carlos dos Santos

Bernardo Assef Seixas

Cesar Augusto do Carmo

Kawan Rafael Landmann Mariniuk

Maria Eduarda de Oliveira

Rafaella Fernandes Miranda

Luana Costa Queiroz

Nathaly Vitoria Pereira

Maria Julia Pontes Marins

Brenda Karolayne Carvalho The

Daniela Yumi Yokoyama

Nathally Severino dos Santos

Gabriel Coelho Gameiro

Karoline Moreira Sznicer

Geovana Narimatsu

Ana Carolina Mares da Costa

Nycolly Lais de Souza Carneiro

Isis Cambrussi

Izadora Gabrielly Moreira de Souza

Emanuela Rodrigues Ruas Lucas

Maria Fernanda da Rocha

Rebecca Ouriques Correa da Silva

Atletas perfilados na cerimônia de abertura

SUB 15

Felipe Cunha Regnier

Cauan Piovezan da Silva

João Pedro Karam Sovrani

André Matsuda Seidel

Francisco da Costa Ricardo Schier

Davi Yoichi Iranaga

Leonardo Costa Brancalhão

Julio Cesar de Azevedo da Silva

Victor Eduardo Kirian Carvalho

Gabriel Henrique dos Santos

Gustavo Vecchi Milano

André Martins Maia

Gustavo Yoshiaki Goya da Silveira

Willian Katsuo Fujita

Antonio Victor Gurgel Trentin

Hellenton Morais Rios

Kauã Moreira Ramos

Marcus Vinicius de Souza Quadros

Sofia Velazquez Fuchs

Marina Pedroso de Morais Marconi

Camile Tavares Farias

Beatriz Regina do Nascimento

Beatriz Pedroso de Morais Marconi

Lara Yukari Yamashiro Tanaka

Maria Eduarda Alves Ferreira

Raysa de Paula Niemiec

Luana Loreani de Almeida dos Santos

Nathalia Ribas Parodi

Maria Vitoria Ferreira Fogaça

Emilly Kauani da Rosa dos Santos

Gabriela Paixão Militão da Silva

Clara Elise Caminski da Silva

Maria Eduarda Viana Dias

Sophia Pazin Colchesqui

Andressa Silva Rouver

SUB 18

Davi Leonardo Silva Lemanczuk

Thales Henrique Bueno Alves

Pedro Henrique Fernandes

Joelson Vesentin Paes de Lima Júnior

Eduardo Eisenbach de Oliveira Fortes

Matheus Jorge

Eduardo Yoshiki Fujita

Joao Valdir Pereira Neto

Joao Victor Marés da Costa

Jose Ubirajara Luiz Parana Junior

Vinicius Miliatti Brancalhão

Jhonathan Elias Machado

Tiago Augusto Koswoski Mancini

João Vitor Pavesi Camelo

Bruno de Lucca Menon

Raisson Czelusniak

Leonardo Siqueira Massago de Mello

Raphael de Morais Veiga Leduc Ribeiro

Gustavo Eckstein Ferreira

Henrique Shinji Takii

Alisson Oliveira Damiao

Thales Paulo Franquetto da Silva

João Felipe Emanuel Apolinario

Leandro Cesar Lemes Anciuti Junior

Camila Akemi Kamoi Kay

Nicolle Alves de Souza Lima

Beatriz Silva de Souza

Laura Ayumi Soken

Ana Julia de Moura Cassita

Leticia Gabriela dos Santos Ponte

Maria Luiza Malaquias

Fabíola Campestrini Oganauskas

Maria Vitoria Castelari dos Santos

Byanca Ramalho Santana

Rainara Leozebio

Anna Luiza da Silva Santos

Emanoely Cerqueira Rabelo

Hevelyn Amado

Fernanda Brustolin Rigoni

Nayara Aparecida de Sene

Bianca de Mendonça Lopes Araújo

Melissa Maria Caleffi Zechini

Thifany da Silva Alves

Rafaella Ramos de Queiroz

Kethlyn Karine Rodrigues dos Santos

Evelyn Ayla de Oliveira Carvalho

O robô de led foi porta-bandeira da seletiva paranaense

SUB 21

Felipe Hideki Menezes Suemitsu

Thales Henrique Bueno Alves

Carlos Henrique Fagundes da Silveira

Gustavo Alexandre Dias

João Gabriel Darmieli Araujo

Braian Alves da Cruz

Herus Araujo Ditzel Neto

Caio Campos Murari Vieira

Thiago Maciel Guidette

Lucas Henrique Silva Lemanczuk

Vitor Albertino Cordeiro

Luiz Iuki Neto

Luiz Cherobim Neto

Gustavo Costa Brancalhão

Gustavo Bueno Antonioli

Vitor Hugo Leodoro Gravenhagen

Gustavo Eckstein Ferreira

Renato Queiroz Souza Moreira

Thales Paulo Franquetto da Silva

Eduardo Gouveia

Beatriz Silva de Souza

Ana Carolina Ferreira Perin

Ana Julia de Moura Cassita

Natasha Padilha Ferreira

Fabíola Campestrini Oganauskas

Victória Mara Chustak

Juliana Narimatsu

Vitória Vesentin Pereira

Maria Gabriela Zilio de Gouvêa

Beatriz Cardoso de Oliveira

Rainara Leozebio

Nayara Aparecida de Sene

Bruna Flores Bereza

Silvia Rubia de Andrade

Beatriz dos Reis Pimenta

Bianca de Mendonça Lopes Araújo

Milene Eduarda Hildebrande de Souza

Kethlyn Karine Rodrigues dos Santos

Gabriele Maroqui

Triciane da Costa da Silva

SÊNIOR

Leandro Georgete Alves

Braian Alves da Cruz

João Gabriel Darmieli Araujo

Jhonathan Elias Machado

Lucas Samuel Santos Benck

Guilherme Kauan Rodrigues Coelho

James Willian Xavier Camargo

Thiago Augusto e Silva de Carvalho

Vinicius Azevedo Marcondes

Lucas Campos Lessa

Jean Carlos Moreira

Lucas Biava Miquinioty

Jullyan Becker Ferreira

Francisco de Assis Alvarenga

Jorge Alex Pedroso Ruas

Victor Hugo Sedrez

Pedro Henrique Freire Assmann

Leonardo de Almeida Fraga

Robson Machado Vieira

Bruno Yoji Ogata

Rafael Marcon de Brito

Ana Carolina Ferreira Perin

Marilia Pilger

Suellen Senna

Viviane Ferreira

Jenifer Aparecida Kozikoski

Clarice Lopes Guimarães de Araújo

Vitória Vesentin Pereira

Lilian Larsem Kieling

Martineli Ramos de Lima

Andreia Cristine Becker

Bruna Flores Bereza

Thelma Regina Rossa

Silvia Rubia de Andrade

Jessica Gomes Davi do Carmo

Anny Caroline Avelino Ribeiro

Ana Carolina Galvão Marchiotto

Dara Catarina Hartmann

Gabriele Maroqui

Fernanda Caroline Galeriane Mazaia

Glaucieri Aparecida Fonseca

Luiz Iwashita e Alexandre Amaro

O robô jogando Bruno Ogata