SESI-SP inicia programa que inclui o judô na grade escolar

Comitiva japonesa e sensei Okada visitam atletas do Programa Treinamento Esportivo Judô, do SESI Bauru

Projeto-piloto, desenvolvido em parceria com o Instituto Kodokan do Brasil, atenderá 1.200 crianças em 2019, em escolas de Bauru, Cidade A.E. Carvalho e Cruzeiro

Judô nas Escolas
8 de abril de 2019
Por ANA CAROLINA FERREIRA/SESI BAURU I Fotos ANDRÉ BASQUES/SESI BAURU
Bauru – SP

Em cerimônia realizada no dia 14 de fevereiro, em Bauru, foi lançado oficialmente o Projeto Judô na Escola, parceria firmada entre SESI-SP e Instituto Kodokan do Brasil (IKB).

Sensei Okada orienta os professores

O principal objetivo do projeto, que começa de maneira pioneira em São Paulo, é introduzir o judô como disciplina na grade de estudos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Inicialmente a proposta pioneira abrange as escolas do SESI no Estado. Cerca de 1.200 alunos serão atendidos de imediato nas unidades de Bauru, Cidade A.E. Carvalho (na capital) e Cruzeiro. Espera-se que em até dois anos o programa seja incluído em toda a rede SESI-SP, que hoje soma 154 escolas, e posteriormente se estenda a outras redes de ensino.

O diretor do Centro de Atividades do SESI Bauru, Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, falou sobre a importância da filosofia do judô no processo de formação das crianças e adolescentes.

“A primeira coisa que o judô ensina é aprender a cair. Na vida a gente cai e tem de levantar com dignidade. Quem sabe cair não se machuca quando cai e levanta bem mais depressa. Queremos – por meio da filosofia, da história e da iniciação à atividade esportiva – desenvolver com as crianças valores como perseverança, respeito aos professores, paciência e resiliência.”

Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, diretor do Centro de Atividades do SESI Bauru

O diretor Clóvis Pereira e Roberto Mitio Harada, secretário geral do Instituto Kodokan do Brasil, assinaram um acordo de cooperação técnica. Harada também é sensei e foi o primeiro professor de judô do SESI e primeiro medalhista representando a instituição.

Após a cerimônia, o prefeito municipal de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, a secretária de Educação, Isabel Miziara, e o secretário de Esportes, Alexandre Zwicker, assumiram o compromisso de implantar, de maneira experimental, a metodologia em três escolas do município.

Autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de assinatura do convênio

Também participaram do evento de assinatura do convênio: Yoshiyuki Shimotsu; Uichiro Umakakeba; sensei Hirotaka Okada, representando o governo japonês; o especialista em esporte do SESI-SP, Rui David Marques; o diretor do SENAI Bauru, Ademir Redondo; o presidente do Instituto Kodokan do Brasil, Takanori Sekine; o assessor de comunicação do Instituto Kodokan do Brasil, Rafael de C. P. Borges; o secretário geral do Instituto Kodokan do Brasil, Roberto Mitio Harada; o presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitiz Puglia; o delegado regional da Federação Paulista de Judô, Argeu Maurício de Oliveira Neto; os vereadores de Bauru Benedito Roberto Meira, Marcos Antônio de Souza e Maria Helena Catini Campagnucci; o sensei Ademir Luiz de Souza Xavier; o sensei Artêmio Caetano Filho; o presidente do Clube Cultural Nipo-Brasileiro, Shozo Nakamine; o secretário de Educação de Agudos, Rafael Lima; o representante do prefeito de Borebi, Antônio Carlos Vaca; o ex-coordenador de Esporte do SESI Bauru, Antônio Hélio Botelho; o Arquiteto Cláudio Antônio Berriel Ricci, sócio da empresa Arquitetura Ricci e Higa; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda de Bauru, Aline Fogolin; o diretor do Departamento de Administração da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, Flávio Jun Kitazume; o diretor administrativo do Grupo Prevê, Gerson Trevizani Filho; o representante da FIESP e CIESP, Ricardo Coube; diretor da empresa Arquitetura Ricci e Higa, Luis Cosei Higa; o diretor do SEST/SENAT, Milton Yugi Yamada; o sensei Nerival Cervantes da Silva, professor de judô da Igreja Tenrikyo e os coronéis da PM SP Rogério Gago e Airton Martinez.

Sport for Tomorrow

A ação faz parte do Sport for Tomorrow (Esporte para o Amanhã), programa do governo japonês que visa a levar o esporte a mais de 10 milhões de pessoas em cerca de cem países até 2020, ano em que Tóquio vai sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão. No Brasil, as atividades são baseadas em memorando da área de educação física entre o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão e o Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte do Brasil, tendo em mente a sucessão dos Jogos Olímpicos do Rio para Tóquio. O objetivo do programa é promover o esporte com a atenção voltada ao aspecto da educação humana.

Em seu pronunciamento, Clóvis Cavenaghi expôs a importância desta iniciativa para as futuras gerações de estudantes do ensino fundamental

Workshop

Depois da cerimônia, o professor Hirotaka Okada, representante do governo do Japão, ministrou um workshop sobre a metodologia de ensino japonesa, destinado a professores que trabalham com crianças de 5 a 12 anos. O curso foi promovido pelo Instituto Kodokan do Brasil, em conjunto com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Okada é especialista em treinamento de judô, professor associado e técnico da equipe principal da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba (Japão) e professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), bicampeão mundial em 1987 e 1991 e árbitro FIJ A, ele veio ao Brasil para falar sobre a importância da introdução do judô nas escolas públicas e expor um sistema pedagógico que enfatiza aspectos motivacionais e prioriza a integridade física e psicológica dos jovens iniciantes.

Roberto Mitio Harada, secretário geral do Instituto Kodokan do Brasil, assina o acordo de cooperação técnica. Harada também é sensei e foi o primeiro professor de judô do SESI e primeiro medalhista representando a instituição

Jubileu de Ouro

A assinatura do acordo de cooperação técnica foi o primeiro evento oficial do aniversário do Centro de Atividades do SESI Bauru, que em 2019 completa 50 anos. Inaugurado em 25 de abril de 1969 (um mês antes do Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio), foi o segundo conjunto educacional e assistencial do SESI do interior de São Paulo – o primeiro foi o de Sorocaba, que iniciou suas atividades em janeiro do mesmo ano. O SESI Bauru abrange a cidade e outros 29 municípios em sua jurisdição, sendo referência nas áreas de educação e qualidade de vida – cultura, esporte, promoção à saúde e responsabilidade social. Os centros educacionais de Bauru, Agudos e Lençóis Paulista atuam no ensino fundamental e no médio. Desde 2018, o SESI Bauru também é sede de duas equipes de rendimento no Estado: judô e vôlei feminino.

Sensei Hirotaka Okada ministrou workshop sobre a metodologia de ensino japonesa, destinado a professores que trabalham com crianças de 5 a 12 anos

Comitiva japonesa e sensei Okada visitam atletas do Programa Rendimento Esportivo Judô, do SESI Bauru