Sob novo comando Sesi-SP Bauru mantém a tradição vitoriosa

Renan Torres vence o equatoriano Lenin Preciado na final dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

O judô de rendimento do Sesi-SP Bauru segue trilhando a trajetória de conquistas e títulos expressivos, agora sob a batuta de Omar Miquinioty Júnior

Judô Paulista
24 de fevereiro de 2020
Por MARCELO FERRAZOLI I Fotos BUDOPRESS, ASCOM/SESI e FIJ
São Paulo–SP

O judô do Sesi-SP Bauru, especialmente o de rendimento, sempre foi um celeiro de talentos e sinônimo de conquistas. Inúmeros títulos em campeonatos paulistas e brasileiros, além de medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos e sul-americanos e a formação de atletas para seleções brasileiras, sempre estiveram presentes no currículo na modalidade, que se iniciou em Cubatão, em 2009, e desde 2010 está sediada em Bauru. E foi justamente com a mentalidade e responsabilidade de manter essa tradição gloriosa e a formação de judocas de excelência que o sensei Omar Augusto Miquinioty Júnior assumiu o comando, em maio de 2019, do judô de rendimento do Sesi-SP Bauru.

Clóvis Cavenaghi cumprimenta Omar Miquinioty pela conquista do Campeonato Paulista sub 18 de 2019 realizado em Hortolândia

O novo comandante da elite do judô sesiano tem longa e vitoriosa trajetória no esporte em que começou aos 14 anos, na Associação Judô de Bastos, na qual permaneceu até os 17 sob os cuidados do sensei Uishiro Umakakeba. Acompanhando os pais, mudou-se para Araçatuba, onde treinou sob a supervisão do sensei Koji Kiwada, o Kodão.

“Fiquei em Araçatuba por dez anos, e nesse período tive minhas maiores conquistas como atleta. Fui bicampeão brasileiro e bicampeão paulista sub 21, duas vezes vice-campeão brasileiro e bicampeão paulista sênior, além de colecionar medalhas em campeonatos estaduais e nacionais. Também fui campeão dos Jogos Abertos do Interior durante sete anos e venci vários jogos regionais”, recorda Omar.

Parte da equipe sesiana no Ajinomoto Open 2019

Em 1987, Omar retornou a Bastos para trabalhar novamente com o sensei Umakakeba, sendo seu auxiliar por mais três anos, e, em 1990, ingressou no Sesi-SP, no qual começou como monitor de esportes e, posteriormente, tornou-se professor de judô e fez carreira na área de gestão como supervisor, coordenador e diretor.

A carreira de Omar no judô registra, ainda, experiências como técnico em Araçatuba, de 1996 a 2000, e como atleta máster, categoria na qual foi vice-campeão mundial, campeão sul-americano e conquistou diversos títulos brasileiros e paulistas.

Matheus Pereira mostrou a efetividade do seu judô no Cazaquistão

Agora à frente do judô de rendimento no Sesi-SP Bauru, e com o auxílio de Marco Antônio Dantas, que também chegou para compor a nova comissão técnica, Omar espera “dar a sua cara” aos métodos de trabalho.

“Quando entramos, o calendário já estava rodando, com o Campeonato Paulista em disputa. Vimos a estrutura de treinamento que já havia e demos continuidade. Fomos fazendo as nossas adaptações, estabelecendo o melhor relacionamento com os atletas e evoluindo ao longo do ano. Não perdemos atletas, especialmente duas referências, como o Renan Torres e o Michael Marcelino, que permaneceram conosco, apesar de terem recebido propostas para sair, e fizeram contrato de três anos. Isso cacifou nosso método de trabalho. Agora em 2020 é que vamos colocar a nossa cara”, enfatiza Omar.

Os professores Marco Antônio Dantas e Omar Miquinioty Júnior, no dojô do Sesi-SP Bauru

Bons resultados

Apesar de terem ingressado com a temporada passada já em andamento, Omar e Dantas conseguiram resultados expressivos, especialmente com o ligeiro Renan Torres, campeão pan-americano em Lima, no Peru, e os bronzes de Matheus Pereira (meio-leve) e Michael Marcelino (meio-leve) nos mundiais sub 18 e sub 21, respectivamente.

“Fomos campeões brasileiros, pan-americanos e paulistas e conseguimos bons resultados no rendimento durante 2019. A nossa base também está muito bem. Os atletas do nosso programa de treinamento esportivo, que é a categoria intermediária entre o rendimento e a iniciante, ganharam a Copa São Paulo Aspirantes e o Meeting Ajinomoto”, destaca Omar.

Matheus Pereira no pódio do Campeonato Mundial Juvenil no Cazaquistão 2019

Avaliação

O diretor do Sesi-SP Bauru, Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, avalia de forma bastante positiva o início de trabalho da nova gestão do judô de rendimento. “O judô teve seu desempenho e reconhecimento fortalecidos pelo Sesi-SP com a criação do polo de desenvolvimento em Bauru, sede atual da modalidade no Estado. Revistas especializadas já consideraram a nossa equipe de base a melhor do judô nacional. E, ao longo do tempo, conseguimos conquistar numerosos resultados expressivos, o que já se repetiu desde a chegada do sensei Omar. Trata-se de um profissional vencedor, com extrema experiência e currículo e trajetória invejáveis no esporte. Temos certeza de que ele desenvolverá um trabalho de excelência na modalidade, uma das marcas registradas do Sesi-SP”, ressalta o dirigente.

Renan Tavares comemora o ouro em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos

Nome importante

Antes da chegada dos senseis Omar Augusto Miquinioty Júnior e Marco Antônio Dantas, o judô de rendimento do Sesi-SP Bauru foi comandado pelo sensei Marinho Esteves durante quase dez anos, período bastante glorioso para a modalidade, com a conquista de centenas de medalhas e títulos.

Em âmbito nacional foram quase 400 medalhas somadas em competições como os estaduais, Copa São Paulo, brasileiros, Taça Brasil e seletivas nacionais. Os resultados foram igualmente excelentes nas disputas no exterior, nas quais o Sesi-SP obteve mais de 70 medalhas em campeonatos mundiais, circuitos mundiais, pan-americanos, sul-americanos, e jogos sul-americanos e mundiais escolares.

Duas das mais representativas conquistas ocorreram nos Jogos Sul-Americanos de 2018, quando Michael Marcelino faturou o ouro e Laislaine Rocha, a prata. Destaques também para o terceiro lugar geral no Grand Prix 2018 e os títulos pan-americanos de 2012 pelos judocas Hugo Moura Praxedes e Ellen de Oliveira Furtado, além de convocações de vários atletas para as seleções brasileiras de base.

Michael Marcelino no pódio do Campeonato Mundial sub 21 disputado em Marraquexe, no Marrocos em 2019

Resultados Temporada 2019

Renan Torres
Campeão Jogos Pan-americanos, Lima 2019
Caio Kenzo de Souza Kameo
9º no Meeting, vice na Copa São Paulo, 3º no Sul-Brasileiro, 3º no paulista e 9º na seletiva nacional
Ana Luiza Segalla Carvalho
3ª no Meeting, vice na Copa São Paulo e vice paulista
Guilherme Oliveira Cabral
3° na Copa São Paulo, 3° no Open Ajinomoto, 3° no Sul-Brasileiro, 2° no Paulista por faixa, 3° no Paulista, 4° no Meeting, 3° no Brasileiro, 3° na Taça Brasil, 7° colocado na Áustria e 5° seletiva nacional
Gabriel Soares de Souza
Campeão no Open Ajinomoto, vice no Paulista e 7° no Campeonato Brasileiro
João Pedro
3° na Copa São Paulo, 3° no Open Ajinomoto e 5° no Paulista
Marcos Santos
3º no Open Ajinomoto, campeão da seletiva nacional, campeão do Paulista por faixas
Heloísa Marcon
5ª na Copa São Paulo, 2ª no Open Ajinomoto, 3ª no paulista, 5ª na seletiva nacional
Lucas Antonelli
3° na Copa São Paulo, vice brasileiro regional, campeão do Open Ajinomoto e vice no Paulista
Giovanna Vitória Máximo Fontes
3ª na seletiva, campeã do Meeting, 3ª na Copa São Paulo, 2ª no Sul-Brasileiro, campeã paulista, campeã brasileira, 2ª na Taça Brasil e 3ª na European Cup Áustria.
Maria Paula Dias Lizardo
5ª na Copa São Paulo, vice no Open Ajinomoto, 3ª no Paulista e 5ª na seletiva nacional
Giovana Galkowski
1ª na seletiva nacional
Michael Marcelino
Campeão da Taça Brasil, campeão paulista sênior, vice-campeão do Troféu Brasil, 3° na European Cup Áustria, 3° no Pan-Americano e 3° no Campeonato Mundial
Laislaine Rocha
Campeã do Sul-Brasileiro, campeã da Copa São Paulo, campeã do Open, campeã da Taça Brasil , 3ª no campeonato paulista, campeã pan-americana, 5ª na Áustria e 5ª colocada na Alemanha
Maria Fernanda Dias Lizardo
3ª no Meeting
Jonathan Bauer Freitas
Vice da Copa São Paulo, vice do Brasileiro Regional, 3º colocado no Paulista, campeão do Open Ajinomoto e 3º colocado no Open Pan-Americano de Quito
Matheus Pereira
Campeão da Copa São Paulo, campeão do Open Ajinomoto, campeão paulista, campeão sul-brasileiro, campeão brasileiro, campeão do Meeting, 3° na Taça Brasil sub 21, 3° na Cadet European Cup Espanha, campeão máster na Bremen Cup, 3° na Cadet European Cup Berlim, vice-campeão pan-americano e 3° no Campeonato Mundial Juvenil
Gabriela Vitória Máximo Fontes
5ª na Copa São Paulo e vice paulista
Fábio Lescreck
Campeão paulista por faixas e 7° colocado na seletiva nacional
Thayna Chiodi
3ª na Copa São Paulo, 3ª no Open Ajinomoto, 2ª no Paulista e 5ª na seletiva nacional
Gabriel Tomazini
5° no Paulista sub 21 e 7° no Paulista sênior
Isabella Pauletto
7ª no Meeting, 3ª no Open Ajinomoto e 7ª no Paulista sub 21
Tainá Oliveira
3º lugar Copa São Paulo, 2º lugar no Open Ajinomoto, 7º lugar na Taça Brasil e 7º lugar seletiva nacional
Matheus Soares
7º no Paulista sub21
Phellype Santos
5° na Copa São Paulo, 7° no Paulista sub21 e 5° na seletiva nacional
Alan Nicolas
3° no Open Ajinomoto, 1° no Paulista, 3° na seletiva, 3° no Paulista Estudantil e 7° no Paulista sub 21
Wilgner Mendes
2° no Meeting, 3° na Copa São Paulo, 2° no Sul-Brasileiro, 2° no Open Ajinomoto, 3° no Campeonato Paulista Sênior, 5° no Campeonato Paulista sub 21 e 2° na seletiva
Abner Lunkes
3° lugar na Copa São Paulo e 3° lugar no Paulista Estudantil
Alessandro Magno Teixeira Imbrozio
Campeão do Meeting, 3º na Copa São Paulo, 5º no Open Ajinomoto e 2º no Paulista sub 18
Catarina Bárbara dos Santos Costa e Silva
7° lugar no Meeting, 5° na Copa São Paulo e 7° no Paulista

Tiago Camilo e Omar Miquinioty no curso de capacitação para professores e atletas de rendimento do Sesi

Convocações Temporada 2019

Caio Kenzo de Souza Kameo – sub 21
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro e treinamento em Pindamonhangaba (adesão)
Guilherme Oliveira Cabral – sub 21
Convocado da base para treinamento de campo sub 21 em Pindamonhangaba
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Convocação para estágio internacional em Bremen (Alemanha)
Convocação da base para treinamento internacional sênior em Pindamonhangaba
Adesão estágio internacional na Áustria
Convocação seleção paulista para o Brasileiro
Maria Paula Dias Lizardo – sub 18
Convocação treinamento de campo em Pindamonhangaba (adesão)
Convocação para o Meeting de base sub 18
Giovana Galkowski – sub 18
Treinamento de campo em Pindamonhangaba (adesão)
Maria Fernanda Dias Lizardo – sub 18
Convocação para o Sul-Brasileiro e treinamento de campo em Pindamonhangaba (adesão)
Ana Luiza Segalla Carvalho – sub 18
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Patrick Fernando Marcelino – sub 21
Convocação para meeting e treinamento de campo em Pindamonhangaba (adesão)
Lucas Antonelli – sub 18
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Alessandro Magno Teixeira Imbrozio – sub 18
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Convocação estágio internacional Bremen (Alemanha)
Convocação da base para treinamento internacional sênior em Pindamonhangaba
Catarina Bárbara dos Santos Costa e Silva – sub 21
Convocação treinamento em Pindamonhangaba (adesão)
Gabriel Soares de Souza – sub 21
Convocação Seleção Paulista para o Campeonato Brasileiro Sub-21
Gabriela Vitória Máximo Fontes – sênior
Treinamento internacional sênior (adesão)
Jonathan Bauer Freitas – sênior
Convocação para treinamento internacional sênior em Pindamonhangaba (adesão)
Convocação para aclimatação do campeonato mundial sênior no Japão
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Isabella Pauletto – sub 21
Convocação para o Meeting
Michael Vinicius de Oliveira Marcelino – sub 21
Convocação Mundial Júnior
Três convocações Circuito Mundial (Bremen, Berlim e Áustria)
Convocação sênior aberto da Austrália
Convocação sênior Montreal Grand Prix
Convocação Campeonato Pan-Americano sub 21
Renan Ferreira Torres – sub 21
Convocação Mundial Júnior
Três convocações Circuito Mundial
Convocação sênior Aberto da Austrália,
Convocação sênior Grand Slam Brasília,
Convocação Campeonato Pan-Americano sub 21
Convocação sênior Copa Pan-Americana Panamá
Convocação para os Jogos Pan-Americanos de Lima
Matheus Roberto Pereira – sub 18
Convocação para o Mundial sub 18
Quatro convocações Circuito Mundial
Convocação para o Campeonato Pan-Americano
Convocação para o Circuito Europeu Áustria e Berlim
Convocação para o treinamento de campo em Pindamonhangaba seleção principal
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Laislaine Rocha – sub 21
Três convocações Circuito Mundial (Bremen, Berlim e Áustria)
Convocação campeonato Pan-Americano sub 21
Convocação seleção paulista para o Sul-Brasileiro
Convocação para o treinamento de campo em Pindamonhangaba seleção principal
Giovanna Vitória Máximo Fontes – sub 21
Convocação para o Mundial sub 21
Três convocações Circuito Mundial (Bremen, Berlim e Áustria)
Convocação sênior Grand Slam Brasília.
Convocação seleção paulista para o Campeonato Brasileiro sub 21

O pódio do peso ligeiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019