Vinicius Figueira garante vaga na final do Campeonato Mundial

Depois de vencer os seis combates da fase classificatória o karateca londrinense comemorou a conquista da vaga na final

Vice-líder do ranking da WKF no 67kg, karateca londrinense vence seis lutas e garante vaga na final inédita que acontece neste sábado em Madri

Campeonato Mundial de Karatê Sênior 2018
9 de novembro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos PRESS/WKF
Madri – Espanha

O Brasil garantiu o primeiro representante em uma final do Mundial de Karatê Sênior que acontece em Madri, na Espanha. Nesta quarta-feira (07), primeiro dia de disputa, Vinicius Figueira venceu os seis combates da fase classificatória e garantiu vaga na decisão da categoria até 67kg contra o francês Steven Dacosta. A luta pelo ouro será realizada no próximo sábado.

Com um bronze no Mundial de 2014, Vinicius era um dos favoritos e fez valer o posto no ranking de sua categoria ao longo dos combates. Na estreia, apesar do sofrimento e das dificuldades impostas pelo belga Jess Rosielo, o brasileiro conseguiu avançar vencendo por 1 a 0. Depois, passou pelo polonês Milosz Sabiecki vencendo por 2 a 0.

Na terceira rodada, contra o húngaro Martial Tadisse, Figueira conseguiu fazer valer sua boa defesa para, com um chute na cabeça do adversário, confirmar o triunfo por 4 a 0. Nas oitavas de final, 2 a 1, de virada, contra o egípcio Ali Elsawy, número 7 do ranking mundial. Vinicius esteve atrás boa parte da luta, mas buscou a virada após um ponto em que os árbitros não tinham dado, mas o técnico Ricardo Aguiar conseguiu pela revisão de vídeo. Nas quartas de final, Abdel Almasafta, da Jordânia, atual campeão asiático, foi o adversário. Em embate equilibrado, Vinicius conseguiu se impor e venceu por 1 a 0.

Vice-líder do ranking da WKF, neste sábado Vinícius fará uma final inédita

Na semifinal a Vinicius conseguiu outra virada sensacional sobre o chileno Camilo Velozo. Após estar perdendo por 1 a 0, conseguiu um golpe na cabeça do rival, marcando três pontos. Depois, segurou o ímpeto do adversário para garantir um lugar na decisão contra o francês Steven Dacosta

“Estou feliz e com a sensação que deu tudo certo. Hoje de manhã acordei vi a chave e pensei, nossa, que chave difícil”, disse Vinicius.

“Nunca lutei contra o francês, mas eu o conheço muito bem, sei quais são as suas características. Será uma honra lutar contra o Steven, numa final de atletas com alto nível. Eu queria muito fazer uma final com ele e deu certo”, comentou o vice-líder do 67kg do ranking da WKF.

Quem não teve o mesmo sucesso que foi Valéria Kumizaki, atual vice-campeã mundial, que perdeu na primeira luta da categoria até 55kg para a sérvia Duma Dirmis, que após o 0x0 no placar, venceu na bandeirada. Na categoria até 75kg, Williams Quirino perdeu na primeira rodada, enquanto Stefani Lima venceu na estreia, mas caiu na segunda luta diante da jordaniana Assel Alnaimi.