Wrestling escolar: da base ao alto rendimento

O wrestling é uma modalidade que cresce cada dia mais no Brasil © CBDE

As categorias de base do Wrestling são exemplos para o fomento esportivo do esporte desde a idade escolar

Fonte Alexandra Alves / CBDE
15 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

As Olimpíadas de Tóquio foram um marco para a retomada dos campeonatos esportivos. Estar novamente em campo para quem é ou acompanha alguma modalidade é tão libertador quanto motivador. Essa motivação tem sido o motor da delegação brasileira formada pela CBDE que está em Belgrado participando do “ISF U15 WORLD SCHOOL SPORT GAMES 2021”, que é o novo Mundial Escolar Gymnasíade para atletas entre 13 e 15 anos.

O wrestling é uma das modalidades disputadas pelo Brasil quem têm expectativas de obter bons resultados o que, para o desporto escolar, significa uma evolução sem precedentes pois os atletas ficaram praticamente dois anos com os treinamentos suspensos e as atividades realizadas de maneira online. Independente do resultado o Brasil já faz parte da história da GymnasiadeU15.

Para a técnica da equipe escolar CBDE de wrestling, Rafaela da Luz, a modalidade tende a crescer, e muito, nas categorias de base. “Hoje, a grande maioria dos técnicos do wrestling vieram de outras lutas, como o judô e jiu-jitsu, assim como seus atletas. O movimento que percebemos é que atletas de gerações anteriores que estão próximos de sua formação universitária são os profissionais que desenvolverão a modalidade. Nós, que somos professores, percebemos que cada vez mais outros colegas nas escolas têm tentado incluir o wrestling como uma das modalidades dos currículos escolares. Quando tivermos isso consolidado, com certeza haverá uma avalanche de atletas de alto rendimento vindos do escolar.”

Um exemplo da base para o alto rendimento vem da família Pimenta, que, no novo Mundial Escolar Gymnasíade U15, está representada pela caçula da família, a atleta escolar Giovana Pimenta, de 14 anos de idade. Giovana é irmã da judoca Larissa Pimenta, de 22 anos, que esteve na Olimpíada de Tóquio na categoria até 55kg.

Outra irmã Pimenta de destaque é Letícia. Atleta do Wrestling, ela é uma das promessas de medalhas para o Brasil no próximo ciclo olímpico.  Entre suas principais conquistas estão o bicampeonato sul-americano, os Jogos Escolares Brasileiro e o terceiro lugar no Pan-Americano.

A caçula da família Giovana diz que a família é sua maior inspiração e também comenta sobre a realização de um sonho que se torna realidade ao participar de seu primeiro mundial representando o Brasil. “Estou muito feliz pela oportunidade que a CBDE me deu em participar deste mundial. A minha família é minha maior incentivadora e amamos a luta. Espero continuar treinando e poder cada vez mais representar o meu país e estar numa Olimpíada assim como as minhas irmãs”, disse Giovana.

A estreia da equipe brasileira do Wrestling no ISF U15 WORLD SCHOOL SPORT GAMES 2021 aconteceu nessa terça-feira (14) na categoria greco-romano.