Associação Internacional de Boxe cria novas categorias e concebe um grupo maior de boxeadores

As mudanças visam a aumentar a segurança dos boxeadores © Getty Images

Segundo a AIBA, as mudanças foram feitas visando a maior segurança dos boxeadores, garantindo um controle de peso mais fácil e a luta igual

Por Mike Rowbottom / Inside the Games
6 de julho de 2021

O Conselho de Administração da Associação Internacional de Boxe (AIBA) votou para aumentar o número de categorias de peso masculino de 10 para 13 e feminino de 10 para 12. Em uma ação sinalizada pelo presidente Umar Kremlev em sua apresentação à imprensa em Lausanne, em 28 de junho, a proposta foi apresentada pelo secretário-geral da AIBA, István Kovács, durante seu relatório ao Conselho.

Kovács enfatizou que a AIBA havia realizado uma ampla consulta às partes interessadas no boxe masculino e feminino antes de discutir e chegar a um acordo sobre as novas classes de peso durante a reunião do Conselho. “Acreditamos que esta etapa permitirá que um grupo maior de boxeadores participe nas respectivas categorias de peso, onde se sentem mais fortes e confortáveis”, disse Kovács.

Segundo ele, foram coletadas propostas das federações nacionais e dos comitês da AIBA como um modo de ouvir todas as vozes envolvidas e gerar inovação para ajudar o boxe a se desenvolver “da base à elite.”

A AIBA adicionou três novas categorias de peso masculinos e duas novas categorias femininas às competições a partir de 1º de agosto © Getty Images

O limite superior do peso mínimo masculino foi reduzido de 49kg para 48kg e a categoria superpesado parte de 92kg e não tem limites. O limite superior do peso mínimo para as mulheres permanece o mesmo, em 48kg, e a classe de peso pesado permanece a mesma acima de 81kg.

As mudanças foram feitas visando uma maior segurança dos boxeadores, garantindo um controle de peso mais fácil e luta igual, segundo a AIBA. Para os homens, o peso mínimo agora constitui 46kg a 48kg, e os outros 12 limites de peso são 51kg, 54kg, 57kg, 60kg, 63,5kg, 67kg, 71kg, 75kg, 80kg, 86kg, 92kg e a classe superpesado. Na competição feminina as classes são 48kg, 50kg, 52kg, 54kg, 57kg, 60kg, 63kg, 66kg, 70kg, 75kg, 81kg, e a divisão de peso pesado acima de 81kg.

Kremlev, ainda, acrescenta: “Estamos implementando esta mudança crucial agora, enquanto a reforma generalizada de toda a estrutura de competição da AIBA está em andamento. Eu realmente acredito que devemos oferecer mais oportunidades aos nossos atletas; as novas divisões irão encorajar mais pessoas de vários países a praticar o boxe e permitir que mais nações ganhem medalhas. Quanto mais medalhas tivermos, mais os governos prestarão atenção ao nosso esporte e o financiarão em todo o mundo.”